Arquivos mensais: novembro 2016

Cerveja Botocudos Cachimbo da Paz Weissbier

Cerveja Botocudos Cachimbo da Paz Weissbier

Olá galera cervejeira!! Tudo bem com vocês?? Que domingão quente esse!!

Hoje é dia de falar da última cerveja da leva de três estilos que falamos da Cervejaria Botocudos da cidade de Alvinópolis – MG. E na minha opinião, deixei o melhor para o final, todas as tres cervejas são ótimas, como a Damas da Noite, saborosa Belgian Blonde Ale, e a Expresso Caipira, uma Double IPA com fabulosos 160 IBUs, e hoje vamos falar de uma cerveja extremamente saborosa e refrescante, a Botocudos Cachimbo da Paz, uma Weissbier (cerveja de trigo) com a inclusão de hortelã em sua receita!!

Vamos relembrar a história da Cervejaria Botocudos?? “A Cervejaria Botocudos surgiu primeiramente como um hobby entre três amigos que se entregaram ao mundo da degustação de cervejas de qualidade e de estilos diferenciados. Surgiu então a ideia de fabricarmos nossa própria cerveja para simplesmente produzir em casa o que gostaríamos de beber. Compramos nosso primeiro equipamento de fabricação caseira para 20 L e começamos a empreitada. Depois de algumas brassagens verificamos que realmente tínhamos produzido algo de qualidade e de um nível mais elevado. Apresentamos essa receita totalmente original aos amigos e familiares e a alguns especialistas da área e praticamente todos ficaram maravilhados com o sabor. Era a Expresso Caipira, nossa Double IPA de 160 IBU. Encorajados pelos elogios decidimos inscreve-la no concurso de cervejeiros caseiros do Trembier Festival 2016, o Festival de Cervejas Artesanais de Tiradentes. Não tínhamos muita pretensão de premiação, estávamos ali mais pelo feedback dos renomados jurados, como por exemplo Marco Falcone, um dos sócios da Cervejaria Falke e grande conhecedor de cervejas, entre outros. Para nossa surpresa, conseguimos conquistar a medalha de prata na disputa com mais de 39 cervejas participantes, fato que foi o grande incentivo para finalmente entrarmos de cara no mundo cervejeiro e em, 1 de maio de 2016, fundarmos a Botocudos Cervejaria Artesanal.”

E como também foi dito na postagem da Botocudos Damas da Noite, e na Botocudos Expresso Caipira, cada cerveja da Botocudos tem uma história por trás de seu nome, e a Cachimbo da Paz não fica de fora dessa! Pois esse nome faz menção a uma prática muito tradicional de muitas tribos indigenas. Segundo essas tribos, o cachimbo junto com o fumo tem a função de acalmar os espiritos e a alma, mais ou menos semelhante ao beber essa bela cerveja.

Vendida em garrafas de 600 ml, com 5,6 % de graduação alcoólica e apenas 20 IBUs de amargor, a Botocudos Cachimbo da Paz é uma cerveja de coloração amarelo palha turva, levemente mais clara que outras cervejas de mesmo estilo, espuma branca de boa formação, porém com pouca duração. Seu aroma é bem tradicional, cerveja cheirosa, percebe com facilidade os tradicionais cravo e banana em seu cheiro, e um leve aroma do hortelã, deixando seu aroma bastante límpido e fresco. Cerveja muito saborosa, com boa acidez e leve sabor azedo, que são os sabores tradicionais de uma boa Weissbier, mas além disso, uma refrescância extra e um leve ardido por causa da hortelã que está em sua receita. Excepcional cerveja!!

Segundo a Cervejaria Botocudos, a Botocudos Cachimbo da Paz harmoniza muito bem com saladas, comida tailandesa, salsichas alemãs, queijo de cabra e pratos apimentados.

Amiga cervejeira e amigo cervejeiro que se interessou pela Botocudos Cachimbo da Paz, e quer comprar essa bela breja, entra em contato com eles no Instagram @botocudoscervejaria. E você que já experimentou essa bela cerveja, o que achou dela?? Gostou ou não gostou?? Conta pra gente aqui mesmo no post ou em nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br.

Saúde galera cervejeira!!

 

Cerveja Botocudos Expresso Caipira Double IPA

Cerveja Botocudos Expresso Caipira Double IPA

Olá galera cervejeira, tudo bem com vocês??

Hoje o dia é especial para quem gosta de cerveja beeeem amarga, e acredito eu que a cerveja de hoje é uma das mais amargas do Brasil. É o que propõe a Cervejaria Botocudos, que já passou pelo BMdC recentemente com uma bela Belgian Blonde Ale de nome Botocudos Damas da Noite, e hoje ela aparece aqui no blog com uma Double IPA, a Botocudos Expresso Caipira.

