Cerveja Colorado Cauim

11 de novembro de 2015 1 Por blogmundodacerveja

COLORADO CAUIM

Cerveja Colorado Cauim Lager

Olá a todos, hoje vamos falar de uma das primeiras microcervejarias do Brasil, fundada em 1996 por Marcelo Carneiro da Rocha em Ribeirão Preto – SP, a Cervejaria Colorado produz uma linha de cervejas com receitas tradicionais, mas com um ingrediente que garante um toque de brasilidade nos seus produtos como, por exemplo, mel de laranjeira, rapadura, café e a famosa água do Aqüífero Guarany que é uma das maiores e mais puras reservas de água doce do mundo.  Em Julho desse ano, a Cervejaria Colorado foi adquirida pela gigante Ambev, dando sequencia no seu plano de investir em cervejas artesanais, antes disso, a Ambev tinha comprado a Cervejaria Wäls, de Minas Gerais. E a cerveja da vez é a Colorado Cauim, e o ingrediente especial dela é a brasileiríssima mandioca.

Segundo o site da Colorado (www.cervejariacolorado.com.br), seu nome Cauim vem do Tupi, e se refere a uma antiga bebida fermentada de cereais e mandioca, fabricada pelos índios brasileiros.

Cerveja do estilo Premium American Lager, com 4,5% de graduação alcoólica, e vendida em garrafas de 600 ml, é uma cerveja de cor dourada, espuma branca, amargor moderado, bastante refrescante, uma bela companhia em um dia de calor. Na minha opinião, se tem uma cerveja que pode ser a porta de entrada no mundo das cervejas artesanais para aquela pessoa que “Ah, eu só bebo Kaiser…”, “Eu só tomo Brahma…”, “Na minha casa só entra Skol”, é a Colorado Cauim, pois é uma cerveja de estilo “semelhante” às nossas cervejas tradicionais, só que com a vantagem de beber um produto feito com mais cuidado, com matéria prima diferenciada, não quero de maneira nenhuma dizer que uma Kaiser, Brahma ou Skol não tem qualidade, longe disso, o que quero dizer é que uma cerveja artesanal, sem tanta industrialização é diferente,e à partir de uma cerveja de altíssima qualidade como a Colorado Cauim, essa pessoa pode começar a experimentar uma Weiss, uma IPA, uma Stout, e assim por diante.

Encontrada em supermercados e bares. Experimente e nos fale qual foi sua opinião sobre essa cerveja. Dúvidas, criticas e sugestões, mande um e-mail para bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br, abraços e boas cervejas a todos.