Arquivos mensais: maio 2016

Lançamento da Cerveja Votus Nº 002 na Loja Mais Uma Dose em Santo André – SP

Boa Noite galera cervejeira! Tudo bem com vocês???

Quem estiver em São Paulo, Região do ABC e não ter nenhum programa para o próximo sábado 04/06, faço um convite para um evento muito legal na Loja Mais Uma Dose de Santo André – SP, o lançamento da Cerveja Votus Nº 002 da Cervejaria Votus de Diadema – SP, uma bela cerveja do estilo Belgian Tripel. Terá tanto a versão em garrafa quanto em chope. E para acompanhar, muita comida boa da galera do Food Truck The Ribs.

A loja Mais Uma Dose fica na Rua Dr. Eduardo Monteiro, 158 (Próximo à Avenida Portugal) Centro de Santo André – SP. VÊM!! Serão muito bem vindos!!!

Forte abraço à toda galera cervejeira. Cheers!

Cerveja AC/DC

Cerveja AC/DC

Olá galera cervejeira, tudo bem com vocês??

Hoje o papo vai além de cervejas, vamos falar de cerveja e música. Mais precisamente bandas de rock. E o que tem a ver uma coisa com a outra?? Muita coisa. Nada melhor que ouvir um disco, CD, arquivo de áudio ou qualquer outra coisa que remete ao seu artista favorito bebendo uma boa cerveja e vice versa. Além disso, muitas bandas de rock estão colocando seu nome em rótulos de cervejas, sejam bandas nacionais como Skank, Raimundos, Ratos de Porão, Sepultura, sejam bandas gringas  como Mötorhead, Iron Maiden e a cerveja que falaremos hoje: a Cerveja AC/DC German Beer.

AC/DC: uma das maiores e bem sucedidas bandas de rock de todos os tempos.

Banda australiana formada em 1973 pelos irmãos Angus e Malcolm Young considerada uma das maiores e bem sucedidas bandas de rock de todos os tempos, vendendo mais de 200 milhões de cópias no mundo todo. Donos de um estilo de som com muita energia e vibração, têm quem ame, têm quem odeie, falando que é uma banda de um estilo só. Mas não vamos falar das qualidades da banda e sim de sua cerveja.

Espuma branca abundante e com ótima duração.

Fabricada pela Karlsberg Brauerei da cidade de Homburg – Alemanha, e vendidas em belíssimas latas de 568 ml com 5,0% de graduação alcoólica, a Cerveja AC/DC  é uma autentica German Pilsner, ou seja, só água, malte, lúpulo e levedura, do jeito que a Reihenitsgebot de 1516 manda. Cerveja de cor dourada cristalina com uma rica espuma de cor branca com quantidade e duração maior que nas nossas cervejas mais populares. Seu aroma é mais puxado para o lúpulo, um pouco mais herbal, e seu sabor é bem diferente de nossas cervejas puxando para um amargor mais pronunciado e esse amargor aumenta ainda mais no final do gole deixando ele mais seco. Mesmo com esse amargor mais pronunciado em relação às cervejas que estamos acostumados a encontrar no mercado, ela é uma cerveja com ótima drinkability, fácil de beber. Cerveja não tão encorpada, mais leve e refrescante.

Linda lata de 568 ml 

Cerveja que combina muito bem com porção de frios, pizza de mussarela, saladas e frutos do mar, ela é encontrada em distribuidoras de bebidas, lojas especializadas em cervejas tanto físicas quanto on-line. Se você já experimentou a Cerveja AC/DC, me fala o que achou dela, se gostou ou se não gostou. Criticas, dúvidas, sugestões são sempre bem vindas tanto aqui no blog quanto no nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br.

Forte abraço a todos, boa semana com boas cervejas!! Cheers!!

 

Onde encontrei:

Imigrantes Bebidas (www.imigrantesbebidas.com.br)

Valor: R$ 12,99

Cerveja Container Black Sheep

Cerveja Container Black Sheep

Olá amigos cervejeiros, tudo bem com vocês??

Hoje é dia de cervejaria nova aqui no blog, e vamos falar logo de cara com a cerveja “Ovelha Negra” da família. Falaremos da Cervejaria Container de Blumenau – SC, e sua cerveja a Container Black Sheep, uma ótima cerveja do estilo Dry Stout.

