Resenha Cervejeira: Tito Bier/Dádiva Hildegarda Imperial Pilsner

Olá galera cervejeira, tudo bem com vocês?? 

A cerveja que falaremos hoje é simplesmente uma das mais belas e justas homenagens que foi feita para alguém que de uma forma ou outra contribuiu para o nascimento e desenvolvimento do mundo cervejeiro que conhecemos hoje em dia. E a pessoa homenageada merece e muito todo o carinho, reconhecimento e admiração de quem gosta de uma belíssima cerveja. A pessoa em questão é Santa Hildegarda de Bingen, e os responsáveis por essa homenagem em forma de cerveja são os amigos da Tito Bier, que juntamente com a ótima Cervejaria Dádiva criaram a Hildegarda, uma belíssima Imperial Pilsner. 

A história da Tito é bastante interessante. Ela nasceu na garagem de uma amiga do fotógrafo Claus Lehman e do designer Vini Marson. A casa dessa amiga fica na Lapa, próxima a rua Tito (aí o motivo do nome da cervejaria) e lá eles viram o lugar perfeito para cultivar uma ideia que já vinha embolorando na cabeça deles, entre um trabalho e outro, e cada vez mais no instável mercado editorial. “Por que não dedicar mais tempo à cerveja feita por prazer para distribuir aos amigos?”. Não é isso o trabalho? De lá para cá as garagens mudaram assim como as receitas e a cerveja extrapolou a roda de amigos. Mas, a vontade de fazer uma cerveja de que gostassem de verdade permaneceu a mesma. Em 2015 aconteceria o primeiro salto das panelas pequenas e da produção feita com os próprios braços para as grandes levas, com cerca de 2 mil litros. Hoje, produzem seus rótulos nas instalações da Cervejaria Dádiva, em Várzea Paulista, no interior de São Paulo.

Já a história da Cervejaria Dádiva quem acompanha o nosso blog há mais tempo sabe bem, pois a Dádiva é uma presença constante aqui no BMdC devido as suas belíssimas cervejas. Mas nunca é demais lembrar que a Cervejaria Dádiva é uma micro cervejaria artesanal do interior de São Paulo, que fica entre a Serra dos Cristais e a Serra do Japi. Com dois anos de existência, já conta com vários rótulos que já conquistaram o coração dos amantes da cerveja.  

Descubra o Horizonte é o mantra que rege as libélulas da Dádiva, um líndo símbolo da Dádiva que significa leveza, prosperidade, e alegria. Cada rótulo tem uma belíssima ilustração, aproximando o apreciador história e ao significado daquela cerveja.   

Santa Hildegarda de Bingen, uma das maiores personalidades cervejeiras de todos os tempos

Mas aí você que está lendo essa postagem poderá estar se perguntando: “Mas porque vocês estão falando que Santa Hildegarda de Bingen merece tanto uma homenagem cervejeira, o que ela fez de tão importante??” Hildegarda de Bingen (1098-1179) foi uma monja beneditina alemã, mulher à frente de seu tempo, mística, teóloga, pregadora e dramaturga. Também foi poetisa e compositora talentosa, tendo como legado uma extensa lista de manuscritos relacionados a todas estas áreas e ciências. E além de todas essas qualidades e talentos, ela também era uma notável observadora da natureza com fundamento científico, e é aí que entra sua festejada relação com o mundo cervejeiro, sendo atribuída a ela a primeira menção histórica sobre os efeitos aromatizantes e conservantes do Lúpulo nas produções da época feitas com cervejas de aveia. Na época, as cervejas tinham uma mistureba com gengibre, especiarias, flores e frutas silvestres que se chamava “gruit“, após suas pesquisas, nossa cerveja ganhou um ingrediente essencial, nosso querido e festejado lúpulo. 

A Tito Bier/Dádiva Hildegarda é vendida em lindas latas de 473 ml, com 8,1% de graduação alcoólica. Cerveja de coloração dourada límpida com espuma branca de boa formação e boa duração deixando marcas no copo e um anel de espuma até o final da taça. Cerveja de aroma com elementos cítricos e herbais. Seu sabor é intenso com paladar bem amargo, coisa que nos surpreendeu positivamente, amargor acima de outras cervejas do mesmo estilo que tivemos oportunidade de experimentar, uma cerveja leve, e bastante refrescante. 

Opinião do BMdC sobre a Tito Bier/Dádiva Hildegarda: Uma cerveja que faz jus à pessoa homenageada. Cerveja de muita personalidade, e que pode enganar quem pensa que o estilo Pilsner é somente uma cerveja refrescante com pouco amargor e baixo teor alcoólico, na lata já dá pra ver que não é bem assim com seus bons 8,1% de graduação alcoólica, e seu sabor e amargor faz cair por terra todo o pensamento que essa cerveja é apenas mais uma Pilsner. Belíssima cerveja que queremos beber outras vezes. 

A Tito Bier/Dádiva Hildegarda é vendida em lojas especializadas em cervejas especiais tanto físicas quanto on-line. Se você já bebeu dessa bela cerveja, conta pra gente o que achou, tanto aqui no final da postagem quanto no e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br. 

Saúde galera cervejeira, e bora beber!! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *