Resenha Cervejeira: Berggren American Lager

15 de maio de 2019 0 Por blogmundodacerveja

Por: Pedro Freitas

 

Olá galera cervejeira, tudo bem com vocês? 

Quem conhece o BMdC já deve ter lido várias vezes (e irão ler muito mais rsrs) que o Brasil é um país abençoado de várias e várias ótimas cervejarias, e que em três anos de blog, ainda não falamos de muitas dessas ótimas cervejarias, e uma dessas (finalmente!) chega ao blog, a Berggren Bier da cidade de Nova Odessa, interior de São Paulo, e pra começar a falar dessa cervejaria, bora falar da sua American Lager, a versão da Berggren para a nossa loira gelada do dia a dia. 

A Berggren Bier é uma cervejaria que foi oficialmente inaugurada no mercado em novembro de 2015. Quem está à frente dos trabalhos é o Diretor Geral Lucas Berggren. A empresa teve seu projeto iniciado entre 2008/2009 quando a família Berggren começou a estudar o funcionamento dos equipamentos para a montagem da fábrica e entre 2013/2014 a família, que tem atuação na indústria têxtil, ganhou um fôlego financeiro e retomou a concepção do projeto. 

Produzindo cervejas de estilo clássico e outras inspiradas na Escola Americana, a Berggren Bier conta com uma fábrica piloto (com laboratório e estrutura de envase) para testar as cervejas – algo presente em poucas cervejarias do país. 

Berggren American Lager é uma cerveja vendida em garrafas long neck de 355 ml, com 4,7% de graduação alcoólica e apenas 10 IBUs de amargor (recentemente a Berggren mudou seus rótulos, esse rótulo acima é a versão antiga), ela é uma cerveja de coloração dourada bastante límpida, com espuma branca de média formação e baixa duração, se dissipando rapidamente. O aroma da Berggren American Lager é puxado pelos maltes utilizados na sua receita, com um leve cítrico que percebi bem discretamente por causa dos lúpulos americanos que estão presentes. No sabor, a Berggren American Lager tem um sabor pronunciado do malte com um amargor leve, porém um pouco mais intenso que as cervejas tradicionais. Cerveja levíssima, que traz uma sensação de refrescância a cada gole bebido. 

Opinião do BMdC sobre a Berggren American Lager: Nem preciso dizer que essa cerveja é uma pedida perfeita para apresentar para uma pessoa que nunca experimentou uma boa cerveja artesanal, pois ela tem algumas diferenças entre ela e uma cerveja de massa, como o aroma e sabor mais ricos que as tradicionais que você encontra em qualquer lugar. Vale a pena experimentar, e se estiver com um pouco mais de dinheiro no bolso, e quer impressionar a galera num churrasco, vale a pena levar para combinar com uma boa carne assada. 

Cerveja encontrada em lojas físicas e on-line de cervejas artesanais e também em bons bares (já encontrei). E você que está lendo essa postagem, já bebeu a Berggren American Lager ou qualquer outra cerveja da Berggren?? O que achou dela, gostou ou não gostou?? Fala aqui pra gente, ou se preferir, pode mandar um e-mail para bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br que teremos prazer em saber da sua opinião. 

Saúde galera cervejeira e bora beber!!