Arquivos mensais: março 2016

Cerveja Baden Baden Chocolate

BADEN BADEN CHOCOLATE

Baden Baden Chocolate

Olá amigos cervejeiros, tudo bem com vocês???

Antes de tudo gostaria de me desculpar com quem gosta de freqüentar esse blog, desde o dia 14 de Março o blog não tem novidades. Não, não foi motivo de doença, más noticias ou desleixo e falta de vontade de escrever no blog de quem vos escreve, muito pelo contrário. Nesses últimos dias surgiram noticias muito boas para esse que vos escreve em relação a minha profissão, e foi muito difícil conciliar a minha mudança profissional com minha paixão que é escrever esse blog. Agradeço aos amigos pela paciência e quero o mais rápido possível regularizar meus posts nesse blog que tanto amo.

Mas vamos parar de falar de mim, e vamos falar do que gostamos, do que amamos que é cerveja!!! E por feliz coincidência, vamos falar de cerveja (lógico!!) e da guloseima que será muito apreciada no dia de amanhã: domingo de Páscoa é dia de muito chocolate, de ovos de Páscoa, e por que não de cerveja com chocolate??? Essa é a proposta da Baden Baden (cervejaria já conhecida de quem acessa esse blog) de Campos do Jordão – SP com sua Baden Baden Chocolate.

Essa cerveja tipo Ale, com graduação alcoólica de 6,0%,vendida em garrafas de 600 ml, é uma edição especial com aroma e sabor diferente de qualquer cerveja que eu tomei. Começando ao abrir a garrafa e colocar a cerveja no copo, senti um aroma bem intenso ora chocolate, ora baunilha, dois componentes da formulação da cerveja, juntamente com levedura, malte de cevada e malte de trigo.

BADEN BADEN

Foto da Cervejaria Baden Baden, Campos do Jordão – SP

Cerveja de cor mogno e espuma cor bege cremosa, porém em ambos os casos mais suaves que uma cerveja Stout, por exemplo. Sabor forte e gostoso de chocolate, juntamente com um leve amargor característico do lúpulo, com uma sensação no final do gole seca.

Essa cerveja me surpreendeu positivamente. Segundo o site da cervejaria (www.badenbaden.com.br) a Baden Baden Chocolate acompanha muito bem com sobremesas de chocolate. Imagine então acompanhar seu ovo de Páscoa com essa bela cerveja??Facilmente encontrada em boas padarias e supermercados. Já saboreou a Baden Baden Chocolate?? Gostou dela?? Não gostou dela?? Deixa sua opinião sobre ela aqui no blog ou em nosso e-mail: bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br. Suas dúvidas, criticas e sugestões serão sempre bem vindas em nosso blog.

Um forte abraço a todos os amigos cervejeiros!! Boas cervejas!! Cheers!!

Onde encontrei:

Hipermercado Sonda

Valor: R$ 15,81

Cerveja Baden Baden Golden

BADEN BADEN GOLDEN

Cerveja Baden Baden Golden

Olá amigos cervejeiros, tudo bem com vocês??

Hoje voltamos a falar de uma das mais respeitadas cervejarias do Brasil, a Baden Baden da cidade de Campos do Jordão – SP.  Se antes nós falamos da bela Baden Baden IPA, e da Baden Baden Weiss, hoje voltamos a falar de uma cerveja de trigo, mas com inclusão de extrato de frutas vermelhas e canela: conheça a Baden Baden Golden.

Como falamos em posts anteriores sobre a Baden Baden, seu nome surgiu devido ao restaurante Baden Baden, fundado em 1985, também em Campos de Jordão, por José Vasconcelos, um dos quatro fundadores da cervejaria. E em 2007, a Baden Baden foi adquirida pela Schincariol, e hoje faz parte da linha de produtos da Brasil Kirin. Mesmo hoje em dia fazendo parte de um grande conglomerado cervejeiro, a marca não perdeu qualidade e é referencia de cerveja de qualidade no Brasil.

BADEN BADEN

Fabrica da Baden Baden, Campos do Jordão – SP

Essa cerveja tipo ale, de alta fermentação, vendidas em garrafas de 600 ml, tem graduação alcoólica de 4,5%, semelhante às tradicionais cervejas de trigo do mercado, sua coloração faz jus ao nome, um belíssimo dourado. Ao colocar a cerveja no copo, sente-se um aroma gostoso de canela e na boca o sabor de canela é sentido, mas sem se sobressair ao sabor do trigo da cerveja, deixando ela com um adorável sabor diferenciado. Mesmo contendo extrato de frutas vermelhas na receita, o sabor delas não é sentido na boca. Espuma cremosa de cor branca, igual às tradicionais Weiss do mercado, que deixa sua marca no copo até o seu final. Presença do lúpulo é quase inexistente nessa cerveja, a mesma tem um sabor bem adocicado, porém refrescante em dias mais quentes.

