Arquivos mensais: outubro 2016

Cerveja Burgman Midnight Riders Weiss

Cerveja Burgman Midnight Riders Weiss

Olá galera cervejeira!! Tudo bem com vocês?? Bora falar sobre uma cerveja que é um espetáculo?? Daquelas que você bebe litros sem se preocupar??

A cerveja de hoje é de uma cervejaria que gostaria de ter conhecido antes, mas, sabe como é, são tantas boas cervejarias que existem no Brasil e no mundo que simplesmente não dá para beber tudo que você quer de uma só vez. Mas graças ao bom amigo Alberto Simplício, também conhecido no Instagram como @ruffus_beer(siga esse cara!!) pude ter o prazer de experimentar uma cerveja da Cervejaria Burgman, e o mais interessante, o rótulo em questão é comemorativo, apresento a vocês a Burgman Midnight Riders Weiss, deliciosa cerveja de trigo que não deixa nada a desejar as cervejas de trigo do sul da Alemanha.

A Cervejaria Burgman foi inaugurada em 2010 na bela cidade de Sorocaba – SP, e segundo seu site (www.cervejariaburgman.com.br) “hoje já é uma das empresas do ramo que mais crescem no país produzindo em torno de 100 mil litros/mês, seus produtos podem ser encontrados em diversas cidades brasileiras”.

“A Burgman vem constantemente lançando novos estilos de cerveja, dos mais tradicionais aos inovadores, que tem conquistado uma legião de consumidores “sedentos” pelo verdadeiro sabor artesanal”.

A Burgman Midnight Riders é um rótulo comemorativo em homenagem à comunidade moto ciclística Midnight Riders, também criado em Sorocaba em 2010, que hoje conta com mais de 4000 membros distribuídos por todo o país. Seus participantes têm em comum além do amor pelas motos (independente de modelo, ano ou cilindradas) o sentido de viver em irmandade, e além disso, colaboram com importantes ações sociais. Ou seja, belíssima homenagem da Burgman para essa comunidade!

Vendida em garrafas de 600 ml, com 5,2 % de graduação alcoólica, a Burgman Midnight Riders é uma cerveja de trigo com uma bela coloração amarelada esbranquiçada, bastante turva com espuma branca, porém, diferentemente de uma tradicional cerveja de trigo, sua espuma tem pouca formação e duração, não vejo isso como um problema, pois as outras características dela fazem a Burgman Midnight Riders uma cerveja deliciosa. Seu aroma tem os tradicionais banana, cravo e fermento bem destacados, bem evidentes. Cerveja muito saborosa, com boa acidez, sabor levemente azedo, com mínimo amargor, boa carbonatação. Uma delícia de cerveja, fazia um certo tempo que não bebia uma boa Weiss, já estava com saudades e essa Burgman Midnight Riders representou, e muito bem tanto a Cervejaria Burgman, quanto as cervejas de trigo.

Segundo o site da Burgman (www.cervejariaburgman.com.br) a Burgman Midnight Riders “acompanha massas leves, queijos suaves e pratos vegetarianos. Frango, pratos alemães e doces cítricos como torta de limão”.

Encontrada em lojas especializadas em cervejas especiais, tanto físicas quanto on-line. E você que está lendo esse post, já experimentou a Burgman Midnight Riders?? O que achou?? Gostou ou não gostou?? Fala para a gente tanto aqui no post quanto no nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br. Sejam sempre muito bem-vindos em nosso blog. Saúde!!

Cervejaria Madalena Comemora o Halloween!

Olá galera cervejeira!! Tudo bem com vocês?? Bora para um ótimo evento??

Com banda ao vivo, espaço para fotos e cenário temático, a Cervejaria Premium Paulista convida para participar da festa de Halloween Madalena nos dias 28 e 29 de outubro. Sábado (28) das 18h às 22h e domingo (29) das 12h às 22h.  A noite também vai contar com a Madalena Pumpkin Ale – o chopp especial de abóbora e um lanche preparado pelos chefs da marca Hellmann’s vendido somente neste dia.

