Resenha Cervejeira – Cerveja Prime Bier Weiss

15 de junho de 2018 0 Por blogmundodacerveja

Por: Pedro Freitas/Alberto Simplício

Olá galera cervejeira!! Tudo bem com vocês?? 

Bora continuar a falar da Prime Bier, cervejaria que estreou aqui no BMdC recentemente com a ótima Prime Bier Kölsch, e que agora dá as caras por aqui com a Prime Bier Weiss, outra cerveja da escola alemã de cervejas!! 

Conforme comentamos na postagem da Prime Bier Kölsch, conversamos com o Marcio Yuji Asanuma, um dos sócios da Prime Bier, e ele contou pra gente que a Prime Bier é uma jovem cervejaria, com apenas 1 ano e meio de operação. Foi fundada por dois executivos de mercado, com ampla experiência na introdução de novos produtos ao mercado e skills na área financeira. Pelo fato de um dos sócios ter trabalhado nas maiores empresas de cerveja, como AMBEV, Grupo Petrópolis, Estrella Galícia e Brasil Kirin resolveu aplicar esse conhecimento e entrar para o mundo das Cervejas Artesanais, porém com uma estratégia de ter um produto de altíssima qualidade, mas com um preço mais acessível. Durante a busca por uma cerveja que fosse diferenciada, mas que atendesse o público geral brasileiro. Passaram vários estilos e pequenos testes, pois o estilo escolhido deveria ser algo com um apelo de alto consumo. A primeira ideia foi criar uma Oktoberfestbier, ou Festbier para alemães, mas embora tivesse o apelo de alto consumo a mesma pelo BJCP possui uma graduação alcóolica mais alta, o que seria um problema para o paladar geral Brasileiro. Então certo dia enquanto as ideias estavam turbilhando na mente, um dos sócios conheceu, por acaso, no bar uma alemã da cidade de Colônia na Alemanha que sugeriu que seria uma excelente cerveja para o Brasileiro, porém tínhamos um enorme desafio pois existe um acordo válido na Europa que proíbe que a Kölsch seja produzida a mais de 90km da cidade natal do estilo (Convenção Kölsch). Como não abríamos mão de criar essa cerveja no Brasil pois acreditamos que esse estilo realmente teria e teve uma grande aceitação do público brasileiro. Fomos na Alemanhã buscar a levedura que é o coração da cerveja que que dá o aroma de vinho branco e um retrogosto seco como um vinho. Esse foi um grande diferencial embora pouco notado pelos consumidores em geral e quase nada notado por alguns beer sommeliers, que não tinham referência de uma Kölsch. Todas as outras kölsch criadas no Brasil são feitas com o fermento da Altbier ou alguma outra levedura de Ale Neutra que tenha baixa temperatura de ativação do fermento para não influenciar no aroma. Com o tempo vimos que para fortalecer a marca teríamos que criar outros estilos que tivessem fácil entradas nos clientes que já possuíamos e que não eram de cervejas artesanais. Mudamos a missão da Prime de uma cervejaria de estilo Alemão para uma cervejaria que replica fórmulas originais clássicas garantindo o tempo de maturação mínimo de 22 dias (quase todas as outras artesanais são feitas em 14 dias), insumos que nós mesmo importamos e a tecnologia da Beergren que construiu a fábrica com a consultoria do mestre cervejeiro Carlos Hauser.  

Cerveja vendida em garrafas de 600 ml, com 5,0% de graduação alcoólica e 12 IBUs de amargor, a Prime Bier Weiss é uma cerveja de coloração alaranjada bastante turva, espuma de boa formação e baixa duração, deixando rapidamente a cerveja sem espuma alguma, e isso, mais a turbidez do líquido faz com que um desavisado imagine que a pessoa esteja bebendo um suco ao invés de uma cerveja. Se a espuma deixou a desejar, o aroma vem forte. Todos aqueles aromas de banana e cravo que uma boa Weiss tem que ter estão presentes na Prime Bier Weiss e com bastante intensidade. E a mesma intensidade do aroma está presente no seu sabor levemente adocicado, com boa acidez e corpo médio. 

Opinião do BMdC sobre a Prime Bier Weiss: Ok, faltou espuma na cerveja?? Faltou. Mas foi só isso. Tudo que uma boa Weiss tem que ter está presente nesse belo exemplar de Weiss. Muito boa cerveja. 

Gostou do que leu e ficou afim de beber a Prime Bier Weiss? Entre em contato com eles no seu site (www.primebier.com.br) ou também em suas páginas no Instagram e no Facebook. E se você já bebeu essa cerveja, conta pra gente o que achou dela, pode ser aqui no final da postagem, ou se preferir, temos nosso e-mail pra você poder falar o que achou da breja, anota aí bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br 

Saúde galera cervejeira, e bora beber!!