Cerveja que harmoniza com frutos do mar e principalmente com sobremesas à base de frutas, e alguns tipos de queijo como o Gruyere ou Gouda.

Encontrada facilmente em supermercados e bares. Já experimentou a Baden Baden Golden?? Gostou?? Não gostou?? Fala pra gente aqui no post, ou se quiser, mande um e-mail parabebacomagente@blogmundodacerveja.com.br, abraços e boas cervejas a todos, até mais!!!

Onde encontrei:

Hipermercados Sonda

Valor: R$ 13,90

Cerveja Mediterrânea Missouri

MEDITERRANEA MISSOURI (1)

Cerveja Mediterrânea Missouri

Olá amigos cervejeiros, tudo bem com vocês??

Hoje iremos falar novamente de uma cervejaria bastante inovadora, falaremos da Cervejaria Mediterrânea da cidade de Estiva Gerbi – SP, que já apareceu aqui no blog com seu estilo peculiar de produzir cervejas, que é a utilização de folhas de oliva na composição de todos os rótulos da cervejaria. Antes falamos da Mediterrânea Kentucky, do estilo Scottish Heavy, e também da Mediterrânea Luisiana, uma bela Dry Stout, hoje falaremos de uma Northern English Brown Ale, a Mediterrânea Missouri.

Outro detalhe interessante da Cervejaria Mediterrânea, é a homenagem que ela presta à cultura de inovação da escola cervejeira desse país, batizando todas as suas cervejas com nomes de estados americanos. Sua linha de cervejas atualmente conta com seis rótulos: a Missouri que falaremos hoje, Luisiana e Kentucky que já falamos anteriormente, além das cervejas Mississippi, Iowa e Hawaii que falaremos futuramente.

O estilo Brown Ale como o nome diz é uma cerveja de cor mais escura, que vai do marrom avermelhado (caso dessa cerveja) até o castanho escuro, o Ale do nome refere-se ao estilo de fermentação da cerveja, a famosa cerveja de alta fermentação, com boa presença de lúpulo que deixa um bom amargor.

MEDITERRANEA MISSOURI (2)

Detalhes de sua espuma branca abundante.

Vendidas em garrafas de 300 ml e com 4,86% de graduação alcoólica, ela é uma cerveja com uma bela cor marrom avermelhada turva, sua espuma, coisa que eu vejo como marca registrada da Cervejaria Mediterrânea é muito abundante, sinceramente nunca vi uma cerveja ter tanta espuma como elas com excelente duração, não fica apenas uma delicada película de espuma no final do copo, fica uma faixa fina de espuma até o final do copo, seu aroma sente-se o lúpulo que é utilizado, cereais, pelo malte utilizado, sem contar que no início com a cerveja um pouco mais gelada, sente-se o aroma das folhas de oliva de forma mais sutil, e no final do copo, com a cerveja um pouco menos gelada, sente um agradável aroma de mel. Seu sabor acompanha o aroma, com o amargor da sinergia que há entre o lúpulo utilizado e as folhas de oliva muito agradável, uma cerveja encorpada, saborosa, com um final de gole seco que pede outro gole o mais rápido possível.

Cerveja que harmoniza bem com carnes e queijos. Novamente, fomos surpreendidos positivamente com a Cerveja Mediterrânea. A Mediterrânea Missouri é uma cerveja com ótima drinkability (que é o nome que se dá a facilidade em beber) e não vemos a hora de abrir a próxima garrafa.

Conforme nós comentamos nas primeiras postagens sobre a Cerveja Mediterranea, se você que está lendo essa postagem e se interessar em saborear essa cerveja acesse o site (www.cervejamediterranea.com), eles entregam para todo o Brasil, se você mora em São Paulo, pode encontrá-la no Emporio Alto de Pinheiros, referencia cervejeira em São Paulo. E se já experimentou e quer fazer um comentário, uma crítica ou uma sugestão, fique a vontade, tanto aqui na página quanto no nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br. Boas cervejas a todos. Cheers!!!

Cerveja Wäls Session IPA Citra

wals citra 01

Cerveja Wäls Session IPA Citra

Olá amigos cervejeiros, tudo bem com vocês?