O valor do ingresso é R$ 10 e dá direito a uma caneca Madalena. Somente quem tiver a caneca poderá aproveitar o chopp. Para evitar filas, os ingressos podem ser comprados também pelo link https://www.sympla.com.br/halloween-madalena__97210. Cervejaria Premium Paulista fica na Rua Araçatuba, 137, no bairro Santa Maria em Santo André.

Saúde galera cervejeira!!!

 

 

Cerveja Bohemia /Therezópolis Travessia Tripel

Cerveja Bohemia /Therezópolis Travessia Tripel

Olá galera cervejeira!! Tudo bem com vocês?? Bora beber boas brejas??

Olha, melhor que falar de uma cerveja de uma cervejaria conceituada é falar de uma cerveja feita de forma colaborativa por duas cervejarias conceituadas. E melhor que falar de uma cerveja feita de forma colaborativa por duas cervejarias conceituadas, é falar de uma cerveja, feita de forma colaborativa por duas cervejarias conceituadas e com uma belíssima história por trás dessa cerveja. Ufa! Desculpem o trava língua, mas tinha que resumir toda a sensação boa que tive ao experimentar a Travessia, uma cerveja do estilo Belgian Tripel, com malte defumado, coentro e casacas de Ponkan, feita de forma colaborativa pelas renomadas cervejarias Bohemia de Petrópolis – RJ, e a Therezópolis de Teresópolis – RJ.

E porquê desse nome, Travessia?? Por causa de uma das mais belas trilhas do Brasil, com 33 km de extensão com muitas trilhas íngremes, e que liga as cidades de Petrópolis e Teresópolis, e de forma poética liga as cervejarias Bohemia e Therezópolis. Olha, eu não sei vocês galera cervejeira, mas achei isso tudo muito bom, muito bom mesmo, mas vamos à cerveja!!

Vendida numa garrafona linda e estilosa de 750 ml, fechada na rolha, com uma pancada de 9 % de graduação alcoólica, ela é uma cerveja de coloração dourada levemente turva, ela tem espuma branca de pequena formação e duração, aroma muito frutado, muito cítrico, e também senti um pouco aroma que lembra uma Weissbier, vai saber, quem sabe seja aroma de fermento, o importante é que gostei bastante, sabor adocicado, levemente azedo e com praticamente nenhum amargor, só no final do gole que é um amargor mais voltado à casca da ponkan que ao lúpulo, os 9 % de graduação alcoólica é perceptível no sabor também, percebe-se o álcool no sabor, mas mesmo assim uma cerveja deliciosa.

Confesso que estava esperando abrir essa cerveja numa oportunidade especial, e essa oportunidade chegou, hoje estamos celebrando o @trippeldayconfraria27!! Os membros dessa gloriosa Confraria (que tenho uma imensa honra de fazer parte) estão mandando bem com várias cervejas desse estilo. E por causa disso, não sei se é possível de encontrar essa bela cerveja por aí. Se por acaso alguma amiga cervejeira, amigo cervejeiro sabe de algum lugar que venda a Travessia Tripel, fala pra gente tanto aqui quanto no nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br para ajudar alguma amiga cervejeira, amigo cervejeiro que esteja afim de experimentar essa bela cerveja.

Saúde galera cervejeira!!

Abridores de Madeira 9ninebeers

Abridor de Garrafas Rústico de Madeira 9ninebeers

Olá galera cervejeira! Tudo bem com vocês??

O post de hoje não é de uma cerveja em específico como a amiga cervejeira e o amigo cervejeiro estão acostumados a ler, mas de um equipamento primordial para poder beber uma bela cerveja: o abridor de garrafa! Sem o abridor como é que você vai beber cerveja?? Como vai abrir a dita cuja?? Com os dentes?? Corre o risco de quebrar o dente e não poder aproveitar da cerveja. Com a faca?? Meu Deus, não faça isso!! Você pode até se esfaquear!! Ou outras táticas para abrir a sua cerveja que podem dar errado. Nesse caso nada melhor que um belo abridor para que possa além de abrir suas garrafas, ostentar com os amigos uma peça de decoração cervejeira! E isso tudo você encontra num Abridor Rústico de Madeira da 9ninebeers!

Navegando, pesquisando na internet, tinha lido e ouvido falar muitíssimo bem dos abridores da 9ninebeers, com pessoas falando que é um dos melhores abridores do Brasil, até que tive o prazer e a honra de ter um abridor desses em mãos, e te digo amiga cervejeira e amigo cervejeiro, que baita abridor! Excelente mesmo!

Ok BMdC, mas o que tem de diferente nesse abridor?

O abridor 9ninebeers é feito de madeira Itaúba, uma das madeiras de maior resistência no mercado, parafuso de aço niquelado, resistente e que não enferruja, ao lado do parafuso tem um pequeno imã para que a tampinha não caia no chão, e para quem coleciona tampinhas de cerveja (meu caso!) a tampinha não amassa por causa da base de madeira e pra finalizar, o abridor tem tira de couro sintética para deixar o abridor pendurado.

Além disso tudo, você pode escolher a gravação na base do abridor com o estilo cervejeiro que mais gosta: “WEISS, TRAPPIST ou IPA”, e o dono de cervejaria, participante de confraria, dono de loja que está lendo esse post, também pode estilizar sua logo no abridor!!!

Pra quem tá lendo esse post e se interessou em ter um puta abridor de garrafas você pode comprar pelo Mercado Livre http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-713189186-abridor-de-garrafa-rustico-de-madeira-_JM, ver outros estilos de gravação dos abridores na sua página do instagram @abridores9ninebeers, ou através do e-mail: cleiton.tinta@hotmail.com

Já tem um abridor da 9ninebeers?? Fala pra gente o que acha dele tanto aqui no post quanto no nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br

Saúde galera cervejeira!!!

Dá uma olhada em outras fotos lindas desses ótimos abridores:

img-20161020-wa0090 img-20161020-wa0088 img-20161020-wa0087 img-20161020-wa0086 img-20161020-wa0085 img-20161020-wa0084 img-20161020-wa0083 img-20161020-wa0081 img-20161020-wa0080 img-20161020-wa0079 img-20161020-wa0078 img-20161020-wa0077 img-20161020-wa0076 img-20161020-wa0075 img-20161020-wa0074 img-20161020-wa0039 img-20161020-wa0038 img-20161020-wa0037

 

Cerveja Madalena estará na Semana da Mesa SP

Olá galera cervejeira!! Tudo bem com vocês?? Bora beber uma bela cerveja num belo evento??

Pra quem é ou está em São Paulo, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, a Etec Santa Ifigênia recebe a Semana da Mesa SP. O evento da revista Prazeres da Mesa contará com a presença da Cerveja Madalena, que fará degustação do Chopp Lager e do Chopp Weiss, além de vendas de materiais de marketing.

O evento acontece das 13h às 21h, no térreo da Etec Santa Ifigênia. Localizada na rua General Couto de Magalhaes, 145, Santa Ifigênia (região central da cidade).

Passa lá amiga cervejeira, amigo cervejeiro, que você vai gostar muito!!

Saúde!!

Cerveja Ekäut American IPA

Cerveja Ekäut American IPA

Olá galera cervejeira, tudo bem com vocês?? E aí, bora beber uma ótima cerveja??

A cerveja de hoje viajou bastante até chegar aqui no BMdC, mais precisamente 2700 km, mas olha, valeu cada km percorrido, pois vamos falar de uma cerveja fabulosa vindo de um lugar lindo. Da belíssima Recife – PE, falaremos da Cervejaria Ekäut, e a sua bela Ekäut American IPA, um ótimo presente dado pela querida Manuela Siqueira, se você não conhece essa moça, no Instagram você pode acompanhar o belo trabalho de Beer Hunter no endereço @acacadoradecerveja. Segue ela que você amiga cervejeira, você amigo cervejeiro vai ter muita informação bacana sobre esse universo maravilhoso da cerveja.

Cervejaria fundada em 2015 no Recife, a Cervejaria Ekäut segundo o seu o seu site (www.ekaut.com.br) “é uma cervejaria artesanal que se propõe a oferecer cervejas e chopes frescos preparados cuidadosamente com insumos de altíssima qualidade”. “Acreditamos que é possível proporcionar uma experiência de beber uma cerveja local com sabores inspirados nas melhores receitas das escolas alemãs, belgas, inglesas e americanas. Somos apaixonados por cerveja, por isso sempre queremos explorar novas possibilidades, entregando produtos autênticos e com alto nível de qualidade”. “Há um ditado Alemão que diz: a melhor cerveja é aquela que você bebe olhando a chaminé da fábrica. Assim, juntamos a sede com a vontade de beber”!

Vendida em garrafas de 500 ml com um rótulo colorido muito bonito, a Ekäut American IPA é uma cerveja com 6,5% de graduação alcoólica, e 50 IBUs de amargor. Sua coloração é um cobre alaranjado marcante com espuma levemente amarelada de boa formação e duração deixando marcas nas bordas do copo e mantendo um anel de espuma até o final do copo. Seu aroma é bastante frutado graças a inclusão dos lúpulos Cascade, Amarillo e Citra, aroma que lembra bastante frutas amarelas, principalmente manga e maracujá. Cerveja muito saborosa, a Ekäut American IPA é daquelas cervejas que considero equilibrada, e por que escrevo isso? Pois seu início de gole é adocicado, mas logo seu amargor toma conta da boca, um amargor não muito agressivo, deixando o final do gole mais seco, fazendo com que você queira beber um novo gole o mais breve possível. Uma coisa que achei interessante na Ekäut American IPA é que não percebi muita carbonatação, coisa que não desmerece essa cerveja de jeito algum. Uma boa cerveja para beber conversando com os amigos, posso dizer que os amigos pernambucanos que estão lendo esse post estão muito bem servidos de uma boa cerveja!

E segundo o seu site (www.ekaut.com.br) a Ekäut American IPA “é ideal para acompanhar pratos condimentados, apimentados, hambúrgueres, linguiças e carnes”.

Acredito que quem esteja lendo esse post fora do Recife só consiga ter o prazer de experimentar a Ekäut American IPA adquirindo ela em lojas especializadas em cervejas on-line. E você amiga cervejeira, você amigo cervejeiro, já experimentou a Ekäut American IPA?? O que achou dela?? Gostou?? Não gostou?? Fala pra gente tanto aqui no post ou no nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br. Sejam sempre bem vindos a esse espaço dedicado a falar dessa bebida maravilhosa!

Saúde!

Cerveja Tupiniquim Citrus Bomb Double IPA

Cerveja Tupiniquim Citrus Bomb Double IPA

Fala galera cervejeira!! Tudo bem com vocês?? Bora tomar uma ótima cerveja pra espantar esse calorzão que finalmente chegou por aqui??

E bora falar novamente de uma cervejaria inovadora, muito respeitada e premiada tanto no Brasil quanto fora do país. Sim, o radar do BMdC está apontando agora para a bela Porto Alegre – RS para falar da Cervejaria Tupiniquim, e a Cerveja Citrus Bomb Double IPA .

Não é à toa que a Cervejaria Tupiniquim tem como lema “Inovação e Ousadia”, além de várias ótimas cervejas feitas exclusivamente por eles mesmo, exemplo da ótima Tupiniquim Chocolate Stout, ela também têm ótimas cervejas colaborativas, caso da Tupiniquim Polimango, em que essa receita foi feita em conjunto com a Cervejaria Omnipollo da Suécia, e também é o caso da Tupiniquim Citrus Bomb, que foi elaborada em parceria com Nathan Smith, Mestre-Cervejeiro californiano bastante renomado, juiz do BJCP e apresentador do programa de rádio “The Brewing Network”. A ideia de produzir a Tupiniquim Citrus Bomb surgiu durante o “X Encontro Nacional das Acervas”, em Porto Alegre, 2015.

 

O estilo Double IPA que consiste numa IPA com maior quantidade de lúpulo, deixando a cerveja ainda mais aromática e amarga já passou por aqui, e até com um belo exemplar da Cervejaria Tupiniquim, a Polimango, e também com as ótimas Blumenau Capivara Double IPA, e a Colorado Vixnu. Mesmo as duas Tupiniquins Polimango e Citrus Bomb serem cervejas do mesmo estilo, elas tem suas diferenças também, coisa que veremos abaixo.

