Resenha Cervejeira: Eisenbahn American IPA

15 de maio de 2020 0 Por blogmundodacerveja

Por: Pedro Freitas

 

Olá galera cervejeira, tudo bem com vocês?

Bora falar de uma cervejaria que há um bom tempo não dá as caras por aqui, mas confesso que já estava com saudades. Tô falando da famosíssima Eisenbahn que aparece aqui com a sua Eisenbahn American IPA.

A Eisenbahn mesmo sumida, já apareceu aqui no BMdC em vários posts. E nessas postagens, comentamos que a Eisenbahn foi criada a partir de uma ideia de uma família apaixonada por cervejas especiais, que estavam descontentes com a pequena variedade de cervejas disponíveis no país. E em 24 de Julho (data comemorativa da imigração alemã no Brasil) do ano de 2002 nasce a cervejaria localizada ao lado de uma antiga linha de trem em Blumenau. E essa linha de trem serviu de inspiração para o nome (“Eisenbahn” em alemão significa ferrovia. Esse é o motivo de seus rótulos apresentarem o desenho de um trem). Devido ao esmero em utilizar a “Reinheitsgebot” (Lei da Pureza Alemã) e qualidade de seus produtos, a Eisenbahn é detentora de vários títulos tanto no Brasil quanto no exterior. Em 2008, ela foi adquirida pelo Grupo Schincariol que logo depois se tornou a Brasil Kirin, e atualmente ela pertence ao portfólio de produtos da Heineken. 

Cerveja vendida em latas de 350 ml, com 6,9% de graduação alcoólica e 40 IBUs de amargor. A Eisenbahn American IPA é uma cerveja de coloração acobreada, com espuma num tom mais claro de bege que se possa imaginar, essa espuma tem boa formação e duração, deixando várias marcas ao redor do copo. Essa cerveja tem aroma de pegada mais cítrica, percebi também um pouco de maracujá, de forma mais discreta. No sabor, ela tem um início de gole um pouco mais adocicado, te dá a sensação que o amargor não será tão potente, porém, o amargor chega rapidamente na boca dando um equilíbrio interessante no sabor, com retrogosto de sabor amargo que perdura por um bom tempo. 

Opinião do BMdC sobre a Eisenbahn American IPA: Ok, fazia tempo que não postava nada da Eisenbahn por aqui, mas é notável ver uma cervejaria que hoje em dia é muito fácil de ser encontrada em qualquer supermercado, bar, loja de conveniência, e mesmo assim manter uma qualidade altíssima em suas cervejas. Particularmente fiquei encantado com essa American IPA, muito gostosa, com um corpo bem leve, muito refrescante, ela tem alta drinkabikity, acredito eu que mesmo uma pessoa que não está acostumada com cervejas fora as Lagers tradicionais irá se assustar com o sabor e principalmente com o amargor desta cerveja. 

Como comentei logo acima, a  Eisenbahn American IPA é facilmente encontrada em supermercados, bares e lojas de conveniência. Mas fala aí você que tá lendo esse post, já bebeu a Eisenbahn American IPA, ou qualquer outro rótulo da Eisenbahn? Curtiu ou não? Fala aqui pra mim no final do post.

Saúde galera cervejeira, e bora beber.