Se analisarmos, a própria Cervejaria Container é uma “ovelha negra” (no bom sentido da palavra) da região, pois a Cervejaria Container , que foi criada em 2012 segundo seu site (www.cervejariacontainer.com.br) “tem a proposta de ser uma cervejaria do estilo inglês numa região rodeada de cervejarias do estilo alemão”.

E porque chamei a Container Black Sheep de “ovelha negra” da família de cervejas da Cervejaria Container? Simplesmente pelo nome de sua cerveja, pois da tradução do inglês “Black Sheep” significa ovelha negra em português. Uma homenagem da Cervejaria Container a cidade de Skipton, famosa por suas cervejas e suas ovelhas, tendo uma em seu belo rótulo.

Detalhes de sua belíssima e farta espuma bege clara.

A Cerveja Container Black Sheep, vendida em garrafas de 500 ml, como outras cervejas do estilo Dry Stout  que já pasou aqui no blog nos posts da Colorado Demoiselle, Cerveja Guinness e Amazon Beer Stout Açaí, é uma cerveja de cor bem escura, quase negra, opaca, com uma excelente formação de espuma cor bege clara, uma espuma densa, que vai diminuindo até ficar uma leve película até o final do copo. Sua graduação alcoólica é de apenas 4,2%, geralmente as cervejas estilo Dry Stout tem uma graduação alcoólica baixa. Seu aroma é em quase totalidade proeminente do malte torrado, com uma boa lembrança de café e chocolate amargo, e algo que é normal do estilo, não se nota aromas do lúpulo utilizado. Sabor que acompanha o aroma, e nesse quesito o lúpulo aparece com seu amargor juntamente com o sabor torrado do malte, lembrando um café sem açúcar, uma cerveja bastante saborosa, com paladar cremoso e final do gole mais seco, pedindo um novo gole o mais breve possível.

Parte de trás do seu belo rótulo.

A cerveja Container Black Sheep, como uma bela Dry Stout, geralmente harmoniza bem com sobremesas a base de chocolate ou um bom Cheese Cake. Eu a encontrei no site www.centraldacerveja.com.br e resolvi saboreá-la e não me arrependi. Se você já experimentou a Cerveja Container Black Sheep, me fala o que achou dela, se gostou ou se não gostou. Criticas, dúvidas, sugestões são sempre bem vindas tanto aqui no blog quanto no nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br.

Forte abraço a todos, boa semana com boas cervejas!! Cheers!!

Onde encontrei:

Central da Cerveja (www.centraldacerveja.com.br)

Valor: R$ 19,19

Cerveja Blumenau Capivara Double IPA

Cerveja Blumenau Capivara Double IPA

Olá amigos cervejeiros, tudo bem com vocês??

Hoje vamos falar de uma mais uma cervejaria que está incrustada numa região que tem por excelência ótimas cervejarias, o nome dela já diz tudo: Cervejaria Blumenau, e a cerveja que falaremos presta uma homenagem a essa bela cidade em seu nome: a Cerveja Blumenau Capivara Double IPA.

E qual é essa homenagem? A capivara é um dos símbolos da cidade de Blumenau – SC, segundo seu rótulo “ele é um mamífero roedor que é encontrado nas encostas do Rio Itajai Açú, que corta todo o município. Por gostar de viver em bando são facilmente avistadas famílias inteiras em pleno centro da cidade”. A cervejaria tem um site que está em construção (www.cervejablumenau.com.br).

Cervejaria bastante jovem, fundada em 2015, ela desde “recém-nascida” já anda surpreendendo e faturando prêmios nacionais e internacionais com suas belas criações. A Cervejaria Blumenau é uma cervejaria cigana, já foi comentado no blog sobre as cervejarias ciganas. São cervejarias que no seu início criam suas receitas da forma mais tradicional possível, na panela mesmo, e depois elas manda sua receita para outra cervejaria produzir em quantidades maiores. No caso da Cervejaria Blumenau, suas cervejas são produzidas pela Cervejaria Blauer Berg, no município vizinho de Timbó – SC.

Linda e abundante espuma branca.

Bem amigo leitor do blog, se você está imaginando amargor nessa cerveja, acertou! Se uma IPA é uma cerveja com bastante amargor, uma Double IPA então é bem mais amarga. Mas, ela só oferece amargor?? Não, com certeza não, ela tem muito mais a oferecer. O estilo também é conhecido como Imperial IPA, essas nomenclaturas servem para avisar o amigo bebedor que nessas cervejas você vai encontrar mais lúpulo, mais aroma, mais sabor e mais amargor que uma IPA tradicional.

