BMdC News: 19 anos de muita Cevada Pura

11 de setembro de 2020 0 Por blogmundodacerveja

Fonte: Alexandre Augusto Peres Moraes (Cevada Pura)

 

Fundada em 2001 e uma das mais antigas microcervejarias artesanais do Brasil, a Cevada Pura completa 19 anos neste mês de setembro, mas não parece estar saindo da adolescência de tão jovial que a marca se mantém nessas quase duas décadas de existência.

Criada por Alexandre Augusto Peres Moraes, a produção da microcervejaria já começou com seis mil litros de capacidade mensal logo de cara. “Eu sabia o que queria fazer da vida. Vinha de um estágio monitorado muito produtivo nas Cervejarias Kaiser do Brasil, em Jacareí e na unidade de Araraquara, atual Heineken. Foram duas passagens bastante produtivas onde realizei muitas atividades na área de produção de cervejas, ainda na década de 1990. Portanto, uma vez formado e após a conclusão do curso de Engenharia de Alimentos, já imaginava ser capaz de gerir meu próprio negócio”, afirmou o Xandão da Cevada, como hoje é mais conhecido e prefere ser chamado.

E é ainda na década de 1990 que começam a surgir fabricantes em várias partes do Brasil, que transformaram o cenário cervejeiro nacional e, principalmente, a oferta desse produto. Como a própria Cevada Pura, muitas delas cresceram, prosperaram, continuam em atividade e em franca expansão bem como o mercado das cervejas artesanais que continua crescendo.

Dados de 2019 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontam que o número de cervejarias artesanais no Brasil saltou de 70 para quase 900, entre os anos de 2008 a 2018. São consideradas artesanais as cervejarias independentes ou microcervejarias, que não estão ligadas a grandes grupos e que produzem até 200 mil litros por mês.

“Apesar do enorme prazer em fabricar cerveja, ao contrário da maioria das pessoas que começam a produzir apenas por prazer e de forma incipiente, como um hobby, eu já imaginei o negócio como empreendimento. Quis fazer disso a minha profissão”, falou ao dizer que é isso que sabe fazer e não gosta de misturar as coisas.

“Com quase 20 anos de existência já somamos 25 rótulos diferentes em nosso portfólio. Nunca paramos de crescer e sempre mantivemos o objetivo de executar tudo com altíssima qualidade e hoje temos capacidade para produzir chope, cervejas em garrafas e latas”, completou Xandão ao lembrar que do total produzido 70% é de chope e os 30% são engarrafados e ou enlatados.

Além da cervejaria, a Cevada Pura possui um brewpub (bar dentro da fábrica onde o cliente degusta e ainda conhece as instalações e os equipamentos de produção), uma loja no Shopping Piracicaba e mais cinco franquias na região, nas cidades de Araras, Limeira, Mogi Mirim, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré.

Mas os investimentos não param e, apesar de ter fechado a Cevada Chopp Bar (choperia que perdurou por 12 anos), vem novidades por aí. “A grande novidade para este mês de aniversário é que vamos inaugurar o Cevada Empório Bar, ainda em setembro”, anunciou o empresário já convidando o público para prestigiar o novo point da cidade.

Apesar dos 25 estilos produzidos, 60% se concentra na produção da Pilsen, a preferida do paladar brasileiro e a grande campeã de vendas, representando a maior quantidade consumida dentre os estilos existentes no país.

“Temos o costume de tomar cervejas mais leves e refrescantes, por isso investimos na Pilsen, que é muito fácil de ser consumida e também é uma das minhas preferidas. Mas as IPAs têm caído no gosto dos amantes das cervejas artesanais, entre elas, a Tropical IPA, que tem minha própria receita é a que mais gosto”, contou ao lembrar que, depois da Pilsen, sua American IPA é a que tem a maior preferência entre seus consumidores e representa o segundo lugar no volume torta das vendas da Cevada Pura”, explicou.

Para ele, as cervejarias artesanais se destacam pela qualidade e nas inovações, em técnicas cervejeiras trazidas de várias partes do mundo, por novos estilos que utilizando muitas frutas e diferentes tipos de lúpulos, visando sempre criar uma cerveja especial e continuar crescendo, sem abandonar a qualidade.

“As microscervejarias não devem deixar de crescer com medo de abandonar a qualidade. Por sermos menores, se comparado com as cervejarias industriais, o que temos que fazer é acompanhar mais de perto o processo, com acuidade e capricho. Além disso, nossa matéria prima é selecionada e não utilizamos conservantes, ou seja, temos muitas vantagens que fazem com que o processo artesanal da produção de cerveja resulte em uma bebida mais fresca e de muito mais qualidade”, afirmou.

Projetando o futuro da marca, Xandão diz que o sonho é o de continuar crescendo. “Acredito naquele ditado em que se diz: ‘o olho do dono é o que engorda o boi’. Tanto que me entrego integralmente a todos os processos da empresa, pois desejo que a Cevada Pura venha a ser a melhor microcervejaria artesanal do Brasil em qualidade, gestão, produtividade e lucratividade. Esses são os verdadeiros prêmios que gostaria de colher. Para mim, o que tem o valor de uma medalha é receber do consumidor um sorriso estampado de satisfação quando está saboreando um produto Cevada Pura”, finalizou.

Serviço

Cevada Pura

Av. Dr. João Teodoro, 35 – Vila Rezende

(19) 3403-2929 e 97418-0141

https://www.facebook.com/CevadaPura

https://www.instagram.com/cevadapura

Horário de funcionamento:

Segunda a quarta das 9h às 18h

Quinta e sexta das 9h às 20h

Sábado das 9h às 18h

Domingo: das 9h às 14h