Surpreendente é a palavra que resume a cerveja e a cervejaria que falaremos hoje. A cerveja de hoje é a Wäls Session Citra, produzida pela Cervejaria Wäls, de Belo Horizonte – MG, que foi fundada em 29 de Novembro de 1999 pela Família Pedras Carneiro, e tem como fonte de inspiração para suas cervejas as escolas cervejeiras americana, belga e tcheca. No caso da cerveja de hoje, a inspiração veio forte com a escola cervejeira americana.

Durante os primeiros anos de existência da cervejaria, seu foco era produzir cervejas do estilo Pilsen. Isso durou até 2008, após um longo período de estudos e investimentos, foi lançada a linha de cervejas especiais da Wäls, com inspiração nas escolas cervejeiras belga e tcheca. Além da cerveja que falaremos hoje, a Session Citra, a Wäls produz mais de 10 estilos diferentes. E além disso, a Wäls é pioneira no Brasil na técnica de cervejas refermentadas e outros processos produtivos, por exemplo o método champenoise, que é a técnica de se fazer cerveja ao estilo de champagne, e pouquíssimas cervejarias no mundo detém essa técnica.

Todo esse esforço, investimento e criatividade resultaram em premiações no Brasil, no continente e no mundo. Em 2012, a Wäls recebeu o título de melhor cervejaria da América do Sul. Já em 2013 a Wäls foi premiada com o título de “Cerveja do Ano” com o rótulo Wäls Bohemia Pilsen com a maior nota dentre os 500 rótulos julgados no maior concurso nacional de cervejas. E em 2014 houve a consagração com as medalhas de ouro e prata na Copa do Mundo da Cerveja em Denver – EUA com os rótulos Wäls Dubbel e Wäls Quadruppel. Foi a primeira vez na história que uma cervejaria nacional conquistava medalhas de ouro e prata nesse concurso.

O estilo Session IPA já tinha feito sua visita aqui no blog com a sensacional Refrescadô de Safadeza da Cervejaria Urbana, lá falamos que o estilo Session foi criado para consumir em maiores quantidades, mas sem perder a qualidade. Se a Refrescadô de Safadeza tinha apenas 4,5% de graduação alcoólica, a Wäls Session Citra tem uma quantidade de álcool ainda menor, apenas 3,9% de graduação alcoolica. Mas, o que tem de menos em álcool, tem muito em aroma, sabor e refrescância.

wals citra 02

Detalhes de seu rótulo muito bonito e informativo.

Vendidas em garrafas de 600 ml, a primeira grata surpresa é o seu belo rótulo, bastante informativo, e sua coloração. Eu estou sempre à caça de vários tipos de cerveja, e confesso que sua coloração nunca tinha visto. Um cobre mais puxado para o marrom, pra resumir, sua cor lembra a cor de um guaraná um pouco mais escuro. Espuma branca de com boa formação e ótima duração, ficou uma película de espuma até o final do copo. Produzida com o lúpulo norte americano Citra, ela tem um aroma muito bom, uma cerveja bem perfumada, esse aroma às vezes lembrando maracujá, às vezes lembrando mel de uma forma mais sutil. E no sabor, sente-se também o lúpulo com boa dose de amargor, não tanto quanto uma IPA tradicional (essa cerveja tem 30 IBU) além do lúpulo em sua receita vai também os maltes Pilsen, Pale Ale e Carafa.

Segundo o site da cervejaria (www.wals.com.br) a Wäls Session Citra combina bem com petiscos, frutos do mar e churrasco.

Se você já degustou essa cerveja, conta pra gente o que achou dela. Ou se você tem uma dúvida, crítica ou sugestão pode mandar aqui mesmo no blog ou no nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br

Forte abraço a todos!! Boas cervejas!!

Onde encontrei:

Rock’n Beer

Valor: R$ 30,20

Cerveja Leffe Brune

leffe 01

Cerveja Leffe Brune

Olá amigos cervejeiros, tudo bem com vocês??

Hoje voltamos a falar da cerveja tipo abadia mais vendida do mundo. Sim, falaremos da Cerveja Leffe, que já passou no nosso blog com sua versão mais famosa, a Leffe Blonde. E se a gente fala da loira, vamos falar da morena também!!! Hoje é a vez da Cerveja Leffe Brune.

A história da Abadia de Leffe foi contada no post da Leffe Blonde, é produzido cerveja nessa abadia desde 1240. Hoje em dia, ela pertence a carta de cervejas especiais da AMBEV. Vendidas em garrafas de 330 ml, e com bons 6,5% de graduação alcoólica, é uma cerveja bastante encorpada, bom acompanhamento para dias não tão quentes.

leffe 02

Bela espuma cor bege.

