Resenha Cervejeira: Cerveja Brahma Extra Lager

2 de julho de 2018 3 Por blogmundodacerveja

Por: Pedro Freitas

Olá galera cervejeira, tudo bem com vocês?? 

Hoje é dia de falar da Cerveja Brahma Extra Lager da mais que conhecida Cervejaria Brahma, marca que atualmente faz parte da AMBEV. Mais uma cerveja da linha Brahma Extra que já passou por aqui com a Brahma Extra Weiss. 

Conforme comentado na postagem da Brahma Extra Weiss, mesmo a Cervejaria Brahma sendo muito conhecida no Brasil afora, nunca é demais lembrar sua história, e aqui estamos falando de uma cervejaria de 129 anos, que foi fundada pelo suíço Joseph Villiger, com o nome de Manufactura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia. E a orígem de seu nome é controversa, pois há três possibilidades para a origem de seu nome: a primeira poderia ser à simpatia do suiço pela cultura indiana, já que Brahma (ou Brama ou Bramá) é uma divindade hindu, a segunda pode ser pela admiração pelo compositor Johannes Brahms, porém, o mais provável é que seja uma homenagem ao inventor da válvula de chope, o inglês Joseph Bramah. Em 1999, juntamente com a Cervejaria Antarctica criaram a Companhia de Bebidas das Américas (AMBEV).  

A marca Brahma Extra foi lançada em 1943, e na época era uma receita diferente com uma graduação alcoólica um pouco maior que a sua versão “mainstream”, em 2015, ela foi repaginada se chamando Brahma Extra Lager, e ganhou mais duas versões, a Brahma Extra Weiss, que foi a primeira cerveja da linha que apareceu no BMdC e a Brahma Extra Red Lager que em breve estará aqui no blog. 

Vendida em garrafas de 355 ml, com 5,5 % de graduação alcoólica (IBUs não informados), a Brahma Extra Lager é uma cerveja de coloração dourada límpida e brilhante com espuma de coloração branca de média formação e baixíssima duração (ponto negativo dessa cerveja), ela tem um aroma puxado para o malte, um pouco mais intenso que sua irmã “mainstream“. No sabor, ela é levemente adocicada, com seu amargor aparecendo de forma bastante discreta no final do gole. Cerveja extremamente leve e agradável de se beber. 

Opinião do BMdC sobre a Brahma Extra LagerUma cerveja que apresenta um excelente custo x benefício. Cerveja para ser bebida de forma despretensiosa, num bate papo com amigos, num churrasco, na praia, bela cerveja. 

Observando o rótulo da garrafa consta que a Brahma Extra Lager combina muito bem com carne vermelha e petiscos. 

Essa cerveja é facílima de encontrar em supermercados e bares. E você que leu essa postagem, já bebeu a Brahma Extra Lager?? O que achou dela, gostou ou não gostou?? Fala pra gente ou aqui no final dessa postagem ou em nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br 

Saúde galera cervejeira, e bora beber!!