Resenha Cervejeira: Abutres Torgos (New England IPA)

30 de março de 2020 3 Por blogmundodacerveja

Por: Pedro Freitas

 

Olá galera cervejeira, tudo bem com vocês?

Bora falar de lançamento? Hoje o BMdC apresenta uma cervejaria que está se lançando no mercado. Infelizmente esse lançamento foi ofuscado por causa da pandemia de Corona Virus que está assolando todos os lugares. Mas isso não impede o BMdC falar dela, apresentar a cervejaria e a cerveja que está sendo lançada. Portanto galera cervejeira, bora dar as boas vindas para a Abutres Cervejaria, e a sua cerveja de lançamento a New England IPA (adoro!) Torgos

Quem lê os posts do BMdC sabe bem que gosto muito de falar sobre a história da cervejaria que passa por aqui, e no Instagram da Abutres cervejaria tem uma história bem completa sobre ela que eu mostro pra vocês: “Em meados de 2008, um grupo de amigos de Porto Alegre passou a se reunir nas quintas-feiras à noite, após as aulas na faculdade, para relaxar e tomar uma cerveja. O que começou como um encontro informal, logo evoluiu para um compromisso semanal e uma ocasião importante para todos os envolvidos. Com o tempo, o evento foi batizado de “Quinta Abutre”.

Mas, porque “Abutre”?

Em quase todo grupo de amigos, existe aquele que leva cerveja comum, por vezes quente, e quer tomar a boa e gelada cerveja artesanal dos colegas. De forma bem-humorada, os que o faziam eram chamados de “abutres”. Com o tempo, a alcunha se transformou em um símbolo de união, amizade e compartilhamento.

A partir do interesse em comum no universo de cervejas especiais, o grupo começou a estudar e pesquisar sobre o processo de fabricação caseira, na própria “Quinta Abutre”. Após alguns anos, já alocados na cidade de São Paulo, alguns desses amigos decidiram profissionalizar o que até então era um hobby, e trazer ao mercado brasileiro de cervejas artesanais uma opção de qualidade, com transparência e preço justo para a proposta oferecida, compartilhando as suas melhores receitas.

Nasceu então a Cervejaria Abutres. Afinal, nada mais justo que homenagear os amigos que fizeram parte dessa história!”

Cerveja vendida em latas de 473 ml, com 6,6% de graduação alcoólica e 49 IBUs. A Abutres Torgos (para quem não sabe, torgos é uma espécie de abutre muito rara, que está em extinção, também conhecido como abutre real) é uma cerveja de coloração amarelada, levemente puxada para o alaranjado, turva, um aspecto de suco muito latente, coloração muito bonita. Sua espuma branca é de boa formação e duração, deixando uma fina camada de espuma até o final, e deixando marcas de espuma ao redor do copo. Seu aroma é extremamente intenso, frutado. Pelo fato de ser utilizado os lúpulos Citra, Amarillo e Mosaic esse frutado que tinha comentado remeteu a manga e maracujá nessa cerveja. No sabor, tive as mesmas sensações frutadas que remetem a manga e maracujá, um paladar que lembra juntamente com sua cor um belo suco de frutas com um amargor suave, e um harsh discreto, porém presente. 

Opinião do BMdC sobre a Abutres Torgos: Uma NE IPA do jeito que tem que ser!! Cerveja de corpo médio, com coloração e aroma que lembra um super suco de frutas, leve amargor e aquele harsh no final do gole que queima a língua. Pra mim, uma NE IPA de verdade. Posso falar com tranquilidade pois esse é o estilo de cerveja que mais me agrada, e digo mais, acredito que a Abutres Cervejaria chegou chegando no mercado cervejeiro com essa cerveja.

Essa bela cerveja é vendida em boas lojas especializadas em cervejas artesanais. Porém, se você estiver lendo esse post durante a pandemia, e for de São Paulo capital, passa no Instagram do Soul Hops, bora ajudar nessa linda ação que ajuda muita gente que está em situação desesperadora.

Mais do que nunca, saude galera cervejeira!!