Mulheres no Mundo da Cerveja – Lívia Alves (Etilicos.com – @etilicos)

31 de maio de 2018 4 Por blogmundodacerveja

Olá galera cervejeira, tudo bem com vocês??  

No dia 08/03, Dia Internacional da Mulher, demos o pontapé inicial a um projeto que tínhamos em mente aqui no BMdC, fazer uma postagem mensal falando sobre as queridas e valorosas mulheres cervejeiras. No primeiro “Mulheres no Mundo da Cerveja” falamos sobre a (nossa opinião) maior mulher cervejeira de todos os tempos, Santa Hildegarda de Bingen, em Abril, falamos com uma das pessoas mais queridas do meio cervejeiro, a Cléo Trindade, que no Instagram é conhecida como a @garotacervejeira. E hoje nossa convidada é uma garota extremamente simpática, divertida, e que manja demais não apenas de cerveja, mas de muitas bebidas. Não é à toa que ela tem um portal voltado a bebidas. Estamos falando da querida Lívia Alves do portal Etílicos.com, do Instagram @etilicos, e do Etilicos.com no YouTube.

Nossa idéia inicial era chamar ela para um bate papo num bar, porém, a correria do dia a dia impediu essa intenção, dessa forma, ela aceitou bater um papo com a gente via WhatsApp, mas isso não impediu de sair um bate papo muito interessante a qual você poderá conferir agora: 

BMdC: Olá Lívia, muito obrigado por participar dessa homenagem às mulheres cervejeiras. O etilicos.com existe há quanto tempo??
Lívia Alves: O Etílicos está no ar desde novembro de 2010. E o canal no YouTube que é bem recente, está desde outubro de 2017
 

BMdC: Sabemos que o etilicos.com é voltado para todas as bebidas alcoólicas. Quais são as bebidas que você mais aprecia além de cervejas??   

Lívia Alves: No Etilicos.com nós trabalhamos com informações de qualidade e com um leve humor, ou seja, somos informais para conversar diretamente com o público que curte tomar umas biritas! Hahaha

Além da cerveja, eu sou uma pessoa que adora tomar Gin! Sério, sou louca por Gin tônica!
Mas não dispenso uma boa taça de vinho para relaxar e até curtir uma noite com os amigos.

Tanto no portal etilicos.com, no Instagram @etilicos e no seu canal no You Tube, você poderá encontrar muita informação legal, regado a muito bom humor.

BMdC: E cerveja, há quanto tempo você aprecia??
Lívia Alves: Olha, beber cerveja standard eu bebo faz muito tempo, mas cervejas artesanais eu comecei a beber por causa do Etilicos.com.
Então podemos contar que apreciar, entender, usar os 5 sentidos para uma degustação perfeita, eu julgo uns 6 a 7 anos por aí. Mas eu tenho muitas cervejas artesanais para experimentar nessa ainda vida.
 

BMdC: Qual foi a primeira cerveja especial que você bebeu??
Lívia Alves: Nossa! Aí complica hahahaha
Minha memória para essas coisas é fraca, mas vamos falar do primeiro estilo de cerveja que talvez seja mais fácil. Recordo-me de receber um kit de cervejas com 4 cervejas Lambic e a partir daí eu quis conhecer as outras famílias cervejeiras, estilos, sabores, cores e aromas
 

BMdC: Pergunta que infelizmente imaginamos a resposta, já sofreu preconceito por ser uma apreciadora de boas cervejas, ou por ser dona de um portal que fala de diversas bebidas??
Lívia Alves: Para ser bem realista, acredito que um preconceito diretamente a uma mulher que bebe cerveja, já é algo normal, mas aí essa mulher mostra para essa mesma pessoa o quanto ela sabe e entende, e fala com firmeza e confiança! Pronto! Ganhou um admirador!

Quando rolava uns eventos em SP chamado EBSP (encontro de blogueiros de SP), ninguém sabia quem escrevia para o Etílicos, e quando descobriam que era uma mulher, ficam super surpresos!

Hoje em dia quando eu falo que tenho um portal que fala sobre bebidas alcoólicas as pessoas arregalam os olhos e querem saber mais, ficam curiosas e pensam: como uma menina pode saber tanto sobre bebida? Mas depois ficam felizes porque receberam informação de qualidade e com umas palhaçadas da minha parte e muito conhecimento, e o privilégio de receber um OBRIGADO pela informação, é maravilhoso.  

 

BMdC: E como você se sai dessas situações chatas??
Lívia Alves: Quando rola uma situação constrangedora em relação a bebida e a mulher, eu mostro o quanto essa pessoa pobre! Pobre de conhecimento, informação e de respeito pelo próximo. Mas saio rindo e mandando beijo, porque sou dessas 🙂  

 

BMdC: Além do etílcos.com, sei que você é uma corintiana fanática (brincadeira com a Lívis, ela na realidade é palmeirense doente) e sei que você tem um trabalho relacionado a isso, mas conta pra gente o que você faz.
Lívia Alves: Existe duas paixões na minha vida e elas se chamam: cerveja e Futebol! E o meu Palmeiras é a minha vida! Time me orgulho diariamente, às vezes da vontade de xingar muito algumas atitudes do time, mas de resto é só alegria

Além de ser reconhecida pelo blog e o mundo das bebidas alcoólicas, as pessoas também me reconhecem pelo futebol, e graças a Deus eu tive a oportunidade de fazer os comentários dos jogos do Palmeiras no Allianz Parque pela Alle TV, e são coberturas dos jogos que rola na arena com comentários do torcedor durante o jogo.  É muito divertido 🙂  

Além dos canais do etilicos.com, a Livia Alves  também comenta os jogos do Palmeiras no Allianz Parque pelo Alle TV.

BMdC: E tem alguma novidade vindo da etilicos.com??
Lívia Alves: Algumas novidades que já chegaram na verdade, uma parceria com a marca Chico Rei, onde criamos uma loja dentro do site do Chico rei http://chicorei.com/Etilicos
São camisetas, canecas, capinha para todos os tipos de celular, almofadas, pôster, cadernos etc.

O canal do YouTube que a cada dia que passa eu torço para de crescer mais e mais. Quero trazer muitos vídeos legais, com informações, conhecimento, brincadeiras e receitas de drinks  

 

BMdC: E qual recado você gostaria de deixar para as mulheres cervejeiras??
Lívia Alves: Um recado super especial para as cervejarias e para as cervejeiras:
Mulherada nós vamos dominar o mundo cervejeiro! Porque somos lindas, inteligentes e gostamos de beber cerveja!