Vendidas em garrafas de 310 e 600 ml (aqui no BMdC, bebemos a garrafa de 600 ml), com 7,8% de graduação alcoólica (graduação levemente menor que a Polimango, que tem 8%), e bons 80 IBUs de amargor (exatamente o mesmo IBU da Polimango), a Tupiniquim Citrus Bomb é uma cerveja de coloração dourada, límpida, com espuma branca, de bolhas pequenas com boa formação e bela duração, deixando uma camada de espuma até o final do copo. Aroma muito gostoso, outra cerveja da Tupiniquim extremamente perfumada, também, com esse tipo de lúpulo, ela tinha que ter um excelente aroma (sou suspeito de falar nesse caso, sou fã do lúpulo Citrus), esse perfume lembra frutas amarelas, manga e maracujá principalmente. As semelhanças com a Polimango param por aqui na minha opinião, pois no sabor, se a Polimango tem um amargor menor que a quantidade de IBUs dela informa, a Citrus Bomb além de uma explosão de sabor, ela é bem potente ao que se refere a amargor, não se sente início de gole adocicado, é amargor do começo ao fim. Isso é ruim BMdC?? De forma alguma, é o que se espera de uma Double IPA, cerveja beeeem amarga. Outra diferença em relação a Polimango, é que a primeira por ter adição de aveia em flocos em sua receita, ela tem um paladar mais cremoso, coisa que não acontece na Citrus Bomb, que é bastante leve. Uma cerveja que faz jus ao seu estilo.

 

Segundo o rótulo da garrafa, a Tupiniquim Citrus Bomb combina bem com carne assada, pratos apimentados e pizzas.

Ela é encontrada em lojas de cervejas especiais tanto físicas quanto on-line, bons hipermercados e bares. E você, leitor do BMdC, já experimentou a Cerveja Tupiniquim Citrus Bomb?? O que achou?? Gostou ou não gostou?? Se quiser falar da sua experiência com essa cerveja, você pode escrever tanto aqui abaixo no blog, ou então manda um e-mail para bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br

Mais uma vez agradeço de coração as visitas dos amigos à esse blog que é feito com tanto carinho. Saúde gente!!!!

Onde encontrei: Loja Mestre Cervejeiro Santo André (http://www.mestre-cervejeiro.com/lojas/santo-andre/)

Valor: R$ 28,90

Cerveja Mediterranea Hawaii Fruit Beer

Cerveja Mediterrânea Hawaii Fruit Beer

Fala galera cervejeira!! Tudo bem com vocês?? Bora tomar uma ótima cerveja nesse calorzão que finalmente chegou por aqui??

SUR-PRE-EN-DEN-TE! Essa é a palavra que define a cerveja que falaremos hoje. Presença constante aqui no BMdC, a Cervejaria Mediterrânea já passou aqui no blog com as cervejas Mediterrânea Kentucky uma cerveja do estilo Scottish Heavy, após, falamos da Mediterrânea Luisiana, uma Dry Stout poderosa, após, falamos da Mediterrânea Missouri, uma saborosa Brown Ale, logo após falamos da Mediterrânea Mississipi, uma boa Altbier, depois falamos da North Carolina, bela Dunkel Weissbier, a última postagem com eles, falamos da suavidade de uma Mild Ale com a Marina Bay, e agora meus amigos, bora falar de uma surpreendente Fruit Beer com a Mediterrânea Hawaii.

Conforme foi comentado em outras postagens, a Cervejaria Mediterrânea é famosa por utilizar em suas receitas folhas de oliva para fazer uma sinergia entre o amargor das folhas e do lúpulo, isso a faz ser na minha opinião uma das mais criativas cervejarias do momento. Outra característica dela é batizar suas cervejas com nomes de estados americanos, homenagem da cervejaria para o espírito de inovação cervejeira naquele país.

