Resenha Cervejeira: Água Lupulada H₂OP Cervejaria Araucária

24 de outubro de 2018 1 Por blogmundodacerveja

Por: Pedro Freitas

 

Olá galera cervejeira, tudo bem com vocês?? 

Hoje nossa postagem vai ser “pela metade”. Explico pra vocês. Pra quem ainda não sabe, os quatro ingredientes básicos para se fazer uma boa cerveja são água, cevada, lúpulo e levedura, porém, a bebida que falaremos hoje só tem a metade desses ingredientes, água e lúpulo. Sim galera cervejeira, falaremos da mais nova criação da Cervejaria Araucária da Cidade de Maringá – PR, a H₂OP, a primeira água gaseificada, lupulada e enlatada do Brasil, ideal para quem ama o aroma e sabor de lúpulo, e por algum motivo não poderá beber uma boa cerveja, pois ela não é uma bebida alcoólica, além de não ter açúcar, alergênicos lactose e glúten. 

A Cervejaria Araucária surgiu no final do ano de 2012 quando alguns amigos cervejeiros decidiram se unir com a ideia de produzir cervejas de qualidade. Atuando no mercado de cervejas artesanais no interior do Paraná, as cervejas Araucária têm um alto padrão de qualidade e tem como princípio buscar a excelência em suas cervejas. 

“Graças à cervejaria temos acesso constante às matérias-primas, como os lúpulos. Como piloto das panelas, adoro criar e inovar, apostar em tendências. Num dia simples da rotina da fábrica, tive a ideia de fazer uma água com lúpulo e gaseificá-la. Realizei alguns testes, oferecemos o líquido num dos nossos eventos, só pra brincar, e as pessoas adoraram o sabor, o frescor e principalmente o conceito. Despertou-se a curiosidade e vimos aí uma oportunidade”, conta o sócio e cervejeiro da Araucária Rodrigo Frigo. 

O nome surgiu de uma brincadeira que une o símbolo químico da água H₂O com Hop – palavra que significa lúpulo em inglês. De início, a distribuição iniciará nas cidades de Maringá, Curitiba e São Paulo para alcançar outras regiões do país. 

No dia 09/10 tivemos a oportunidade de conferir o lançamento da H₂OP no Empório Alto dos Pinheiros (EAP para os íntimos), e lá vimos uma bela lata de 355 ml, e dentro dessa lata, uma água de coloração turva, lembrando um refrigerante de limão. Mas essa comparação logo acabou ao sentir o aroma da H₂OP, um aroma muito fresco, cítrico, devido a infusão de lúpulos aromáticos, em sua maioria de variedades americanas. No sabor, a refrescância dos aromas seguem no sabor além de um sutil toque de limão, e sem amargor, pois conforme comentamos antes, foram só utilizados lúpulos aromáticos em sua receita. 

Delícia de Mojito feito com a H₂OP.

Mas o que já era bom ficou ainda melhor, pois foi servido ao pessoal que acompanhou o lançamento uma versão de Mojito feito com a H₂OP. A bebida que leva originalmente além da água com gás ou soda, rum branco, açúcar, hortela, gelo e limão ficou ainda mais interessante e refrescante com a inclusão da água lupulada H₂OP 

Em breve, além das cidades acimas mencionadas (Maringá, Curitiba e São Paulo) a H₂OP irá invadir todo o Brasil. 

Saúde galera cervejeira e bora beber.