Vendidas em garrafas de 500 ml com um belíssimo rótulo em que se destaca sua logomarca, que na minha opinião é muito bonita e belas capivaras em destaque, ela tem uma boa graduação alcoólica: uma pancada de 8,1% e uma boa quantidade de IBU: 65 IBU. Essa sigla, como já foi comentada em posts anteriores, é a sigla de unidade de amargor, que vai de 0 a 120 e quanto maior o número, mais amarga a bebida é. Cerveja de cor âmbar bem intenso, quase turvo com uma bela e duradoura espuma de cor branca, no copo fica muito bonito a combinação de sua cor e sua espuma. Aroma muito rico, muito intenso, bem cítrico, percebi o maracujá, que é tradicional nesse estilo de cerveja, mas também percebi um ótimo aroma de laranja e também percebi aroma de mel. O seu sabor é diferente, de inicio no contato da cerveja com a boca ela vem bem adocicada. Ué, cadê o amargor eu estava imaginando quando veio uma pancada de amargor que acabou equilibrando seu sabor, um sabor resinoso, muito bom. Seu final de gole volta a ficar um pouco mais adocicado, uma cerveja que quem conhece diz que é uma cerveja de sabores e aromas complexos. Uma cerveja para ser experimentada, degustada com paciência para poder perceber e observar seus aromas e sabores, para quem gosta de beber cerveja com rapidez como se estivesse bebendo água, será apenas uma cerveja amarga.

Detalhes de seu rótulo, contando um pouco da história de belíssima cerveja.

Como uma boa IPA, Double IPA ou Imperial IPA, ela harmoniza perfeitamente com carnes vermelhas, queijos temperados e comidas temperadas e apimentadas. Eu a encontrei no site www.centraldacerveja.com.br e não me arrependi da escolha, cerveja fantástica. Se você já experimentou a Cerveja Blumenau Capivara Double IPA, me fala o que achou dela, se gostou ou se não gostou. Criticas, dúvidas, sugestões são sempre bem vindas tanto aqui no blog quanto no nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br.

Forte abraço a todos, com boas cervejas!! Cheers!!

Onde encontrei:

Central da Cerveja (www.centraldacerveja.com.br)

Valor: R$ 22,40

Cerveja OPA Bier Weizen

Cerveja OPA Bier Weizen

Olá amigos cervejeiros, tudo bem com vocês??

O post de hoje tem muita memória afetiva, e porque escrevo isso?? Tanto a cervejaria quanto o estilo que escreverei hoje remete ao meu início de apreciador de uma boa cerveja artesanal, sem serem aquelas famosas marcas que encontramos no dia a dia. A cervejaria que falaremos hoje é uma referencia em qualidade de cervejas: a Cervajaria OPA Bier, de Joinville – SC, e o estilo quem já acompanha esse blog há algum tempo deve matar de primeira porque não escondo de ninguém meu estilo favorito, o estilo Weissbier: conheça a Cerveja Opa Bier Weizen.

Segundo o site da cervejaria (www.opabier.com.br) ela foi fundada em fevereiro de 2006 “para resgatar a tradição joinvilense de produzir cervejas de qualidade incontestável. E também uma homenagem aos primeiros colonizadores de Joinville, que encontraram água pura para a produção de cerveja e aos cervejeiros que por muito tempo, deram fama à Joinville fabricando a melhor cerveja do Brasil”.

OPA BIER

Cervejaria OPA Bier – Joinville/SC

Mesmo tendo escrito tudo aquilo de memória afetiva, a OPA Bier não foi minha primeira cerveja artesanal que experimentei, e sim a segunda. O mundo das cervejas artesanais pra mim começou na metade de 2010 quando estava fazendo compras num supermercado e passei no corredor de cervejas já ciente que iria encontrar a cerveja que desce redondo, a número 1, a grande cerveja e a dos pingüins. Só que notei na prateleira do supermercado uma cerveja de rótulo muito estiloso, com um urso de símbolo. Sim, era a Cerveja Colorado. Acabei comprando e gostando. Mas o que tem a ver a Cerveja Colorado num post da Cervejaria OPA?? É que gostei muito da cerveja da Colorado e resolvi comprar mais, porém, acabei não encontrando da cerveja em nenhum outro lugar, até que passei numa loja da Mr. Beer em Santo André e perguntei se eles trabalhavam com a Cerveja Colorado, a qual o vendedor me respondeu que não, perguntei se eles indicavam alguma boa cerveja do estilo que tinha bebido que era a Colorado Appia, na qual prontamente o vendedor me indicou na hora a Cerveja OPA Bier Weizen. Uma cerveja que me fez apaixonar por cervejas artesanais. E sim, graças a OPA Bier Weizen que esse blog existe.