Vendida em garrafas de 300 ml, com apenas 3,52 % de graduação alcoólica, e 21 IBUs de amargor, a Mediterrânea Hawaii é uma cerveja de coloração âmbar avermelhada com espuma extremamente abundante (que novidade! Rsrsrs) coisa que todas as cervejas da Mediterrânea têm, essa espuma é levemente bege, com aspecto bastante cremoso, bolhas bem pequenas, deixando as marcas da espuma nas bordas do copo. Até aqui, tudo dentro da normalidade. Então porque você disse que essa cerveja é surpreendente, BMdC?? É que agora que começa as ótimas surpresas: seu aroma é delicioso, perfeitamente perceptível o aroma de frutas vermelhas, muito agradável, como costumo dizer, uma cerveja bem perfumada, e seu sabor tem outra surpresa, pois sempre tenho em mente que uma Fruit Beer seja bastante adocicada, até enjoativa, e esse não é o caso da Mediterrânea Hawaii, se no aroma as folhas de oliva não foi percebido, no sabor, além do sabor das frutas vermelhas, as folha de oliva faz um excelente trabalho de equilibrar o sabor com seu amargor, uma cerveja levemente amarga, mas com uma drinkability absurda, muito refrescante, excelente para um dia quente como esses que estamos enfrentando. Com todo o respeito às outras cervejas da Mediterrânea, gostei mesmo de todas, mas a Mediterrânea Hawaii está alguns degraus acima das outras, cerveja simplesmente espetacular!

Conforme nós comentamos na primeira postagem sobre a Cerveja Mediterrânea, se você que está lendo essa postagem e se interessar em saborear essa cerveja acesse o site (www.cervejamediterranea.com), eles entregam para todo o Brasil, se você mora em São Paulo, pode encontrá-la no Empório Alto de Pinheiros, referência cervejeira em São Paulo. E se já experimentou a Cerveja Mediterrânea Hawaii e quer fazer um comentário, uma crítica ou uma sugestão, fique à vontade, tanto aqui na página quanto no nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br. Boas cervejas a todos! Saúde galera cervejeira!!

Cerveja Votus 001 – American IPA

Cerveja Votus 001 American IPA

Olá galera cervejeira, tudo bem com vocês?? E aí, bora beber uma ótima cerveja??

Hoje é dia de alta potência aqui no BMdC, alta potência tanto no aroma, no sabor e no amargor. E quem é o responsável por tudo isso?? A ótima cerveja Votus 001 – American IPA, belíssima cerveja da Cervejaria Votus, conhecida de quem acompanha o Blog desde o início, pois já foi apresentada as cervejas Votus 003 – Doppelbock, a Votus 004 – Brown Ale, a Votus 006 – German Pils e a Votus 005- Weissbier. Todas muito boas, e essa American IPA fecha com chave de ouro o primeiro kit adquirido com a Cervejaria.

Conforme falamos no primeiro post dedicado a Cervejaria Votus “Cervejaria que chegou ao mercado no final de 2014, seu nome, segundo o site da cervejaria (www.cervejavotus.com.br) “vem do latim, que em português significa voto, no sentido de que todos nós podemos, e devemos manifestar nossa opinião sobre algo ou alguém”. Uma curiosidade muito interessante sobre essa cervejaria é que seus produtos não contêm nomes e sim numerações que vão da Votus 001 – American IPA, Votus 002 – Belgian Trippel, Votus 003 – Doppelbock, Votus 004 – Brown Ale, Votus 005 – Weissbier (a cerveja de hoje), e a Votus 006 – German Pils”. Sacada muito interessante da Cervejaria Votus.

Aqui no blog, já falamos de vários estilos de cerveja, mas também existem os chamados sub-estilos, e o estilo IPA tem seus sub-estilos: a English IPA, tradicional; a Belgian IPA, com sabores muito mais frutados, caso da Cerveja La Sorciere da Cervejaria Urbana que falamos aqui recentemente, e também tem o estilo American IPA, já falado aqui anteriormente com as ótimas Wigg Beer American IPA e Landel Session American IPA. E qual a diferença da American IPA com os outros sub-estilos de IPA? Principalmente a presença de lúpulos americanos na receita, fazendo seu aroma ser mais floral, em relação a outros sub-estilos de IPA, e em muitos casos, uma quantidade maior de lúpulo, fazendo seu amargor ficar mais proeminente.