Conforme foi comentado no post da Damas da Noite, nas palavras de um dos sócios da cervejaria Marcus Vinicius: “a Cervejaria Botocudos surgiu primeiramente como um hobby entre três amigos que se entregaram ao mundo da degustação de cervejas de qualidade e de estilos diferenciados. Surgiu então a ideia de fabricarmos nossa própria cerveja para simplesmente produzir em casa o que gostaríamos de beber. Compramos nosso primeiro equipamento de fabricação caseira para 20 L e começamos a empreitada. Depois de algumas brassagens verificamos que realmente tínhamos produzido algo de qualidade e de um nível mais elevado. Apresentamos essa receita totalmente original aos amigos e familiares e a alguns especialistas da área e praticamente todos ficaram maravilhados com o sabor. Era a Expresso Caipira, nossa Double IPA de 160 IBU. Encorajados pelos elogios decidimos inscreve-la no concurso de cervejeiros caseiros do Trembier Festival 2016, o Festival de Cervejas Artesanais de Tiradentes. Não tínhamos muita pretensão de premiação, estávamos ali mais pelo feedback dos renomados jurados, como por exemplo Marco Falcone, um dos sócios da Cervejaria Falke e grande conhecedor de cervejas, entre outros. Para nossa surpresa, conseguimos conquistar a medalha de prata na disputa com mais de 39 cervejas participantes, fato que foi o grande incentivo para finalmente entrarmos de cara no mundo cervejeiro e em, 1 de maio de 2016, fundarmos a Botocudos Cervejaria Artesanal.”

E como também foi dito na postagem da Botocudos Damas da Noite, cada cerveja da Botocudos tem uma história por trás de seu nome, e a Expresso Caipira não fica de fora dessa! Pois esse nome, Expresso Caipira: “é uma pequena homenagem ao handebol da cidade de Alvinópolis – MG, terra da cervejaria. Alguns adversários menosprezavam a cidade por ser bem pequena chamando-a de “roça”, o que não é demérito nenhum, mas a intenção era de ofender. Diante dessa situação os atletas alvinopolenses incorporaram o espirito e durante um certo período se auto intitularam Expresso Caipira”.

Uma curiosidade que me chamou bastante atenção sobre a Botocudos Expresso Caipira é seu amargor. Sempre foi dito aqui no BMdC, que a taxa de amargor varia de 0 a 120, e sendo maior a numeração, maior o amargor. E quem já viu a foto do rótulo dessa cerveja, deve ter percebido que lá consta que ela possui inacreditáveis 160 IBUs!!!! Sinceramente, num primeiro momento eu não acreditei, e até perguntei como pode ter uma taxa de amargor tão alta?? A explicação que me foi dada, é que quando foi feita a receita da Expresso Caipira, foi testado em 120 IBUs, aí o pessoal decidiu extrapolar no amargor com ainda mais lúpulo chegando nessa numeração poderosa!

Cerveja vendida em garrafas de 600 ml, com bons 9% de graduação alcoólica e os já falados 160 IBUs de amargor, a Botocudos Expresso Caipira Double IPA é uma cerveja de coloração âmbar mais escurecida, com espuma branca bastante abundante, formação e duração de espuma altíssimas. Seu aroma é um misto do frutado, lembrando manga, maracujá com o cítrico, e seu sabor, pra quem esperava uma cerveja extremamente amarga, daquelas que você bebe com dificuldades, amargor do início ao fim, seu início de gole é surpreendentemente adocicado, até estranhei isso, mas no final o amargor chega forte, bem forte, porém, um amargor sem ser resinoso, chato, ruim de beber, pelo contrário, um amargor muito agradável, que pede um novo gole o mais rápido possível. E enquantoela ia perdendo o gelo, mais amarga ficava, mas mesmo assim, sem ser um amargor extremamente agressivo. Uma cerveja que confesso, estava até receoso de não gostar de beber, mas que  me surpreendeu positivamente. Ótima cerveja, outro ponto positivo para a Cervejaria Botocudos!!

Segundo a Cervejaria Botocudos, a Botocudos Expresso Caipira Double IPA harmoniza muito bem com carnes vermelhas e de caça, pratos picantes e hambúrgueres.

Amiga cervejeira e amigo cervejeiro que se interessou pela Botocudos Expresso Caipira Double IPA, e quer comprar essa bela breja, entra em contato com eles no Instagram @botocudoscervejaria. E você que já experimentou essa bela cerveja, o que achou dela?? Gostou ou não gostou?? Conta pra gente aqui mesmo no post ou em nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br.

Saúde galera cervejeira!!

Cerveja 361ª Stout Madalena – 5 anos de Clubeer

Cerveja 361ª Stout Madalena – 5 Anos de Clubeer

Olá galera cervejeira, tudo bem com vocês??

