Cerveja Botocudos Damas da Noite Belgian Blonde Ale

14 de novembro de 2016 11 Por blogmundodacerveja

Cerveja Botocudos Damas da Noite Belgian Blonde Ale

Boa noite galera cervejeira, tudo bem com vocês?? Preparados para um belo feriado?? Bora conhecer uma nova cervejaria??

É isso mesmo amiga cervejeira e amigo cervejeiro, hoje iremos falar de uma bela cervejaria que encontrei no Instagram (mais uma!), falaremos hoje da Cervejaria Botocudos, cervejaria da cidade de Alvinópolis – MG. Primeiramente vamos falar de todo o sabor e aroma de uma deliciosa Belgian Blonde Ale com um nome muito bonito: Botocudos Damas da Noite. Além dessa cerveja, está no gatilho pra em breve ser comentada aqui no blog a cerveja que segundo o pessoal da cervejaria é a cerveja mais amarga do Brasil, a Botocudos Expresso Caipira, uma Double IPA com inacreditáveis 160 IBUs, e também uma cerveja que promete ser muito refrescante, a Botocudos Cachimbo da Paz, uma Weiss com hortelã.

E como sempre que possível, gosto de falar da história da cervejaria no primeiro post, e ninguém melhor que o Marcus Vinicius, um dos três amigos que criaram a Cervejaria Botocudos. Fala pra gente a história da Botocudos Marcus Vinícius:

A Botocudos Cervejaria Artesanal surgiu primeiramente como um hobby entre três amigos que se entregaram ao mundo da degustação de cervejas de qualidade e de estilos diferenciados. Surgiu então a ideia de fabricarmos nossa própria cerveja para simplesmente produzir em casa o que gostaríamos de beber. Compramos nosso primeiro equipamento de fabricação caseira para 20 L e começamos a empreitada. Depois de algumas brassagens verificamos que realmente tínhamos produzido algo de qualidade e de um nível mais elevado. Apresentamos essa receita totalmente original aos amigos e familiares e a alguns especialistas da área e praticamente todos ficaram maravilhados com o sabor. Era a Expresso Caipira, nossa Double IPA de 160 IBU. Encorajados pelos elogios decidimos inscreve-la no concurso de cervejeiros caseiros do Trembier Festival 2016, o Festival de Cervejas Artesanais de Tiradentes. Não tínhamos muita pretensão de premiação, estávamos ali mais pelo feedback dos renomados jurados, como por exemplo Marco Falcone, um dos sócios da Cervejaria Falke e grande conhecedor de cervejas, entre outros. Para nossa surpresa, conseguimos conquistar a medalha de prata na disputa com mais de 39 cervejas participantes, fato que foi o grande incentivo para finalmente entrarmos de cara no mundo cervejeiro e em, 1 de maio de 2016, fundarmos a Botocudos Cervejaria Artesanal.”

Então galera cervejeira, olha só que beleza essa história, estamos diante de uma Cervejaria que ainda é um bebê, com 6 meses de vida e já tem uma bela história. Agora tem uma coisa a ser explicada Marcus Vinícius, porque Botocudos?

Botocudos foi uma denominação genérica dada pelos colonizadores portugueses a diferentes grupos indígenas pertencentes ao tronco macro-jê (grupo não tupi) de diversas regiões geográficas cujos indivíduos, em sua maioria, usavam botoques labiais e auriculares. Habitavam o sul da Bahia e a região do Valedo RioDoce, incluindo o norte do Espirito Santo e Minas Gerais. Nossa querida Alvinópolis e região foram habitadas por essa etnia indígena. Dizem que os Botocudos foram os que mais ofereceram resistência aos homens brancos (Sai fora AMBEV, aqui não!). E é por essas e outras que decidimos homenagear esse povo com o nome de nossa cervejaria.”

Bela explicação Marcus Vinicius, e tem mais algo pra galera que tá lendo essa postagem?

A Botocudos Cervejaria Artesanal tem como foco em seus rótulos fazer um resgate cultural de identidades nacionais e também homenagear certos movimentos e pessoas que marcaram história na cidade de Alvinópolis. Entendemos que precisamos conhecer um pouco mais sobre nossas verdadeiras origens, como os povos indígenas e os povos africanos, evidenciando alguns de seus costumes e crenças. As vezes iremos dar nomes aos nossos rótulos evidenciando também alguns laços que unem os três sócios da cervejaria, como por exemplo o Rock’n Roll, que não se encaixa bem nas identidades culturais descritas acima, mas são de grande importância para os sócios.”

Agora, depois dessa bela apresentação da Cervejaria Botocudos, vamos falar da parte boa, bora falar , de cerveja, bora falar da Botocudos Damas da Noite Belgian Blonde Ale, pois até suas cervejas tem história pra contar, e pra falar da história por trás da Damas da Noite, chamo de volta o Marcus Vinicius:

“A Cerveja Damas da Noite vem homenagear um grupo de mulheres que ficaram conhecidas por esse próprio nome. Apreciadoras da vida boêmia e de uma boa cerveja, essas mulheres fizeram história nas noites alvinopolenses, e nada melhor que uma Belgian Blonde Ale para reviver suas memoráveis lembranças”

Cerveja vendida em garrafas de 600 ml, com um lindo rótulo, e 6,8 % de graduação alcoólica e apenas 23 IBUs de amargor, a Botocudos Damas da Noite Belgian Blonde Ale é uma cerveja de coloração dourada mais opaca, levemente turva, com espuma branca de boa formação e média duração, deixando rapidamente um delicado anel branco nas bordas do copo. Cerveja bastante perfumada, como toda boa Belgian Blonde Ale, seu aroma é bastante frutado e condimentado, no frutado lembra bastante cascas de laranja, fazendo uma breve lembrança de uma Witbier. Paladar ao mesmo tempo licoroso e cremoso por causa da inclusão de aveia em sua receita, dá pra sentir a presença do álcool no paladar, sabor rico, intenso, que acompanha o aroma de cascas de laranjas, um misto de  adocicado com um pouco azedo, e levemente, mas bem levemente amargo. Uma cerveja que também pode ser considerada uma experiência gustativa.

Segundo a Cervejaria Botocudos, a Damas da Noite Belgian Blonde Ale harmoniza muito bem com saladas, peixes e frutos do mar.

Amiga cervejeira e amigo cervejeiro que se interessou pela Damas da Noite Belgian Blonde Ale e quer comprar essa bela breja, entra em contato com eles no Instagram @botocudoscervejaria. E você que já experimentou essa bela cerveja, o que achou dela?? Gostou ou não gostou?? Conta pra gente aqui mesmo no post ou em nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br.

Saúde galera cervejeira, e ótimo feriado pra todos!!