Resenha Cervejeira: Praya Witbier

7 de outubro de 2019 2 Por blogmundodacerveja

Por: Pedro Freitas

 

Olá galera cervejeira, tudo bem com vocês?

 

Hoje é dia de falar de uma cerveja que há tempos tinha uma vontade monstra de experimentar. Como já falei algumas vezes aqui no BMdC, as redes sociais são uma ótima ferramenta para conhecer novas cervejas, e o Instagram é a ferramenta mais poderosa para conhecer muitas cervejarias e também ficar com vontade de beber suas cervejas. E uma dessas cervejarias que fiquei com vontade de experimentar era a Praya, cervejaria do Rio de Janeiro com sua Witbier que leva raspas de limão siciliano em sua receita, porém, eu tive o prazer de ter uma garrafa aqui nas minhas mãos graças ao meu amigo Gleiber Rodrigues que me trouxe de viagem. Então galera cervejeira, bora falar sobre a Praya Witbier.

 

Desde 2016 no mercado, a Praya nasceu da união de quatro amigos. O então surfista e base jumper Marcos Sifu, gostava de cervejas a base de trigo, porém achava elas pesadas demais para o clima brasileiro. Após desenvolver inúmeras receitas e degustar com amigos depois de praticarem esportes, chegou-se a um consenso sobre qual seria a melhor dentre tantas opções. Surgiu a Witbier Praya e os amigos Marcos Sifu, Duda Gaspar, Paulo De Castro e Tunico Almeida se juntaram para formar a empresa. Nascia assim a Cerveja Praya.

 

Cerveja vendida em garrafas de 600 ml, como 5,3% de graduação alcoólica e apenas 13 IBUs de amargor (lembrando que essa unidade de medida varia de 0 a 120, sendo do menos amargo para o mais amargo, ou seja, ela tem um amargor bem suave) a Praya Witbier tem uma coloração dourada clara levemente turva e opaca, com espuma branca de boa formação e duração, deixando uma leve camada de espuma até o final do copo. O aroma desta cerveja é bem condimentada, com destaques ao limão siciliano e ao trigo presentes em sua receita, no sabor, a presença do limão continua bem persistente além da presença em segundo plano do trigo. Cerveja de corpo bastante leve, muito refrescante, uma cerveja com uma drinkability muito alta.

 

Opinião do BMdC sobre a Praya Witbier: Pense numa cerveja com aroma e sabor diferente dessas cervejas que encontramos em tudo quanto é lugar, porém, muito, mas muito fácil de beber. Pensou? Pois é galera cervejeira, tenho certeza que pensou em algo muito parecido com essa cerveja. Super leve, aroma gostoso, sabor muito delicado, suave. Deve ser uma das melhores sensações da vida beber essa cerveja numa praia, seja qual for, sentindo o sol e a brisa do mar batendo no seu rosto.

 

Atualmente a Praya Witbier é encontrada tanto no Rio de Janeiro quanto na capital paulista, além desses lugares, ela já é encontrada no litoral norte de São Paulo, e em breve para o interior paulista. E você que está lendo essa postagem, já experimentou essa cerveja?? O que achou dela, gostou ou não gostou?? Fala pra gente aqui nos comentários no final da postagem, ou se preferir, manda um e-mail para bebacomagente@blogmundodacerveja.com.br    

 

Saúde galera cervejeira, e bora beber!!