Pra mim hoje é um dia bastante interessante, e você que está lendo esse post deve estar se perguntando o porquê?? Eu te explico amiga cervejeira e amigo cervejeiro. É que a cerveja de hoje é uma comemoração de aniversário de um dos principais clubes de assinatura de cerveja do país, e também, essa cerveja comemorativa é feita por uma cervejaria que estava com muita saudades de falar aqui no BMdC. O clube em questão é o Clubeer, que está comemorando 5 anos de vida, e comemora com o rótulo 361ª, uma belisima Stout feita por ninguém mais, ninguém menos que a querida Cervejaria Madalena daqui da minha que tanto amo Santo André – SP. O Clubeer, segundo seu site (www.clubeer.com.br) “O Clube de Assinaturas foi criado em 2011 por apaixonados por cervejas especiais, pensando na difusão da cultura cervejeira no Brasil e na possibilidade dos melhores rótulos serem disponíveis para um público cada vez mais amplo. Alguns dos mais renomados sommeliers do Brasil integram o nosso quadro técnico e estudam oportunidades e buscam pelos melhores rótulos da indústria nacional e internacional para surpreender os associados do CluBeer a cada mês, levando para suas casas não só as cervejas, mas toda a experiência e conhecimento que resultarão em momentos memoráveis.”

Uma curiosidade sobre o nome da cerveja comemorativa é que nesses 5 anos, a Clubeer enviou 360 cervejas diferentes para seus assinantes, e essa é a 361ª cerveja enviada para seus felizes assinantes.

Cerveja enviada para os assinantes em garrafas de 355 ml, e 5,5% de graduação alcoólica (IBUs não informados) a Madalena/Clubeer 361ª Stout é uma classica Stout de coloração negra bem fechada, sem deixar transparecer nada contra a luz, com uma espuma de cor bege muito bonita e consistente, fica realmente um creme por cima da cerveja, ótima formação e duração, após a metade do copo essa espuma deixa um anel por cima da cerveja e também marcas da espuma ao redor do copo. O aroma é de forma resumida: um belo café torrado com uma bebida alcoólica, muito gostoso mesmo. O seu sabor é, diferentemente de muitas stouts que já bebi, mais adocicado, um amargor bem leve mais puxado para o queimado em relação ao lúpulo domina o paladar na hora dela chegar na boca até descer pela garganta. Cerveja pouco carbonatada e bastante encorpada, a Madalena/Clubeer 361ª Stout é uma cerveja muito agradável de beber. E sim, a incluo naquela seleta relação de cervejas muito boas para aquela pessoa que nunca bebeu outra cerveja além daquelas industriais “tipo Pilsen” que ainda dominam o mercado. No caso da Madalena/Clubeer 361ª Stout, essa pessoa estará diante de uma belíssima cerveja, muito bem feita, com coloraçao, aroma e sabor totalmente diferente daquela que está acostumado a beber, e acho que dificilmente ela não irá gostar. Mais uma grande cerveja feita pela Madalena, e uma cerveja a altura da comemoração de aniversário da Clubeer.

Segundo o encarte que acompanha a cerveja, a Madalena/Clubeer 361ª Stout harmoniza com Lascas de parmesão, Bife de fígado acebolado, Mousse de café e Sonho recheado de nutella.

Geralmente sempre falo os lugares para comprar as cervejas que passam no blog, no caso da Madalena/Clubeer 361ª Stout, será um pouquinho diferente, essa bela breja só é vendida nas assinaturas da Clubeer. Ah BMdC, eu gostei da cerveja e quero assinar a Clubeer, o que eu faço?? Simples minha amiga cervejeira e amigo cervejeiro, acesse www.clubeer.com.br, veja os planos que a Clubeer oferece, e faça sua assinatura. Belas cervejas, com entrega bem rápida, particularmente eu recomendo. E pra quem já bebeu essa bela cerveja, fala pra gente ou aqui no post ou em bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br o que achou dela!

Saúde galera cervejeira!!

Cerveja Orí Witbier

 

Cerveja Orí Witbier

Olá galera cervejeira!! Tudo bem com vocês??

Tem cervejaria nova chegando aqui no BMdC, uma grata surpresa, pois essa cervejaria é bastante jovem, porém, o que ela tem de jovem, tem de competente, estamos falando da Cervejaria Orí, da cidade de Cotia – SP, e sua primeira cerveja a aparecer aqui no blog é de um estilo que muito me agrada: a Witbier, bora conhecer a Orí Witbier?

Nascida em Junho desse ano, a Cervejaria Orí começou com a dificuldade do agrônomo e empresário Adriano Longo em encontrar boas cervejas nos restaurantes que frequentava.
As cervejas da Orí contam com o crivo do jovem e renomado mestre cervejeiro Bernardo Gava – certificado pelo instituto VLB Berlin. A Cervejaria Orí tem esse nome diferente por dois motivos: o primeiro é a inspiração na palavra origami, arte oriental onde não se corta, não se cola, não se desenha ou pinta. Assim que eles propõem a fazer suas cervejas, sem aditivos ou atalhos. Já o segundo motivo é um pouco mais evidente principalmente em seus rótulos de belo apelo africano: Orí em Yoruba, significa cabeça. A cabeça que escolhe, que admira, que bebe e se inspira. Sinceramente, achei muito bonito o significado de seu nome. Um fato interessante que vi sobre a Cervejaria Orí, que é uma cervejaria cigana, é que em seu site (www.cervejaori.com.br) diz que ela é de Cotia – SP, e vendo o rótulo da Orí Witbier, ela foi produzida em Bento Gonçalves – RS. Achei interessante o fato de geralmente as cervejarias ciganas mandarem fazer suas cervejas próximas de suas localidades, o que não foi o caso da Cervejaria Orí, coisa que ao meu ver não há problema algum, o importante é nesse acordo sair uma bela cerveja!!