Vendida em garrafas de 300 ml, com bons 7,2 % de graduação alcoolica, e 65 IBUs de amargor, a Votus 001 American IPA tem uma coloração cobre avermelhada com espuma bege de boa formação e média duração, se dissipando rapidamente e deixando uma fina película de espuma acima do líquido. Como todos os rótulos da Votus, ele é bem explicativo sobre coloração, aroma e sabor, no rótulo consta que a Votus 001 American IPA tem um aroma herbal e floral, porém, ao provar essa cerveja, não percebi o herbal desse aroma, e sim um forte e agradável aroma floral, e até um pouco de frutado. Isso é uma crítica?? Nada disso, muito pelo contrário, gostei demais desse aroma. Sabor muito potente no que se refere a amargor, no início sente um leve dulçor do malte, porém, logo após uma explosão de amargor invade boca e garganta, deixando um final de gole bem amargo. Geralmente, falo que a cerveja dá a impressão de não ter uma quantidade tão elevada de amargor, de IBUs, aqui acontece o contrário, dá a impressão de a Votus 001 – American IPA ter mais que 65 IBUs de amargor. Mas isso é ruim BMdC?? Não, de forma alguma, porém, se uma pessoa mais acostumada a beber as cervejas tradicionais, lagers, “tipo Pilsen”, pode estranhar bastante o nível de amargor dessa breja. Essa eu recomendo para quem gosta mesmo de um bom nível de amargor.

Segundo o site da cervejaria Votus (www.cervejavotus.com.br): “Essa cerveja possui como principais características seu intenso amargor, tornando-a perfeita para o inverno e para harmonizações junto a carnes vermelhas, comida mexicana, comida indiana e condimentos picantes, de maneira que o lúpulo e seu amargor se fundem a alguns temperos, como o coentro e o curry, tornando uma experiência única”.

Encontrada em lojas especializadas em cervejas especiais, tanto físicas quanto virtuais e bons bares especializados em boas cervejas. Repito mais uma vez, eu não estou ganhando nada em falar desse lugar, mas sou do tipo de pessoa que valoriza um bom lugar e um bom atendimento, eu encontrei essa cerveja em uma belíssima loja especializada em cervejas aqui em Santo André chamada Mais Uma Dose. Quem estiver lendo esse post e for da região do ABC, recomendo fortemente uma visita a essa loja, principalmente aos sábados, pois nesse dia sempre tem um bom Food Truck na porta da loja (endereço abaixo). Se você já experimentou a Cerveja Votus 001 – American IPA, me fala o que achou dela, se gostou, se não gostou. Críticas, dúvidas, sugestões são sempre bem-vindas tanto aqui no blog quanto no nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br.

Forte abraço a todos, boas cervejas!! Cheers!!

Onde encontrei:

Loja Mais Uma Dose (www.maisumadose.net) Rua Doutor Eduardo Monteiro, 158 – Jardim Bela Vista – Santo André – SP

Valor: R$ 80,00 (Kit completo, 05 cervejas + copo)

Cerveja Oak Bier IPA

Cerveja Oak Bier IPA

Olá galera cervejeira!! Tudo bem com vocês?? Bora tomar uma boa breja??

Hoje é dia de falar de uma cervejaria que falamos recentemente, que tive o prazer de conhecer nos eventos que estou tendo a oportunidade de visitar. Sim, estou falando da Oak Bier, que atualmente está instalada na cidade de Embu das Artes. E se primeiramente falamos de uma Amercian Lager bastante refrescante, hoje é dia de falar de uma cerveja muito saborosa e aromática, dia de falar da Oak Bier IPA.

Como falamos no post anterior sobre a cervejaria, num dos eventos que visitei no Memorial da América Latina, acabei descobrindo o Stand da Oak Bier, e nesse stand acabei conhecendo a Sabrina, pessoa muito simpática que me direcionou para o Pedro Otávio, que também é membro da equipe Oak Bier, que me falou em detalhes sobre essa cervejaria, manda a história de novo pra gente Pedro Otávio:

“A Oak nasceu em 2011, na cidade de Fartura, no sul do Estado de São Paulo. É fruto do sonho de três dos irmãos Carvalho – Ricardo, Ivan e Isnar, aproveitando a expertise de Ricardo, químico com doutorado em cerveja, com longa experiência em grandes e pequenas cervejarias. O nome é a simples tradução do sobrenome da família Carvalho (Oak em inglês)e é apropriado para associar a cerveja à sofisticação e tradição na produção de fermentados de qualidade. É também uma ótima forma de homenagear o avô Eduardo e o pai Lafaiete, que durante anos eram donos de bar naquela cidade”.

