Resenha Cervejeira: Juan Caloto Deseos Prohibidos (New England IPA com manga e maracujá)

2 de outubro de 2019 2 Por blogmundodacerveja

Por: Pedro Freitas

 

Olá galera cervejeira, tudo bem com vocês?? 

 

“Después de un terrible invierno, ele está de vuelta!” Quem acompanha o BMdC desde o início sabe que quando eu me dano a escrever num portunhol lindo é porque vou falar de uma cervejaria que sou fã em todos os sentidos. Sííííí galerita cervecera!! Tô falando da Juan Caloto que já passou aqui no blog com as ótimas  Mi Nombre És Vinganza, uma Little Bit Sour Double Juicy IPA, Una Boca Con Tierra Non Conta Mentiras, uma Saison (ou Farmhouse Ale) com adição de pitangas e amoras, Hey Gringo! What do You Want? uma belíssima NE IPA, Alucinaciones de Suquidêz uma American Pale Ale com inclusão de amoras, e sua última aparição foi com a El Segredo de Karina Cristina Vol. 2, uma Western Double Juicy IPA. E depois desse inverno sem ter o prazer de ter suas ótimas cervejas aqui no blog eles estão de volta com (segundo eles mesmos) um lindo encontro entre o Cão chupando manga e a Maracujá de gaveta, sim galera cervejeira, estou falando de um dos seus últimos lançamentos, a Deseos Prohibidos, uma NE IPA com inclusão de manga e maracujá em sua receita. Cerveja essa que tive o prazer de beber num dos lugares que considero a casa do Blog Mundo da Cerveja, estou falando do Pub 45 em São Caetano do Sul, e um dos lugares que mais adoro estar.

 

Em todas as postagens sobre a Juan Caloto, comentamos que descobrimos boa parte de sua história assistindo vários vídeos sobre eles no You Tube que o Felipe (John, o Juan da Juan Caloto) e Marcelo (Calote, o Caloto da Juan Caloto) iniciaram sua produção de cervejas em casa, como todo bom cervejeiro. No ano de 2015, eles participaram em um crowdfunding do Social Beers, conseguindo o valor desejado para fazer sua cerveja em uma cervejaria de forma muito mais rápida do que planejado. Foram 600 bandoleros que auxiliaram eles a levarem para a Cervejaria Blondine como uma cervejaria cigana, e com a ajuda do excelente Mestre Cervejeiro Victor Marinho a primeira leva de seu primeiro rótulo a Juan Caloto Wild West IPA. Depois desse sucesso, foram feitas algumas evoluções na receita, e se antes a Juan Caloto era vendida em garrafas de 310 ml, agora são vendidas em latões de 473 ml, como todas as outras cervejas da linha. Outra coisa legal sobre a Juan Caloto é que o Marcelo, o Calote é desenhista, e foi ele quem criou o personagem que impera em seu logotipo e nos rótulos das cervejas. E ele comenta que o Juan Caloto tinha que sair do cruzamento dele, com o Felipe John e com o ator Danny Trejo, e dessa mistureba saiu o simpático personagem Juan Caloto.    

Dessa mistura absurda saiu o personagem Juan Caloto.

A Juan Caloto Deseos Prohibidos é vendida em latões de 473ml, com 7,0 % de graduação alcoólica (IBUs não informados), cerveja de coloração amarelada, turva, muito bonita com espuma branca de boa formação e duração. No seu aroma, como uma boa NE IPA tem que ser, uma explosão frutada, pois além da inclusão dessas duas frutas de aroma maravilhoso (manga e maracujá) temos o reforço de QUATRO lúpulos “fuedas”: Galaxy, Citra, Amarillo e Mosaic. O perfume dessa cerveja é bastante intenso, e muito gostoso de se sentir. No sabor, ela tem a mesma pegada forte e intensa de seu aroma, com o frutado da manga e do maracujá em primeiro plano e de forma mais sutil um amargor gostoso, agradável ao extremo, e num plano ainda mais sutil, uma leve acidez, contribuição do maracujá. Única coisa que senti falta nessa cerveja foi que não percebi aquele harsh, aquela sensação de queimação na garganta que geralmente as cervejas desse estilo acaba tendo, porém, isso fez pouca falta pois seu aroma e sabor extremos compensaram e muito a falta desse harsh que tanto aprecio.

 

Opinião do BMdC sobre a Juan Caloto Deseos Prohibidos: Tirando a parte do harsh que comentei logo acima, só tenho coisas boas para falar dessa cerveja, que é de um dos meus estilos preferidos (NE IPA) com inclusão de frutas que sempre trouxeram resultados maravilhosos nas cervejas que tiveram elas inclusas (manga e maracujá) e feita por uma cervejaria que sempre capricha muito em suas criações, então só posso indicar fortemente para a galera cervejeira que está lendo esse post que vão sem medo nessa cerveja que é só sucesso.

 

A Juan Caloto Deseos Prohibidos é vendida nas melhores lojas de cervejas especiais tanto on-line quanto físicas. E você que está lendo essa postagem, já experimentou essa cerveja?? O que achou dela, gostou ou não gostou?? Fala pra gente aqui nos comentários no final da postagem, ou se preferir, manda um e-mail para bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br    

Saúde galera cervejeira, e bora beber!!