Cerveja Vedett IPA

28 de agosto de 2016 0 Por blogmundodacerveja

Cerveja Vedett IPA

Olá galera cervejeira, tudo bem com vocês??

A cerveja de hoje confesso que fazia um bom tempo que estava à procura, e graças aos meus grandes amigos do Instagram @vaiumabrejaai (quem está lendo esse post e tem Instagram, sigam eles que vocês vão ser inundados de boa informação sobre cervejas, os irmãos Diego e Patrick mandam muito bem) acabei tendo a honra de beber. Vindo da Bélgica, falaremos de uma cerveja feita pela cervejaria Duvel Moorgat, a ótima Vedett, que já passou aqui no BMdC com a ótima versão Witbier, agora, troca a suavidade do estilo Witbier para um sabor mais marcante e com muito mais amargor, e temos pra hoje a também ótima Vedett IPA.

A Vedett IPA é uma cerveja que tem como particularidade o uso de leveduras belgas. E o que é isso BMdC? Quem acompanha esse blog desde o início viu que foi feito alguns posts explicando para que serve cada ingrediente, e a levedura, ou fermento, serve para transformar os açúcares do malte em álcool, isso numa forma simples de explicar, porém, algumas leveduras ajudam a potencializar aromas e sabores, e as leveduras belgas tem como característica potencializar tanto aroma quanto sabor frutado e condimentado de suas cervejas, e o resultado disso numa IPA ficou extremamente interessante.

Espuma bonita e cremos com boa formação e duração.

Vendida em garrafas de 330 ml com apenas 5,5% de graduação alcoólica, a Vedett IPA é uma cerveja com uma bela coloração laranja turva, e essa cerveja produz uma espuma branca com bolhas grandes, boa formação e duração, e essa espuma vai deixando suas marcas nas bordas do copo, diminuindo o tamanho do colarinho até ficar uma camada fina de espuma no final do copo. No aroma, a junção dos lúpulos utilizados com a levedura belga fez essa cerveja ter um aroma bastante cítrico, muito gostoso e agradável. Esse aroma lembra tangerina, e de forma mais sutil manga e mel. Seu sabor acompanha o aroma, no primeiro gole, uma explosão de amargor toma conta a boca, mas um fato que eu achei engraçado, parecia que a cada gole o nível de amargor baixava, não era aquele amargor resinoso, até desagradável de beber no início, mas no final esse amargor estava bem mais suave. Você que está lendo esse post, nunca tomou uma IPA por medo de não curtir um amargor mais forte, recomendo experimentar essa Vedett IPA, acredito que ela vai te satisfazer.

Geralmente uma boa IPA acompanha muito bem queijos de sabor mais forte, carnes grelhadas e assadas e comida indiana (ah, com certeza né rsrsrs). E ela pode ser encontrada em lojas especializadas em cervejas tanto físicas quanto virtuais. Se você já experimentou a Cerveja Vedett IPA, conta pra gente o que achou dela, se gostou, se não gostou, pode ser tanto aqui abaixo quanto no nosso e-mail bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br.

Grande abraço à todos que acompanham esse blog que é feito com tanto amor e carinho. Saúde à todos!!!