Resenha Cervejeira: Van Been Pieter de Zeeman

Resenha Cervejeira: Van Been Pieter de Zeeman

3 de maio de 2019 0 Por blogmundodacerveja

Fonte: Pedro Freitas

 

Olá galera cervejeira, tudo bem com vocês?? 

Hoje é dia de voltar a falar da Cervejaria Van Been. Cervejaria que apareceu aqui no BMdC com uma ótima cerveja, a Van Been L’Arrivo, uma Pale Ale com toque de vinho branco em barrica italiana, agora aparece com uma Double Belgian IPA, a Van Been Pieter de Zeeman.  

Conforme comentei no post da Van Been L’Arrivo, a história da Van Been começou em 2012, quando Dante Casarotti, dono da marca, após ser presenteado pela sua esposa com um curso de fabricação de cerveja caseira, se apaixonou pelo processo e iniciou a produção para seu próprio consumo. Com o sucesso da produção, ele alçou voos mais altos, colocando suas criações no mercado, com forte ligação da sua história: o nome Van Been é uma homenagem ao sobrenome da família de sua mãe, de origem holandesa. Tanto é que seu slogan é “A cerveja holandesa, de influência belga, nascida no Brasil”. A Van Been é uma cervejaria cigana, quem acompanha nosso blog sabe que esse termo significa que a cervejaria utiliza tanques de outras fábricas para a sua produção, e a fábrica escolhida para a produção da cerveja é a Carranca, na cidade de Avaré, interior de SP. 

Cerveja vendida em latas de 473 ml com uma arte linda (algo normal nas cervejas da Van Been), a Van Been Pieter de Zeeman é uma cerveja com 8,8% de graduação alcoólica, e 70 IBUs de amargor. Cerveja de coloração âmbar, turva, uma cor muito bonita, com espuma branca de boa formação e ótima duração deixando uma boa camada de espuma até o final da taça. O aroma da Van Been Pieter de Zeeman é bem interessante, um frutado diferente de uma IPA tradicional, com uma lembrança voltada as boas cervejas de estilo belga. No sabor não vou fazer firula, vou direto ao ponto, ela é simplesmente deliciosa, pois há um início de gole levemente adocicado, após percebi um sabor que lembra muito banana com um paladar licoroso e um amargor bem potente graças a um Dry Hop com dois belíssimos lúpulos: Simcoe e Mosaic 

Opinião do BMdC sobre a Van Been Pieter de Zeeman: A Van Been Pieter de Zeeman é uma cerveja com complexidade de aroma e sabor, mas que ao mesmo tempo é bem tranquila de se beber. Mais uma cerveja muito bem feita pelo Dante da Cervejaria Van Been. 

A Van Been Pieter de Zeeman é vendida nas melhores lojas de cervejas artesanais, tanto físicas quanto on line. E você, já bebeu a Pieter de Zeeman ou qualquer outra cerveja da Van Been?? O que achou dela, gostou ou não gostou?? Você poderá dar sua opinião tanto aqui, ou se preferir, poderá mandar um e-mail para bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br. 

Saúde galera cervejeira e bora beber.