Vendidas em garrafas de 355 ml e 600 ml com 4,6% de graduação alcoólica, ela é uma tradicionalíssima cerveja do estilo criado no Sul da Alemanha, coloração palha turva por causa das leveduras que ficam na garrafa pelo fato de a cerveja não passar pelo processo de filtração. Espuma de média formação e duração com um aroma gostoso frutado tradicional de banana e cravo, que toda boa cerveja de trigo tem. Seu sabor remete aos aromas encontrados com um mínimo amargor. Uma coisa que chamou bastante a atenção é a sua carbonatação, sempre comento que a carbonatação é aquela sensação de borbulhas na boca igual a beber um refrigerante, e no caso da Cerveja OPA Bier Weizen tem uma carbonatação espetacular, excelente cerveja!!

Detalhes de sua espuma branca de média duração

Segundo seu site, a Cerveja OPA Bier Weizen é ideal para acompanhar pratos condimentados como os da culinária alemã, indiana e mexicana. Encontrada em lojas especializadas em cervejas especiais, tanto físicas quanto virtuais e bons bares especializados em boas cervejas. Se você já experimentou a Cerveja OPA Bier Weizen, me fala o que achou dela, se gostou ,se não gostou. Criticas, dúvidas, sugestões são sempre bem vindas tanto aqui no blog quanto no nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br

 

Onde encontrei:

Imigrantes Bebidas – www.imigrantesbebidas.com.br

Valor: R$ 9,59 (350 Ml)

Cerveja Kunstmann Miel

Cerveja Kunstmann Miel

Hola amigos cerveceros! ¿Todo bien con ustedes?

A pessoa que está lendo esse blog nesse momento deve estar assustada. Pensando, “o que aconteceu com o blog?? Não era em português esse negócio?” Rsrsrsrsrs.

O motivo de começar o post de hoje em espanhol (Google Tradutor, eu confesso) é pelo fato da cerveja de hoje ser uma bela representante Sul Americana, vinda mais precisamente do Chile: apresento aos amigos do blog a Cerveja Kunstmann Miel. Nem preciso traduzir a última palavra do nome da cerveja, sim, é uma cerveja com mel, bastante mel.

A Cervejaria Kunstmann é uma cervejaria tradicional do Chile. Ela foi criada a partir da chegada de Hermann Imannuel Kunstmann Von Lüttichau, proveniente da cidade de Dresden, Alemanha em 1850 a cidade de Valdivia junto com um grupo de imigrantes alemães. Desde então, a família Kunstmann tem mantido e expandido suas tradições e raízes no Chile.

Cerveceria Kunstmann – Valdivia, Chile

Particularmente fico contente em escrever sobre essa cerveja. E por quê? É que geralmente quando você fala de cerveja feita pelos nossos vizinhos sul americanos, geralmente pensamos em cervejas da família Lager, aquelas cervejas de baixa fermentação, por exemplo: Quilmes, Norteña entre outras. Como conversei esses dias atrás com um amigo do blog no Instagram, um grande conhecedor de cervejas Rodolfo Scrico (se quiserem segui-lo o endereço do Instagram dele é @rodolfoscrico), é raro encontrar cerveja sul americana da família Ale, aquelas cervejas de alta fermentação, de sabor mais frutado, caso da Cerveja Kunstmann Miel, uma bela representante das cervejas Ale.