Vendida em garrafas de 355 ml, com 5,4% de graduação alcoólica e apenas 13 IBUs de amargor e um rótulo lindo, a Orí Witbier é uma cerveja que tem algo a mais, que gostei muito logo de cara logo ao ler em seu rótulo: além do tradicional malte de trigo, cascas de laranja amarga, e sementes de coentro, a Orí Witbier também tem em sua receita folhas de camomila! Cerveja de coloração amarelo palha mais opaco, típico de uma boa Witbier, ela tem uma espuma de boa formação branca de aspecto muito bonito, porém com baixa duração. No aroma, a camomila começou a mostrar a que veio deixando o aroma da Orí Witbier um misto de floral com frutado bastante gostoso, cerveja cheirosa mesmo. No seu sabor ela é levemente mais amarga que outras Witbiers que bebi. Isso é um mal sinal?? De jeito nenhum!! E a camomila novamente mostrou a que veio no sabor, dando uma leve impressão que coloquei chá de camomila no meio da cerveja, e no final do gole, sente-se um leve amargor vindo da casca de laranja. Se um dia a amiga cervejeira e o amigo cervejeiro que estiver lendo esse post ver essa cerveja na gondola de alguma loja de cerveja, não pense que ela é apenas um rostinho bonito, dentro da garrafa você encontrará uma ótima cerveja!!

Cerveja encontrada em boas lojas especializadas em cervejas especiais. E você que está lendo, já teve a oportunidade de experimentar essa cerveja?? O que achou dela?? Gostou ou não gostou?? Conta pra gente aqui mesmo no post ou então em nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br.

 

Saúde galera cervejeira!! Ótima semana à todos!!

Festival Beer Connection reúne os principais bares de cerveja artesanal de São Paulo

Festival traz Jota Quest, Bloco do Baixo Augusta, Samba de Santa Clara e Velhas Virgens na Mega Arena Urban Stage 

Pela primeira vez, a cidade de São Paulo vai receber um festival que vai reunir diversos bares e restaurantes de cerveja artesanal e marcas premiadas em um festival que traz o slogan “a conexão entre a cerveja artesanal e a música”.

Dia 04 de dezembro, a Arena Urban Stage, localizada ao lado do Metrô Tiête, vai abrigar a primeira edição do festival Beer Connection, esperando reunir mais de 8 mil amantes de cervejas especiais e apreciadores da música.

Em caráter inédito, o de reunir em um festival de grande porte diversas atrações musicais e cervejeiros, o festival contará com um domingo cheio de atrações musicais: quem abre o domingo, na hora do almoço, é a banda Velhas Virgens, conhecida por suas rimas envolvendo cerveja, além de fabricar sua própria marca de artesanal.

content_id-20Velhas Virgens

Outra atração musical escalada é a banda carioca Samba de Santa Clara, conhecida pelo seus blocos e festas, que tem entre os seus produtores outra marca ligada: a cerveja Praya, do Rio.

content_id

Samba de Santa Clara

No fim da tarde, o público presente ao evento poderá aproveitar a energia do bloco paulista que levou mais de 200 mil pessoas às ruas neste último Carnaval, o Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta. Puxado pelo músico Simoninha, o show deve apresentar diversos convidados especiais.

content_id-24

Acadêmicos do Baixo Augusta

     Rodrigo Sá e banda, revelação no circuito de festas premium paulistanas como Clubinho e Farofada, é a atração que vai iniciar a noite do festival, aquecendo para a consagrada banda Jota Quest, que fecha o evento. Em tour com o disco Pancadélico, o público pode esperar diversos hits da banda mineira.

content_id-3

Rodrigo Sá e Banda

content_id-2

Jota Quest

O Beer Connection escolheu a dedo o local desta edição: a mega arena UrbanStage, espaço montado com mais de 70 containners, camarotes, palco internacional e banheiros de alvenaria. “O local é propício ao festival, ao lado de uma estação de metrô e com aspecto urbano, o que conta ainda mais nesta conexão dos bares especiais da cidade e a música”, revela Renato Paiva, um dos organizadores do evento.

content_id-6

Croqui da Urban Stage

.

Serviço

Dia 4 de dezembro 9 domingo) das 10h00 ás 22h00

Local: Urban Stage (Rua Voluntários da Pátria, 498 – ao lado do Metrô Tiête)

Informações: festivalbeerconnection.com.br

Ingressos : IngressoRapido.com.br

Ingressos: R$ 60,00 (esgotados), R$ 70,00 a R$ 120,00 (lotes posteriores)

Camarote (open bar e open food) : R$ 250,00

Estacionamento no local : R$ 30,00 o período

Acesso à deficientes

Proibido para menores de 18 anos

Cerveja Botocudos Damas da Noite Belgian Blonde Ale

Cerveja Botocudos Damas da Noite Belgian Blonde Ale

Boa noite galera cervejeira, tudo bem com vocês?? Preparados para um belo feriado?? Bora conhecer uma nova cervejaria??