Quando servi a cerveja na taça, já senti seu aroma bastante frutado, bem ao estilo das cervejas da escola belga, mas, com o tempo e a cerveja vai esquentando, esse aroma começa a liberar um aroma mais próximo ao café. Cerveja de cor marrom bem avermelhado, quase que um cobre. Boa quantidade de espuma de cor bege que vai se dissipando até formar uma película bege até o final da taça. Cerveja de sabor frutado, igual ao seu aroma, intenso, de início com um amargor moderado, delicado até e no final do gole ela fica um pouco mais adocicada. Outra coisa interessante foi que no final da taça seu paladar fica mais licoroso, e percebe-se a presença dos 6,5 % de graduação alcoólica.Como foi comentado no post da Leffe Blonde, uma cerveja complexa, mas não difícil de beber, muito pelo contrário, uma ótima cerveja para beber com bastante calma, com tempo para poder explorar seus aromas e sabores que com o passar do tempo vai se revelando, se descobrindo.

Uma cerveja que combina bem com pratos mais condimentados e agridoces. Encontrada em supermercados, bares, lojas especializadas em cervejas especiais e em lojas virtuais especializadas em boas cervejas, como a www.emporiodacerveja.com.br. Já saboreou a Leffe Brune?? Gostou dela?? Não gostou dela?? Deixa sua opinião sobre ela aqui no blog ou em nosso e-mail: bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br. Suas dúvidas, criticas e sugestões serão sempre bem vindas em nosso blog.

Um forte abraço a todos os amigos cervejeiros!! Boas cervejas!! Cheers!!

 

Onde encontrei:

Extra

Valor: R$ 10,50

Cerveja Göttlich Divina!

GÖTTLICH DIVINA WEISS (1)

Cerveja Göttlich Divina!

Olá amigos cervejeiros!!! Tudo bem com vocês???

Divina! Essa é a definição da cerveja que falaremos hoje. Quem acompanha nosso blog sabe que não temos preconceito nenhum em falar sobre estilos de cerveja. Mas, confessamos que temos uma quedinha pelo estilo Weiss, a maravilhosa cerveja de trigo alemã.

Nesse blog já passaram outras cervejas Weiss. Tradicionais como a Weihenstephaner e a Baden Baden Weiss, com o malte tostado, caso da Paulaner Hefe-Weissbier Dunkel, com inclusão de mel de laranjeira, caso da Colorado Appia, e com gengibre, caso da espetacular Barco Thai Weiss. Hoje, novamente falaremos de uma Weiss, só que agora com sementes de guaraná em sua receita: a Göttlich Divina Weiss.

GÖTTLICH DIVINA WEISS (2)

Detalhes laterais do rótulo.

Projeto elaborado pelo cervejeiro Leonardo Botto (pra quem assistiu aquela série da GloboSat HD “Cervejantes”, ele é o juiz do programa) e produzida pela Cervejaria OPA Bier de Joinville – SC, a Göttlich Divina Weiss é uma belíssima cerveja produzida com sementes de guaraná da Amazônia e leveduras bávaras de Weihensthepan, a cervejaria mais antiga do mundo, já conhecida aqui no blog, lá no primeiro post do blog sobre a Weihenstephaner.

Vendidas em garrafas de 600 ml, com 5,8% de graduação alcoólica, a Göttlich Divina Weiss é uma belíssima cerveja de cor alaranjada menos turva que as Weiss tradicionais, seu aroma, de ínicio notava a presença do guaraná, mas no final do copo percebia mais os aromas frutados, tradicionais de uma Weiss, cravo e banana. Espuma branca abundante no início, mas que se dissipou rápida e completamente. No sabor o guaraná não sumiu no final do copo como o aroma, seu sabor é bem presente, sendo mais adocicado no início do gole, mas com mais amargor no final do gole. Nota-se o álcool em cada gole que eu dava. Bastante refrescante e fácil de beber, ou seja, uma cerveja com excelente drinkability.

GÖTTLICH DIVINA WEISS (3)

Espuma branca e abundante que se dissipou rapidamente.

Cerveja que ganhou medalha no Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau em 2013 harmoniza bem com saladas, frutos do mar e omeletes.

Encontrada em supermercados, bares, lojas especializadas em cervejas especiais e em lojas virtuais especializadas em boas cervejas. Já saboreou a Göttlich Divina Weiss?? Gostou dela?? Não gostou dela?? Deixa sua opinião sobre ela aqui no blog ou em nosso e-mail: bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br. Suas dúvidas, criticas e sugestões serão sempre bem vindas em nosso blog.

Um forte abraço a todos os amigos cervejeiros!! Boas cervejas!! Cheers!!

 

Onde encontrei:

Extra

Valor: R$ 16,50