BMdC News: Com que cerveja eu vou?  Saiba com qual estilo de bebida harmonizar o almoço de dia das mães

10 de maio de 2019 0 Por blogmundodacerveja

Separamos algumas opções de cervejas da Berggren que combina com carnes e até pratos vegetarianos

Fonte: Renato Lopes (Notícia Expressa)

 

No mês de maio, comemoramos uma das datas mais especiais do calendário: o Dia das Mães. Cada um prefere comemorar de um jeito, seja em um churrasco, em um almoço ou jantar no restaurante ou até mesmo uma confraternização em casa, o importante é festejar. Mas na hora de saborear uma refeição vem sempre uma dúvida: qual é a bebida ideal para cada tipo de prato? Para esclarecer essa questão, o beer sommelier da BerggrenRobson Vergillio, listou algumas opções de cervejas que combinam com diferentes tipos de pratos, e que também podem ser uma alternativa de presente para elas, confira:

– Para harmonizar com frutos do mar e refeições mais leves:

American Lager

American Lager é a cerveja perfeita para todos os momentos. Dourada, com espuma cremosa e persistente, a receita leva uma mistura especial de maltes de cevada e uma seleção única de lúpulos norte-americanos de características cítricas. O resultado é uma cerveja leve e com baixo amargor, exatamente como deve ser!

Harmonização: Camarão, Caranguejo, Lula frita, Salames, Filé de Frango

Witbier

Witbier é uma cerveja de coloração amarelo palha, que apresenta leve turbidez e boa formação de espuma. Além da semente de coentro, leva em sua receita raspas da casca de laranja e limão, ingredientes que conferem um toque de criticidade à cerveja.

Harmonização: combina muito bem com feijoada, por exemplo, saladas, queijos leves, frutos do mar, salmão, sushi e ceviche.

– Para harmonizar com petiscos:

APA

American Pale Ale (APA) é uma cerveja de coloração acobreada e com boa formação e retenção de espuma. No aroma o lúpulo surge em primeiro plano trazendo notas cítricas e, no sabor, o amargor é equilibrado pelo dulçor do malte. De corpo médio e final levemente seco, é uma cerveja com alta drinkability e a melhor opção para quem quer sair do óbvio.

Harmonização: Amendoim, batata frita, castanha de caju, amêndoa, casquinha de siri,

 

– Para harmonizar com lanches:

IPA

A cerveja Índia Pale Ale (IPA) é uma bebida de coloração cobre profundo e espuma cremosa e abundante. O lúpulo surge em primeiro plano tanto no aroma, trazendo notas florais e cítricas, quanto no sabor.

Harmonização: Hambúrguer, picanha ou grelhados.

 

– Para harmonizar com pratos vegetarianos

Weiss

Elaborada com cereais malteados de trigo, esta cerveja não filtrada, turva e opaca destaca-se pelo delicado sabor de malte, aroma de frutas e especiarias cítricas. Sua espuma é tão densa, compacta, que é carinhosamente chamada de “creme”.

Harmonização: pratos vegetarianos (desde que não muito condimentados), vegetais e frango grelhado e pratos da culinária japonesa e alemã.

 

Sobre a Berggren

Berggren é uma cervejaria que foi oficialmente inaugurada no mercado em novembro de 2015. Quem está à frente dos trabalhos é o Diretor Geral Lucas Berggren. A empresa teve seu projeto iniciado entre 2008/2009 quando a família Berggren começou a estudar o funcionamento dos equipamentos para a montagem da fábrica e entre 2013/2014 a família, que tem atuação na indústria têxtil, ganhou um fôlego financeiro e retomou a concepção do projeto.

Produzindo cervejas de estilo clássico e outras inspiradas na Escola Americana, a Berggren Bier conta com uma fábrica piloto (com laboratório e estrutura de envase) para testar as cervejas – algo presente em poucas cervejarias do país.