É isso mesmo amiga cervejeira e amigo cervejeiro, hoje iremos falar de uma bela cervejaria que encontrei no Instagram (mais uma!), falaremos hoje da Cervejaria Botocudos, cervejaria da cidade de Alvinópolis – MG. Primeiramente vamos falar de todo o sabor e aroma de uma deliciosa Belgian Blonde Ale com um nome muito bonito: Botocudos Damas da Noite. Além dessa cerveja, está no gatilho pra em breve ser comentada aqui no blog a cerveja que segundo o pessoal da cervejaria é a cerveja mais amarga do Brasil, a Botocudos Expresso Caipira, uma Double IPA com inacreditáveis 160 IBUs, e também uma cerveja que promete ser muito refrescante, a Botocudos Cachimbo da Paz, uma Weiss com hortelã.

E como sempre que possível, gosto de falar da história da cervejaria no primeiro post, e ninguém melhor que o Marcus Vinicius, um dos três amigos que criaram a Cervejaria Botocudos. Fala pra gente a história da Botocudos Marcus Vinícius:

A Botocudos Cervejaria Artesanal surgiu primeiramente como um hobby entre três amigos que se entregaram ao mundo da degustação de cervejas de qualidade e de estilos diferenciados. Surgiu então a ideia de fabricarmos nossa própria cerveja para simplesmente produzir em casa o que gostaríamos de beber. Compramos nosso primeiro equipamento de fabricação caseira para 20 L e começamos a empreitada. Depois de algumas brassagens verificamos que realmente tínhamos produzido algo de qualidade e de um nível mais elevado. Apresentamos essa receita totalmente original aos amigos e familiares e a alguns especialistas da área e praticamente todos ficaram maravilhados com o sabor. Era a Expresso Caipira, nossa Double IPA de 160 IBU. Encorajados pelos elogios decidimos inscreve-la no concurso de cervejeiros caseiros do Trembier Festival 2016, o Festival de Cervejas Artesanais de Tiradentes. Não tínhamos muita pretensão de premiação, estávamos ali mais pelo feedback dos renomados jurados, como por exemplo Marco Falcone, um dos sócios da Cervejaria Falke e grande conhecedor de cervejas, entre outros. Para nossa surpresa, conseguimos conquistar a medalha de prata na disputa com mais de 39 cervejas participantes, fato que foi o grande incentivo para finalmente entrarmos de cara no mundo cervejeiro e em, 1 de maio de 2016, fundarmos a Botocudos Cervejaria Artesanal.”

Então galera cervejeira, olha só que beleza essa história, estamos diante de uma Cervejaria que ainda é um bebê, com 6 meses de vida e já tem uma bela história. Agora tem uma coisa a ser explicada Marcus Vinícius, porque Botocudos?

Botocudos foi uma denominação genérica dada pelos colonizadores portugueses a diferentes grupos indígenas pertencentes ao tronco macro-jê (grupo não tupi) de diversas regiões geográficas cujos indivíduos, em sua maioria, usavam botoques labiais e auriculares. Habitavam o sul da Bahia e a região do Valedo RioDoce, incluindo o norte do Espirito Santo e Minas Gerais. Nossa querida Alvinópolis e região foram habitadas por essa etnia indígena. Dizem que os Botocudos foram os que mais ofereceram resistência aos homens brancos (Sai fora AMBEV, aqui não!). E é por essas e outras que decidimos homenagear esse povo com o nome de nossa cervejaria.”

Bela explicação Marcus Vinicius, e tem mais algo pra galera que tá lendo essa postagem?

A Botocudos Cervejaria Artesanal tem como foco em seus rótulos fazer um resgate cultural de identidades nacionais e também homenagear certos movimentos e pessoas que marcaram história na cidade de Alvinópolis. Entendemos que precisamos conhecer um pouco mais sobre nossas verdadeiras origens, como os povos indígenas e os povos africanos, evidenciando alguns de seus costumes e crenças. As vezes iremos dar nomes aos nossos rótulos evidenciando também alguns laços que unem os três sócios da cervejaria, como por exemplo o Rock’n Roll, que não se encaixa bem nas identidades culturais descritas acima, mas são de grande importância para os sócios.”

