Não é só Cerveja!! Minha primeira cerveja, e coleção de copos cervejeiros

27 de março de 2019 3 Por blogmundodacerveja
Por: Diego Rodrigues
Olá galera cervejeira, tudo bem com vocês??
O BMdC tem o prazer de abrir as portas para um grande amigo de vários anos para escrever aqui!! Estou falando do Diego Rodrigues, fundador do ótimo Instagram @vaiumabrejaai, e que agora também faz parte da família BMdC. E hoje ele se apresenta com não apenas um tema, e sim dois bons temas: sua primeira cerveja, e coleção de copos cervejeiros!
Chega mais Diegão, conta pra gente sua história!!
Durante a nossa jornada pelo universo das cervejas artesanais/especiais, nos deparamos com um novo mundo que se apresenta para nós a cada gole e é com esse breve texto que inauguramos a seção “Não é só cerveja! ” Onde traremos assuntos variados relacionados ao universo cervejeiro como colecionismo, dicas, bares entre outras coisas que ainda não pensamos.
Quem aqui lembra qual foi a sua primeira cerveja artesanal? Puxa, me senti nostálgico agora que estou escrevendo para vocês. Minha primeira aventura nesse meio veio através de um amigo, onde estávamos num bar ali nas travessas da Avenida Paulista bebericando algumas Heineken e jogando conversa fora. De repente ele me solta: Diego, você já bebeu alguma cerveja especial? Eu logo de cara respondo: “Nem sei que porra é essa! Kkkk” e ele continua: …Cara, não tem nada mais gostoso que tomar uma Brewdog Punk IPA geladinha! …você deveria experimentar, mas quando for comprar, lembra de comprar também um copo com a boca larga para que você sinta os aromas da cerveja….
Pois bem, fui embora achando que meu amigo era frescurento e mais estranho do que eu imaginava! Logo na semana seguinte, lá estava eu no mercado e me deparei com várias garrafinhas dessa tal Brewdog…olhei o preço e me deu até uma dor no peito 30 reais uma longneck! Pqp, que assalto! Mas lembrei do que meu amigo havia falado e resolvi pegar uma de cada, lembro até hoje: 5AM, Punk IPA e Hardcore IPA. Ah, não esqueci do copo não! Fui lá e peguei o copo com a boca larga!
Cheguei em casa, gelei a criança, servi, senti o cheiro frutado da Punk IPA, dei o primeiro gole e pá! Achei uma bosta! Liguei para meu amigo e xinguei muito ele! Puta treco amargo! Sério, bebi só porque paguei 30 reais! Ele só ria de mim e eu só xingava mais e mais ele! Daí ele me disse que eu deveria começar nas cervejas de trigo que eram mais suaves e que com o tempo meu paladar iria evoluir e que passaria a gostar de outros estilos e tudo mais!
Pois bem, embarquei nessas de tomar cervejas de trigo, toma uma, duas, três…quando me vejo, começo a perceber que estava bebendo a cerveja de forma errada! Mas pera, e tem jeito certo de beber? Não é só pôr no copo e beber? Não! Não! E, Não! Descobri que existiam copos certos para se beber as cervejas de trigo, daí li sobre como deveria ser feito o serviço da cerveja e daí que surge uma das coisas mais legais quando se começa a beber cerveja! Os copos! E é esse o primeiro tema que gostaria de falar! Coleção de copos cervejeiros!
Como é sabido por grande maioria das pessoas, existe sim um copo recomendado para cada estilo de cerveja, mas isso não o obriga a ter um copo da marca x, y ou z, o fato é que faz diferença na tua degustação utilizar o modelo correto de copo/taça/caneca. No meu caso, comecei a gostar muito dos copos de cerveja de trigo e acabei comprando vários deles, comecei a querer ter um copo com a marca de cada cerveja que iria beber, logo isso virou um hobby, comecei a comprar kits de cerveja, copos em lojas, e logo quando percebi já tinha uns 30 copos! Conheci um amigo que era colecionador e ele me perguntou se eu gostaria de participar do grupo, logo me vi cercado de gente que tinha o mesmo hobby que eu e em 1 ano cheguei a ter uns 150 copos diferentes, minha esposa que não curtiu muito a idéia, porque eu fui tomando os espaços do armário todo e já não tinha espaço para tanto copo!
O mais engraçado disso tudo é que você começa a querer ter experiências mais completas, e eu explico o porquê, você já tomou aquela cerveja que você gosta muito no copo que a cervejaria criou para ela? Cara, é um prazer indescritível! E isso é viciante, geralmente quando eu compro uma cerveja muito foda, eu espero até achar o copo da cervejaria para ter a minha experiência completa!
Obviamente que o principal ainda é beber, se encontrar com os amigos e jogar uma boa conversa fora (lembra do começo desse texto?), mas se você for um cara aficionado por itens cervejeiros especialmente em copos, você vai se solidarizar comigo e me entender!
Aqui vão alguns itens da minha coleção, acompanhado da estrela principal, a Cerveja!
Conta aí para nós se você curte um copinho raiz (americano) ou se já tem aqueles copos favoritos!