FLOR DE ULMO

Flor de Ulmo, responsável pelo mel que é utilizado na Cerveja Kunstmann Miel

Vendidas em garrafas de 330 ml, com 4,8% de graduação alcoólica e apenas 10 IBU (unidades de amargor, vai de 0 até 120, e quanto maior a numeração, mais amarga é a bebida)a Cerveja Kunstmann Miel é uma cerveja especial filtrada de estilo inglesa com adição de mel de flores de Ulmo, uma árvore de origem européia, porém, muito comum no Chile. E esse mel rouba a cena de maneira espetacular, desde a cor da cerveja, um âmbar claro que lembra a coloração do mel com sua espuma branca que se dissipa rapidamente no copo, passando pelo seu aroma de mel bastante intenso com um leve (e bota leve nisso) aroma de caramelo vindo do malte utilizado na receita, e finalizando com o sabor que acompanha perfeitamente o aroma, um mel intenso, com praticamente nenhum amargor. Acredito que o lúpulo utilizado na cerveja mais serviu para não deixar essa cerveja extremamente doce e enjoativa. Cerveja não muito encorpada, com ótima carbonatação, aquela sensação de borbulhas na boca igual a beber um refrigerante. Boa pedida para aquelas pessoas que não gostam de cerveja “por ser amarga demais”, essa eu duvido que encontrem amargor. Agora, aquele fã de IPA, olha, pode ser que não goste muito.

Detalhes de sua bela espuma, mas que se dissipa rapidamente no copo.

Segundo pesquisei sobre qual o melhor acompanhamento para beber a Cerveja Kunstmann Miel, ela acomapanha bem queijos fortes e muffins. Não tão fácil de ser encontrada, eu encontrei em uma grande distribuidora de bebidas de São Paulo, mas também encontrada em boas lojas virtuais de cervejas especiais. Se você já experimentou a Cerveja Kunstmann Miel, me fala o que achou dela, se gostou ou se não gostou. Criticas, dúvidas, sugestões são sempre bem vindas tanto aqui no blog quanto no nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br.

Forte abraço a todos, boas cervejas!! Cheers!!

 

Onde encontrei:

Imigrantes Bebidas

Valor: R$ 10,79

50’s Beer no 4º Festival do Milho em São Paulo!

FullSizeRender

Olá amigos cervejeiros, tudo bem com vocês??

O post de hoje é um convite à todos que gostam do nosso blog e que estão em São Paulo ou cidades próximas a prestigiar o Stand da Cervejaria 50’s Beer de São Bernardo do Campo no 4º Festival do Milho que vai rolar nos dias 14 e 15 de Maio das 10 às 20 hs no Memorial da América Latina, próximo ao Metrô Barra Funda. Como o nome diz, lá quem gosta do cereal vai encontrar uma infinidade de pratos como pamonha, cural, milho assado, e muito mais.

Cervejaria que já apareceu no nosso blog com suas belas cervejas. Aqui, falamos de todo o sabor de sua 50’s Beer Red Ale e sua 50’s Beer IPA, cervejas que prezam pela qualidade de seus produtos, além desses estilos, a 50’s Beer tem a sua versão para cerveja Pilsen, essa, muito em breve estará aqui no blog.

Então todos estão convidados, eu farei questão de visitar o local, quem sabe a gente se encontra lá e bate um papo regado a boa cerveja.

Forte abraço a todos e boas cervejas. Cheers!!!!

Conheça a Central da Cerveja!

CENTRAL DA CERVEJA

Logotipo da Central da Cerveja

Olá amigos cervejeiros, tudo bem com vocês???

Santa Catarina é um estado com forte colonização européia, principalmente alemã, por isso conta com imensa e centenária tradição cervejeira. Marcas famosas dividem espaço com ótimas cervejarias artesanais que entregam variados estilos de cerveja com extrema qualidade.

E o post de hoje é uma indicação de uma loja online de cervejas de ótima qualidade, a Central da Cerveja! Especialista em cervejas artesanais catarinenses. Lá você encontra cervejas de marcas como Bierland, Coruja, Saint Bier, Blumenau entre outras, vários estilos são contemplados nessa loja. Além das cervejas você encontra kits de cervejas, copos e outros produtos.

SITE CENTRAL DA CERVEJA

Visual do Site

Quer conhecer a loja?? Quer saborear ótimas cervejas catarinenses? Acessa www.centraldacerveja.com.br . Me fala o que achou do lugar tanto aqui no blog quanto no nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br

Forte abraço à todos os amigos do Blog, com muita cerveja boa. Cheers!

Cerveja Coruja Alba Weizenbock

Cerveja Coruja Alba Weizenbock

Olá amigos cervejeiros, tudo bem com vocês??