Agora, depois dessa bela apresentação da Cervejaria Botocudos, vamos falar da parte boa, bora falar , de cerveja, bora falar da Botocudos Damas da Noite Belgian Blonde Ale, pois até suas cervejas tem história pra contar, e pra falar da história por trás da Damas da Noite, chamo de volta o Marcus Vinicius:

“A Cerveja Damas da Noite vem homenagear um grupo de mulheres que ficaram conhecidas por esse próprio nome. Apreciadoras da vida boêmia e de uma boa cerveja, essas mulheres fizeram história nas noites alvinopolenses, e nada melhor que uma Belgian Blonde Ale para reviver suas memoráveis lembranças”

Cerveja vendida em garrafas de 600 ml, com um lindo rótulo, e 6,8 % de graduação alcoólica e apenas 23 IBUs de amargor, a Botocudos Damas da Noite Belgian Blonde Ale é uma cerveja de coloração dourada mais opaca, levemente turva, com espuma branca de boa formação e média duração, deixando rapidamente um delicado anel branco nas bordas do copo. Cerveja bastante perfumada, como toda boa Belgian Blonde Ale, seu aroma é bastante frutado e condimentado, no frutado lembra bastante cascas de laranja, fazendo uma breve lembrança de uma Witbier. Paladar ao mesmo tempo licoroso e cremoso por causa da inclusão de aveia em sua receita, dá pra sentir a presença do álcool no paladar, sabor rico, intenso, que acompanha o aroma de cascas de laranjas, um misto de  adocicado com um pouco azedo, e levemente, mas bem levemente amargo. Uma cerveja que também pode ser considerada uma experiência gustativa.

Segundo a Cervejaria Botocudos, a Damas da Noite Belgian Blonde Ale harmoniza muito bem com saladas, peixes e frutos do mar.

Amiga cervejeira e amigo cervejeiro que se interessou pela Damas da Noite Belgian Blonde Ale e quer comprar essa bela breja, entra em contato com eles no Instagram @botocudoscervejaria. E você que já experimentou essa bela cerveja, o que achou dela?? Gostou ou não gostou?? Conta pra gente aqui mesmo no post ou em nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br.

Saúde galera cervejeira, e ótimo feriado pra todos!!

BREJA – Festival de Cerveja Artesanal – Teresópolis – RJ

Fala galera cervejeira!! Tudo bem com vocês?? Bora falar de um evento fabuloso, e agora é na bela Teresópolis gente!! Hora de conhecer o BREJA – Festival de Cerveja Artesanal, que rola entre o dia 18 (sexta-feira)  até o dia 20 (domingo), dá uma olhada no que a Mariana Fagundes do BREJA tem a dizer pra você amiga cervejeira e amigo cervejeiro:

“O Breja é um festival que acontece em rede, articulando cervejeiros artesanais e consumidores da boa BREJA!

O evento vai para sua quarta edição, e é realizado de modo colaborativo, diretamente com produtores, mestres cervejeiros, sommeliers e bebedores de cerveja, encurtando o caminho da pequena produção cervejeira ao consumidor final e estimulando a economia colaborativa e independente da produção artesanal de cervejas no Brasil.

A realização e curadoria serão feitas pelo Coletivo Casinha, que executa  vários festivais em rede com parceiros pelo Brasil.

Nesta edição, na Cidade de Teresópolis/RJ, fechamos uma parceria com a Feira das Nações – Foodtruck, gastronomia e cultura,  que nos receberam de braços e corações abertos!

A Feira da Nações é um evento incrível  que reúne foodtrucks, foodbikes, entrenimento e cultura, promovendo uma viagem ao redor do planeta sem sair do lugar. Focada no promoção do encontro das pessoas, a feira está em sua quinta edição na Serra, terceira edição na cidade e recebe uma média de 8000 pessoas por evento.

Nos reunimos para fazer a Feira das Nações – Edição Breja, que vai começar na sexta (18) às 18h, permanecendo por todo fim de semana das 12h às 00hs, sendo um espaço para 15 foodtrucks e 20 cervejarias, shows de música, Djs, parque infantil, palco para shows, apresentações artísticas, workshops, palestras e bate papos cervejeiros.

O evento acontece na Casa de Portugal, no lindo espaço de um clube no centro da cidade, de fácil acesso e entrada franca.

Acreditamos que esta será uma edição recorde de público e crítica e que vai reforçar ainda mais a cultura cervejeira colaborativa no Brasil, tecendo laços cada vez mais fortes entre consumidores da boa breja e da boa gastronomia.”

Proust!

Depois desse belo relato da Mariana Fagundes, fica a questão?? Quais cervejarias estarão presentes nesse belo evento??? Segue a lista:

Imperatriz Bier, Donna, Octopus, Libertina, Candanga, Quatro Estações, Cazzera, Besten Kombrother (VelhaGuarda), Angels & Devils, Madame Machado, Cidade Imperial, Chope Mais (Asturia), Saidera (Therezopolis), Chopp Kombi (Buzzi), Mato Carioca, Gaspar, Ampolis e DuZé, que time é esse minha gente!!!

Saúde galera cervejeira!!

Cerveja Cevada Pura American IPA – #CevadaNaConfraria27 – Parte 07

Cerveja Cevada Pura American IPA

Olá galera cervejeira!! Tudo bem com vocês??

