Cerveja Wigg Beer Weizenbier #invasaocarioca – Parte 01

24 de julho de 2016 9 Por blogmundodacerveja

Cerveja Wigg Beer Weizenbier

Olá galera cervejeira, tudo bem com vocês???

Hoje eu tenho a honra de falar de uma cervejaria que conheci no Instagram, a Cervejaria Wigg Beer, da cidade de Macaé no Rio de Janeiro. Hoje, falaremos da Weizenbier, cerveja  de trigo que quem acompanha esse blog a mais tempo sabe que tenho uma queda por esse estilo, e a American IPA, que em breve estará aqui no blog.

Como que eu conheci essa cervejaria? Gosto muito de acompanhar outras páginas do Instagram de pessoas que entendem muito mais do que eu de cerveja, assim acabo aprendendo mais e mais. E numa página que eu considero uma das melhores páginas cervejeiras do Instagram, do meu amigo @bar_do_magrao acabei vendo uma resenha que ele fez sobre essa cervejaria, e gosto de interagir com as páginas que sigo, e até com a cervejaria em si. O Magrão, sempre solícito com seus seguidores prontamente respondeu minha mensagem, mas o que me deixou bastante contente foi também ter a interação da página da Wigg Beer. Ví que alí não tinha apenas um profissional falando da sua cerveja, e sim tinha um cervejeiro de coração. E pessoas assim meus amigos que acompanham esse blog, vale muito a pena conhecer.

Detalhes de seu belo rótulo

Tive a certeza disso quando conversei com o dono da cervejaria, Bruno Azevedo. Perguntando sobre quando que começou a cervejaria e o porque do nome Wigg Beer, ele me mandou um belo texto, tão bacana que compartilho com vocês na íntegra (o post vai ficar um pouco grande em relação a outros posts, mas vale a pena), fala aí Bruno Azevedo:

“O que falar da Wigg Beer? Isso me faz pensar em muitas coisas. Desde a época em que iniciei a degustar cervejas artesanais, cervejas especiais e, além disso, cervejas caseiras. As cervejas onde o cifrão não é o ingrediente especial e sim o amor, o carinho, a dedicação e a vontade de ter um resultado único e com uma identidade que transfira ao degustador o que nós somos.
A Wigg Beer iniciou como um hobby entre dois amigos, os quais eram motivados a fazer sua própria cerveja. Como sempre tento me aprofundar em coisas que me motivam, decidi estudar um pouco antes da primeira brassagem (cerca de 1 ano). Nossa quanta química e quantos processos envolvidos para se atingir um resuldado com prazo não muito curto! Acredito que este foi um dos principais motivos para que um dos amigos desistisse de seguir com a vida cervejeira. Mas isso não nos separou como amigos e nem me desmotivou, ao contrário, tento evoluir cada vez mais e me dedico a cada dia que passa para conseguir atingir um grau de aceitação nesse mercado de cervejarias caseiras e claro visando sempre um crescimento da produção até atingir as cervejas comerciais. Iniciamos com a primeira brassagem em Janeiro desse ano (2016), ainda somos pequenos, com levas reduzidas mas com o coração e vontade imensos e intensos.
Sempre tenho apoio dos familiares e claro da pessoa que inspirou o nome da cervejaria Wigg Beer.
Esse nome vem da pessoa que me apoia a quase 10 anos. Minha namorada foi a motivação desse nome. Eu digo que ela chegou com o Wigg e eu com a cerveja Beer…kkkk
Achamos que o significado da nossa União a tantos anos e amor companheiro, além de muita história e coisas que passamos nesse tempo, seria o necessário para descrever o quão dedicado seria para engarrafar e espalhar esse amor líquido para degustadores e apaixonados por cerveja artesanal desse Brasilzão de meu Deus.
Acredito que essa seria uma breve descrição do que somos e a importância que damos aos nossos degustadores e as nossas cervejas.”

Cerveja com espuma cremosa, densa e boa formação.

A Wigg Beer Weizenbier é uma cerveja vendida em garrafas de 300 ml com um rótulo bem bonito, tradicionalíssima Weizenbier com 4,7 % de graduação alcoolica e apenas 15 IBUs de amargor, ela tem uma linda coloração amarelo turvo, quase laranja com uma espuma cremosa, densa, com boa formação e média duração. Seu aroma é bastante rico, no rótulo fala que o aroma lembra casca de pão, coisa que eu percebi, e também os tradicionais aromas de banana e cravo bem proeminentes. Seu sabor é bastante “temperado”, acompanha bem os aromas que estão presentes e com boa acidez, característico do estilo. Sobre o seu sabor, eu prefiro assim, geralmente as Weizenbiers nacionais tem um sabor mais suave, coisa que não diminui a qualidade dessas cervejas, mas tenho uma certa preferencia por uma Weizenbier com um sabor mais marcante, e das nacionais, além dessa belíssima cerveja que estou falando, também citaria a Madalena Weiss como cervejas de trigo que tem esse sabor mais marcante.

Confesso que queria muito falar dessa cervejaria por dois motivos: o primeiro eu já citei, pela simpatia de seu dono, o Bruno Azevedo, que como falei é um cervejeiro de coração. O segundo motivo, é uma homenagem que faço ao Estado do Rio de Janeiro. Porque essa homenagem BMdC?? Se você é de São Paulo e nunca foi ao RJ? Graças à Deus, estou com quase 5400 seguidores no Facebook, e lá tem uma ferramenta que fala de qual estado vem esses seguidores, dá uma olhada nisso:

Obrigado RJ!!

Pois é, isso me deixa extremamente feliz, não sou carioca, sou paulista, mas o local que mais tenho seguidores é o Rio de Janeiro. Ok é a cidade do Rio, mas porque estou falando isso num post de uma cerveja feita em outra cidade carioca? Pois gostaria de prestar essa homenagem além da cidade, ao estado do Rio de Janeiro. Esse #invasaocarioca  no título é por causa disso, e não vai parar por aí. Em breve teremos outros posts falando de ótimas cervejas feitas no RJ.

Como diz o rótulo da Wigg Beer Weizenbier, ela “harmoniza com queijos azuis, chucrute, chocolate com banana e momentos especiais”. Essa cerveja ainda é um pouco difícil de encontrar, o mais fácil é falando diretamente com eles via Instagram no endereço @wiggbeer. E você, já experimentou a Cerveja Wigg Beer Weizenbier?? Gostou dela?? Não gostou dela?? Fala pra gente aqui mesmo no blog ou no nosso e-mail: bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br. Sua opinião é de extrema importância pra gente, sejam muito bem vindos para dar suas criticas, opiniões, sugestões, elogios, fiquem à vontade.

Agora uma pergunta básica:

E aí BMdC, curtiu a cerveja?? Beberia ela de novo??

Com toda a certeza! Ótima cerveja de trigo nacional, uma das melhores que experimentei até agora.

Um forte abraço a todos os amigos cervejeiros!! Boas cervejas!! Cheers!!

Onde encontrei:

No @wiggbeer no Instagram

Valor: R$ 8,00 a garrafa + transporte