Hoje vamos falar de uma cervejaria que tem mais de 10 anos de vida, e muito respeito por quem conhece de cerveja de qualidade: falaremos da Cervejaria Coruja de Porto Alegre – RS. E a cerveja que falaremos dela é um estilo que ainda não tinha saboreado ainda, e me arrependi de não ter experimentado antes: a Cerveja Coruja Alba Weizenbock.

Cervejaria criada em 2004 pelos amigos formados em arquitetura Micael Eckert e Rafael Rodrigues, eles chegaram rapidamente a fama na capital gaúcha por causa de sua primeira criação: a Cerveja Coruja Viva! Uma Lager não pasteurizada envasada em uma garrafa vintage de 1 litro. A Cervejaria Coruja trabalha no sistema de cervejaria cigana, já comentamos em outros posts o que significa isso. No caso da Cervejaria Coruja, a produção até 2010 era realizada na cidade de Teutônia – RS.

Detalhes de seu belo rótulo

Em 2010, a produção das cervejas da Coruja é transferida para a cidade de Forquilhinha – SC, na Cervejaria Santa Catarina. Já comentamos sobre essa cervejaria no post da Cerveja Saint Bier Belgian Golden Ale. E essa mudança traz resultados para a cervejaria, pois com isso ela começa a tender mercados, bares e restaurantes além do Rio Grande do Sul, chegando a atender a Região Sudeste.

O estilo Weizenbock é bem semelhante ao estilo Dunkelweizen, que já comentamos aqui no blog com a Cerveja Paulaner Dunkel, ou seja, uma bela cerveja de trigo com seu malte um pouco mais torrado, isso muda sua cor e seu sabor. A diferença fica no fato de a Weizenbock ser mais amarga e ser mais alcoólica, com uma presença de malte mais percebida em seu aroma e sabor. Outra excelente opção para beber e bem em dias mais frios.

Observe a linda e cremosa espuma bege clara.

Vendidas e estilosas garrafas de 500 ml, com 6,5% de graduação alcoólica, ela tem um rótulo muito bonito e auto-explicativo. Particularmente eu gosto muito desse tipo de informação no rótulo, lá explica tipo de copo a utilizar, amargor, temperatura para servir, muito interessante. A Cerveja Coruja Alba Weizenbock é uma cerveja de cor marrom claro turvo, com uma abundante e duradoura espuma de cor bege clara, espuma bem cremosa. Como diz o seu rótulo, essa cerveja tem aromas mais complexos. Como assim?? É que além dos tradicionais aromas de cravo e banana de uma cerveja de trigo, a Coruja Alba Weizenbock tem esses aromas, mas também é sentido aromas de pão, caramelo, no rótulo diz que se sente aroma de frutas secas, esse aroma eu não percebi. Seu sabor remete o álcool bem de leve, quase sem nenhum amargor, e os aromas que foram percebidos, também tiveram presença no sabor. Cerveja bem encorpada, aveludada com média carbonatação, aquela sensação frisante na boca igual a beber um refrigerante, com final do gole mais seco e um leve amargor. Uma senhora cerveja, para os dias frios que estamos enfrentando, é uma ótima opção.

Harmoniza bem com carnes grelhadas e com embutidos. Encontrada em lojas especializadas em cervejas especiais, tanto físicas quanto virtuais e bons bares especializados em boas cervejas. Se você já experimentou a Cerveja Coruja Alba Weizenbock, me fala o que achou dela, se gostou ,se não gostou. Criticas, dúvidas, sugestões são sempre bem vindas tanto aqui no blog quanto no nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br.

Forte abraço a todos, boas cervejas!! Cheers!!

Onde encontrei:

Imigrantes Bebidas (www.imigrantesbebidas.com.br)

Valor: R$ 22,99

Cerveja Votus Nº 003 – Doppelbock

VOTUS DOPPELBOCK (2)

Cerveja Votus nº 003 Doppelbock

Olá amigos cervejeiros, tudo bem com vocês??