É minha amiga cervejeira e meu amigo cervejeiro, chegou a hora de falar da última cerveja da Cevada Pura nessa ação que foi feita pelo BMdC juntamente com os queridos amigos da Confraria 27. Já falamos de ótimas cervejas dessa bela cervejaria que completou recentemente 15 anos de existência, e que amanhã comemora essa importante data em uma mega festa em sua sede em Piracicaba. Nesses últimos posts falamos tanto de sua Oatmeal Stout, a Irish Red Ale, a ótima Lemondrop, a deliciosa Pilsen, a Tripel, sua English IPA, e agora para fechar com chave de ouro, falaremos da Cevada Pura American IPA! Cerveja colaborativa entre a Cevada Pura e Cigar City Brewing. Eleita a 4ª melhor cervejaria do mundo pelo site RateBeer.com em 2013, a Cigar City Brewing foi inaugurada com chave de ouro em 2009 e espalhou rapidamente sua fama e alcance, capitalizando suas cervejas na cultura latina da região de Tampa Bay – Flórida – USA.

Se esse post é o primeiro da série Cevada Pura que você entrou, saiba que a Cervejaria Cevada Pura começou suas atividades no dia 19/09/2001 na bela cidade de Piracicaba – SP, e no início, a cervejaria estava voltada a produção de chopp em barril, conquistando o respeito entre o povo da região de Piracicaba. Houve uma mudança em 2007 com o início do engarrafamento das cervejas em pequena escala, e crescendo, até que em 2013 foi inaugurada sua planta atual, ampliando sua capacidade de produção com equipamentos de última geração.

Cerveja vendida em garrafas de 500 ml, com 7,0 % de graduação alcoólica e com potentes 70 IBUs de amargor. A coloração da Cevada Pura American IPA é acobreada, porém, diferente da Cevada Pura English IPA que seu acobreado era mais puxado para o alaranjado, a Cevada Pura American IPA é mais puxado para o avermelhado, cor linda! Sua espuma é abundante, com ótima formação e boa duração, deixando marcas nas bordas do copo. Tanto o aroma da Cevada Pura English IPA quanto da American IPA são muito bons, cervejas cheirosas, enquanto a English IPA tinha um aroma mais herbal, a American IPA tem um aroma mais frutado, mais floral, aroma que lembra bastante maracujá. Enquanto o aroma é muito frutado, seu sabor tem bastante amargor do início ao fim, um amargor intenso, cerveja muito refrescante com final bem seco. Belo exemplar de cerveja, muito boa!!

Segundo o site da Cevada Pura (www.cevadapura.com.br) a Cevada Pura American IPA harmoniza com carnes assadas, pratos indianos e queijos azuis.

***OUTRA NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA***

Da mesma forma que aconteceu com a English IPA, a Cevada Pura American IPA também ganhou premiação no Primeiro Concurso Melhor IPA do Brasil, realizada no IPA Day que rolou sábado passado, dia 05/11 em Ribeirão Preto – SP, só que, se a English IPA levou prata em sua categoria, a Cevada Pura American IPA levou Medalha de Ouro em sua categoria!! Meus parabéns!!

A Cevada Pura American IPA é encontrada em lojas especializadas em boas cervejas tanto físicas quanto on-line. E você amiga cervejeira, amigo cervejeiro que está lendo essa postagem, já bebeu a Cevada Pura American IPA?? O que achou dela?? Gostou ou não gostou?? Fala para a gente o que achou dela tanto aqui no post quanto no nosso e-mail bebacomagente@blogmundodaerveja.com.br.

Saúde galera cervejeira!!!

Cerveja Cevada Pura English IPA – #CevadaNaConfraria27 – Parte 06

Cerveja Cevada Pura English IPA

Olá galera cervejeira!! Tudo bem com vocês?? E aí, vamos falar de mais uma bela breja da Cevada Pura??

É amiga cervejeira e amigo cervejeiro, já falamos de alguns rótulos da Cevada Pura nessa ação que o BMdC, juntamente com os grandes amigos da Confraria 27 estamos fazendo, falamos já da deliciosa Cevada Pura Oatmeal Stout, de outra delícia de cor linda que é a Cevada Pura Irish Red Ale, outra maravilha de breja de aroma e sabor incomum que é a Cevada Pura Lemondrop, de uma breja que eu beberia o dia todo se fosse possível, caso da Cevada Pura Pilsen, e de outra breja muito gostosa, de sabor mais complexo que é a Cevada Pura Tripel, só que na minha opinião, chegou a hora de falar da grande especialidade da Cevada Pura: as IPAs! E vou seguir a escala de amargor, e a cerveja de hoje é a tradicional English IPA, a Cevada Pura English IPA, e amanhã, finalizaremos a ação junto com o pessoal da Cevada Pura com a bela American IPA.

Como já foi falado nos outros posts, a Cervejaria Cevada Pura começou suas atividades no dia 19/09/2001 na bela cidade de Piracicaba – SP, e no início, a cervejaria estava voltada a produção de chopp em barril, conquistando o respeito entre o povo da região de Piracicaba. Houve uma mudança em 2007 com o início do engarrafamento das cervejas em pequena escala, e crescendo, até que em 2013 foi inaugurada sua planta atual, ampliando sua capacidade de produção com equipamentos de última geração.

