Resenha Cervejeira: Cerveja Brahma Extra Weiss

16 de outubro de 2017 5 Por blogmundodacerveja

Ola galera cervejeira!! Tudo bem com vocês?? 

Hoje é dia de falar de uma cerveja que muitos irão gostar, e que nos surpreendeu de forma muito positiva, estamos falando da Cerveja Brahma Extra Weiss, da mais que conhecida Cervejaria Brahma, marca que atualmente faz parte da AMBEV. 

Mesmo a Cervejaria Brahma sendo muito conhecida no Brasil afora, nunca é demais lembrar sua história, e aqui estamos falando de uma cervejaria de 129 anos, que foi fundada pelo suíço Joseph Villiger, com o nome de Manufactura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia. E a orígem de seu nome é controversa, pois há três possibilidades para a origem de seu nome: a primeira poderia ser à simpatia do suiço pela cultura indiana, já que Brahma (ou Brama ou Bramá) é uma divindade hindu, a segunda pode ser pela admiração pelo compositor Johannes Brahms, porém, o mais provável é que seja uma homenagem ao inventor da válvula de chope, o inglês Joseph Bramah. Em 1999, juntamente com a Cervejaria Antarctica criaram a Companhia de Bebidas das Américas (AMBEV). 

A marca Brahma Extra foi lançada em 1943, e na época era uma receita diferente com uma graduação alcoólica um pouco maior que a sua versão “mainstream”, em 2015, ela foi repaginada se chamando Brahma Extra Lager, e ganhou mais duas versões, a Brahma Extra Weiss, cerveja que falaremos hoje, e a Brahma Extra Red Lager. Tanto as versões Lager e Red Lager terão seu espaço aqui no BMdC em breve. 

Cerveja vendida em garrafas de 355 ml, com apenas 4,9 % de graduação alcoólica, a Brahma Extra Weiss é uma cerveja de coloração amarela palha cristalina, com espuma branca de média formação e duração. Sua receita além de malte de trigo e cevada, recebe também os famosos cereais não malteados, e isso pode ser o motivo de algumas sutis diferenças entre a Brahma Extra Weiss e outras Weiss do mercado, por exemplo, a coloração e a espuma que comentamos logo acima, geralmente uma Weiss tem uma coloração bem turva com espuma abundante com uma duração enorme. Agora, seu aroma é bem semelhante as outras Weiss do mercado, pois puxa bem para banana e cravo como toda Weiss de respeito tem que ter, e seu sabor tem a acidez e o paladar azedo bastante interessante. Outra diferença é o corpo bem mais leve que o tradicional. 

Opinião do BMdC sobre a Brahma Extra Weiss: Olha, foi como comentamos no início da postagem, uma cerveja que nos surpreendeu positivamente, pois mesmo tendo algumas diferenças em relação a outras Weiss do mercado, seu custo x benefício é muito alto, e ela poderá trazer muita gente que só conhece as cervejas “tipo Pilsen” a conhecer novos estilos e sabores, esperamos que as outras duas Brahmas Extras estejam à altura da Brahma Extra Weiss. 

E como vimos em seu site oficial (www.brahma.com.br) a Brahma Extra Weiss combina muito bem com queijo minas, aves, peixes e saladas. 

Essa cerveja é facílima de encontrar em supermercados e bares. E você que leu essa postagem, já bebeu a Brahma Extra Weiss?? O que achou dela, gostou ou não gostou?? Fala pra gente ou aqui no final dessa postagem ou em nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br. 

Saúde galera cervejeira, e bora beber!!