“A cervejaria nasceu junto com um bar, também em Fartura. Enquanto o bar continua lá, a fábrica se foi para Embu das Artes e hoje possui capacidade produtiva de 60.000 litros mês”. 

“Desde o seu nascimento a OAK produz o estilo tipo American Lager, com atenção de mãe zelosa em todas as etapas de fabricação da bebida. Segue a lei de pureza da Baviera, em vigor desde 1516. O cuidado começa na seleção dos quatro ingredientes que compõem o chope – o malte, a água, o lúpulo e a levedura, portanto, é puro malte de cevada”.

Vendidas em garrafas de 600 ml, e com 6,5 % de graduação alcoólica, a Oak Bier IPA é uma cerveja de coloração âmbar um pouco mais escurecida que muitas IPAs no mercado, que particularmente achei muito bonita, de aparência turva, com espuma branca de boa formação e duração deixando marcas de espuma nas bordas do copo. Seu aroma é bastante pronunciado, um herbal muito gostoso, preparando para um sabor intenso e bem amargo. Cerveja bem encorpada, indicada para quem gosta de amargor mais intenso. Bela cerveja, aprovadíssima!!

E falo novamente, eu gosto de mostrar para a amiga cervejeira, e o amigo cervejeiro que lê o BMdC onde podem encontrar as cervejas que passam por aqui, o Pedro Otávio fez um grande favor de listar uma série de endereços onde você pode beber as cervejas da Oak na pressão. Se caso você quiser experimentar essa cerveja mas mora longe desses endereços que passarei, manda um e-mail para sac@oakbier.com.br :

5 Pratos / Red Bul Praça Da Bandeira, 137, São Paulo/ Sp – 01007-020
A Dogueria Rua Booker Pittman, 230, São Paulo/ Sp – 04719-060
Bar Balcão Rua Melo Alves, 150 – Cerqueira César, São Paulo – SP, 01417-010
Bar E Lanches 497 Ltda Rua Costa de Carvalho, 497
Beer More Beer Praça Oswaldo Cruz, Sn, São Paulo/ Sp – 04004-070
Bendito Seja R. Eugênio de Medeiros, 652-672 – Pinheiros, São Paulo
Bem Brasil Rua Joaquim Santana, 63, Embu/ Sp – 06803-370
Boteco Da Fazenda R. Boa Vista, 77 – Centro, Embu das Artes – SP, 06803-350
C.O.D. Rua Alagoas, 900 , – Lado Par – Loja 4A, São Paulo/ Sp – 01242-000
Cantina Di Bari Rodovia Raposo Tavares, 17, São Paulo/ Sp – 05577-000
Great Barbearia Rua Engenheiro Jorge Oliva, 406, São Paulo/ Sp – 04362-060
Kilua Avenida Corifeu De Azevedo Marques, 879, – Até 1299 – Lado Ímpar, São Paulo/ Sp – 05581-000
Lambe Lambe Gastronomia Eirele Epp Rua Aracaju, 239, São Paulo/ Sp – 01240-030
Marreta R. Purpurina, 293 – Vila Madalena
Padrinho Rock Bar Rua Maria Quintina Dos Santos, 76, Osasco/ Sp – 06122-190
Ponto Da Vila Rua Cabral De Menezes, 13, São Paulo/ Sp – 05590-050
Suri Ceviche Bar Rua Mateus Grou, 488, – Lado Par, São Paulo/ Sp – 05415-040
Modi R. Alagoas, 475 – Higienópolis, São Paulo – SP
Lanchonete Big Pizza Praça Quatorze Bis, 76 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01312-010
Padaria Vipão R. Ferreira de Araújo, 604 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05428-001
Mercado Rainha Rua Cunha Gago, 431 – Pinheiros – São Paulo – SP
Padrão R. Fernão Dias, 544 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05427-011
Clã Destino R. Maria José, 423 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01324-010
Santa Torta R. Paraopeba, 41 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05429-020

E você que está lendo essa postagem, já bebeu a Oak Bier IPA? Gostou dela? Não gostou dela? Fala pra gente aqui no post ou então no bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br

Saúde gente bonita!