Nas últimas postagens, acabei abordando alguns rótulos de cervejarias da região onde vivo: o Grande ABC. E quem acompanha esse blog via Facebook ou Instagram sabe que eu sempre começo o release dos posts que falam das cervejas do ABC com uma frase: “O Grande ABC não tem apenas fábricas e indústrias, também tem cerveja e das boas”. Só que eu não mencionei uma letra importantíssima nesse nome. Como sabemos a letra A é da Cidade de Santo André, a B é São Bernardo do Campo, e a C é São Caetano do Sul. Mas faltou uma letrinha que é extremamente importante tanto historicamente quanto pela ótima cerveja produzida: a letra D de Diadema. E é dessa cidade que vem a cervejaria que falaremos: a Cervejaria Votus com a sua Votus Nº 003 – Doppelbock.

CERVEJARIA VOTUS

Foto interna da Cervejaria Votus – Diadema/SP

Cervejaria que chegou ao mercado no final de 2014, seu nome, segundo o site da cervejaria (www.cervejavotus.com.br) “vem do latim, que em português significa voto, no sentido de que todos nós podemos, e devemos manifestar nossa opinião sobre algo ou alguém”. Uma curiosidade muito interessante sobre essa cervejaria é que seus produtos não contêm nomes e sim numerações que vão da Votus Nº 001 – American IPA, Votus Nº 002 – Belgian Trippel (rara de ser encontrada), Votus Nº 003 – Doppelbock (cerveja que falaremos hoje), Votus Nº 004 – Brown Ale, Votus Nº 005 – Weissbier, e a Votus Nº 006 – German Pils. Sinceramente, achei essa sacada muito interessante. Todas elas em breve estarão aqui no blog.

VOTUS DOPPELBOCK (1)

Kit Votus

O estilo que falaremos hoje com a Votus Nº 003 – Doppelbock já apareceu aqui no blog no post da Cerveja Primátor Exklusiv 16%, e como dissemos nesse post, o estilo Doppelbock pertence às cervejas da família Lager (cervejas de baixa fermentação) e elas são as cervejas com maior concentração de malte em relação a outros estilos, e com boa presença de álcool. Elementos que estão nessa bela cerveja.

Detalhes de sua espuma bege clara
VOTUS DOPPELBOCK (4)

Vendidas em garrafas de 300 ml com um rótulo muito bonito e auto-explicativo, e com bons 8,5% de graduação alcoólica ela é uma cerveja de cor marrom escuro límpido com uma espuma de cor bege bem suave com média formação e duração. Segundo seu rótulo, seu aroma contém traços de malte e uma sensação licorosa, ambos estão presentes no seu aroma, e eu incluiria também um aroma de caramelo, muito bom. E seu sabor segundo o seu rótulo lembra caramelo e é um pouco alcoólico, realmente, eles são perceptíveis no sabor, principalmente os 8,5% de graduação alcoólica que causa um leve aquecimento durante o gole, para os dias frios está sendo uma ótima pedida. E além do caramelo, senti um sabor muito bom de ameixas, e com a cerveja esquentando no copo, era perceptível o sabor de café. Fazendo um comparativo com a primeira Doppelbock que eu experimentei (a Primátor) percebi que ela tem um dulçor menor, porém esse dulçor menor a deixou ainda mais saborosa. Repito, acho a Votus Nº 003 – Doppelbock uma ótima pedida para dias mais frios.

Segundo seu site, a Votus Nº 003 – Doppelbock harmoniza muito bem com pratos como carne suína assada, feijoada, nozes, massas ao molho Carbonara, batatas e cogumelos.

Encontrada em lojas especializadas em cervejas especiais, tanto físicas quanto virtuais e bons bares especializados em boas cervejas. Não estou ganhando nada em falar desse lugar, mas sou do tipo de pessoa que valoriza um bom lugar e um bom atendimento, eu encontrei essa cerveja em uma belíssima loja especializada em cervejas aqui em Santo André chamada Mais Uma Dose. Quem estiver lendo esse post e for da região do ABC, recomendo fortemente uma visita a essa loja, principalmente aos sábados, pois nesse dia sempre tem um bom Food Truck na porta da loja (endereço abaixo) Se você já experimentou a Cerveja Votus nº 003 – Doppelbock, me fala o que achou dela, se gostou ,se não gostou. Criticas, dúvidas, sugestões são sempre bem vindas tanto aqui no blog quanto no nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br.

Forte abraço a todos, boas cervejas!! Cheers!!

Onde encontrei:

Loja Mais Uma Dose (www.maisumadose.net) Rua Doutor Eduardo Monteiro, 158 – Jardim Bela Vista – Santo André – SP

Valor: R$ 80,00 (Kit completo, 05 cervejas + copo)