Cerveja vendida em garrafas de 500 ml com 6,5 % de graduação alcoólica e 45 IBUs de amargor, a Cevada Pura English IPA é uma cerveja de coloração cobre, um pouco alaranjada, um pouco turva, com uma espuma branca de bolhas tão pequenas que dão uma impressão de cremosidade que faz a gente imaginar comer essa espuma de colher. Ao abrir a garrafa da Cevada Pura English IPA e colocar no copo, o perfume dos lúpulos de pegada mais herbal domina a área, cerveja bastante cheirosa, e seu sabor é inicialmente adocicado, com um sabor que lembra um pouco mel no início do gole, ao chegar na garganta, o amargor faz o seu trabalho, cerveja de amargor muito interessante, nem parece ter 45 IBUs, cerveja muito equilibrada, e muito gostosa, entra na lista de boas, ótimas cervejas de categoria mais amarga que pode ser uma ótima porta de entrada pra aquela pessoa que não está acostumada em beber cervejas mais amargas. Digo isso pois ofereci um copo para minha esposa (minha cobaia oficial, rsrsrsrsrs) que não é fã de cervejas amargas e adorou essa Cevada Pura English IPA.

Segundo o site da Cevada Pura (www.cevadapura.com.br) a Cevada Pura English IPA acompanha muito bem pratos gordurosos, condimentados e doces.

E se você que está lendo esse post pensa que somente o BMdC acha essa cerveja maravilhosa, saiba que ela foi Medalha de Prata no Concurso Brasileiro de Cerveja 2015 em Blumenau – SC, e Medalha de Bronze na South Beer Cup 2015 na Argentina.

***NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA***

É gente, quando falo que essa é uma boa cerveja, falo sério, porque nesse sábado passado, 05/11, a Cevada Pura English IPA ganhou mais uma premiação, Medalha de Prata (Categoria English IPA) no Primeiro Concurso Melhor IPA do Brasil, realizada no IPA Day que rolou em Ribeirão Preto – SP. Parabéns!!

A Cevada Pura English IPA é encontrada em lojas especializadas em boas cervejas tanto físicas quanto on-line. E você amiga cervejeira, amigo cervejeiro que está lendo essa postagem, já bebeu a Cevada Pura English IPA?? O que achou dela?? Gostou ou não gostou?? Fala para a gente o que achou dela tanto aqui no post quanto no nosso e-mail bebacomagente@blogmundodaerveja.com.br.

Saúde galera cervejeira!!! E se prepara que tem mais Cevada Pura por aí!!!

 

Cerveja Cevada Pura Belgian Tripel – #CevadaNaConfraria27 – Parte 05

Cerveja Cevada Pura Belgian Tripel

Olá galera cervejeira, tudo bem com vocês?? Bora beber uma bela cerveja??

Vamos falar de mais uma bela cerveja feita pela piracicabana Cevada Pura, e a cerveja de hoje é uma bela Belgian Tripel com a inclusão de açafrão e pimenta rosa! Com vocês minha amiga cervejeira, meu amigo cervejeiro, a Cevada Pura Belgian Tripel!

A Cevada Pura Belgian Tripel é uma cerveja colaborativa da cervejaria de Piracicaba com a Cervejaria Domus da cidade de Toledo, ao lado de Madri, na Espanha, que é considerada uma das precursoras do movimento cervejeiro artesanal em seu país. Com isso a Cevada Pura Belgian Tripel tem a essência da culinária espanhola com o açafrão, e um toque sul americano com a pimenta rosa

Cerveja vendida em garrafas de 500 ml com bons 7,5 % de graduação alcoólica e 30 IBUs de amargor. Cerveja de coloração acobreada turva com espuma branca de baixíssima duração e formação (acho que isso é normal com as cervejas estilo belga), seu aroma é bastante frutado, lembrando uva passa, vinho de mesa, aroma muito agradável mesmo. Sabor um pouco puxado para o azedo, adocicado, aveludado e um pouco licoroso, o álcool é perceptível no paladar também, no final do gole fica um leve amargo persistente. Não é o estilo de cerveja que bebo sempre, mas gostei muito dessa versão feita pela Cevada Pura, pra quem quer mudar um pouco de estilos, sair um pouco das IPAs, Weiss, essa é uma ótima pedida.

Segundo o site da cervejaria (www.cevadapura.com.br) “A Cevada Pura Belgian Tripel harmoniza com aves (preferencialmente assadas), Massas com Molho Pesto, Frutos do Mar com sabores mais fortes, como Polvo e Mariscos, e Risotos com características agridoce, como Queijos Azuis com Pera, por exemplo”.

A Cevada Pura Belgian Tripel é encontrada em lojas de cervejas especiais tanto físicas quanto on-line. E você amiga cervejeira, amigo cervejeiro que está lendo essa postagem, já bebeu a Cevada Pura Belgian Tripel?? O que achou dela?? Gostou ou não gostou?? Fala pra gente tanto aqui na postagem mesmo ou no nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br. Sempre é uma honra poder ter vocês aqui no nosso blog.

Saúde galera cervejeira!!!