Resenha Cervejeira: Invicta Conan

Resenha Cervejeira: Invicta Conan

27 de fevereiro de 2019 0 Por blogmundodacerveja

Por: Pedro Freitas

 

Olá galera cervejeira, tudo bem com vocês?? 

Bora continuar a falar da Cervejaria Invicta? A cervejaria de Ribeirão Preto – SP, dá as caras novamente no BMdC com uma Juicy IPA (ou NE IPA se preferir), a Invicta Conan. 

Cervejaria que já passou por aqui com as suas ótimas Imperial IPA 1000 IBU, a Black IPA Black Cat, a Invicta Pilsener, e a Invicta Hellbeirão Pils , e conforme comentado nas postagens anteriores, pesquisei sobre a história da Cervejaria Invicta, e ví no seu site que ela foi “fundada em agosto de 2011 pelo experiente mestre cervejeiro Rodrigo Silveira e pelo empresário Ismael Joaquim da Silva, a Invicta, cervejaria ribeirão-pretana, tem despontado cada vez mais no cenário nacional, sendo reconhecida especialmente por produzir cervejas com qualidade e ousadia. Atualmente com nove rótulos de linha, a Invicta produz e tem participação em outras marcas, como a paulistana Velhas Virgens, a carioca 2Cabeças, entre outras. Em pouco mais de quatro anos, a Invicta faturou prêmios nacionais e internacionais, como o tradicional Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau, MBeer Constest Brazil, South Beer Cup realizados no Brasil e Argentina, Copa Cervezas das Américas no Chile, Global Craft Beer Award na Alemanha, com destaque para a 1000 IBU, cerveja considerada a mais amarga nacional, eleita em 2014 como a melhor cerveja do Brasil pelos usuários do conceituado site de avaliação americano RateBeer. A atual fábrica tem capacidade de produção de cerca de 120 mil litros por mês. O objetivo é audacioso, atingir a marca de 500 mil litros por mês em cinco anos, mas para quem leva audácia no nome, os desafios são o ingrediente do sucesso”.    

Cerveja vendida em garrafas de 500 ml, com 6,0% de graduação alcoólica e 55 IBUs de amargor. A Invicta Conan é uma cerveja com coloração alaranjada, turva, com espuma branca de boa formação e duração, deixando uma pequena camada de espuma até o final do copo, e deixando marcas de espuma ao redor do copo. O aroma da Invicta Conan é muitíssimo frutado, com nuances de frutas cítricas e amarelas bem ao estilo das cervejas do estilo NE IPA/Juicy IPA, e os aspectos frutados desse aroma também aparecem com muito destaque no sabor, muito frutado e um pequeno amargor como uma boa cerveja do estilo. Cerveja de corpo médio, mas isso não impediu de ela ser bastante refrescante. E para minha alegria ela tem um delicioso harsh (sensação de arranhar na garganta) no final do gole. Porém, com duas diferenças em relação a algumas cervejas do estilo já provadas aqui no BMdC, a primeira é que geralmente essa sensação se dá mais no final da garrafa, e na Invicta Conan, essa sensação já foi notada desde o primeiro gole; e a segunda diferença é que nas outras cervejas, esse harsh, mesmo no final do gole é sentido com uma potência muito grande, e no caso da Invicta Conan, desde o primeiro gole até o último, esse harsh foi mais discreto mas muito gostoso. 

Opinião do BMdC sobre a Invicta Conan: Maravilha de cerveja!! Eu confesso que sou suspeito de falar de uma NE IPA/Juicy IPA quando ela apresenta as características básicas do estilo que são aroma e sabor bastante potentes e um harsh agradável no final do gole. E essas características bateram perfeitamente no caso da Invicta Conan. Uma cerveja daquela relação que sempre falo que quando a garrafa acaba vou diminuindo a quantidade do gole para que ela não acabe tão rapidamente. 

A Invicta Conan é encontrada hoje em lojas especializadas em cervejas artesanais tanto físicas quanto on-line. E você já experimentou a Invicta Conan?? O que achou dela, gostou ou não gostou?? Conta pra gente o que achou ou aqui embaixo, no final da postagem, ou se preferir, tem o nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br. Sua opinião é muitíssimo importante nesse espaço cervejeiro!!   

Saúde galera cervejeira e bora beber!!