BMdC News: Fusão da Cervejaria Interiorana com a Cervejaria Grilo Azul. 

21 de maio de 2020 0 Por blogmundodacerveja

Fonte: Matheus Moura (Cervejaria Interiorana)

 

A Cervejaria Interiorana nasceu em 2015 e começou com a paixão por cerveja de dois cervejeiros Matheus e Fabrício. O tempo foi passando e a estratégia para entrar no mercado foi sendo desenvolvida. Enquanto isso, muitas receitas na panela foram sendo trabalhadas e junto à isso o aprendizado sobre cerveja também. Tudo isso em Guararema/SP, cidade do interior paulista. 

 

Lá construímos nosso Brewlab, laboratório cervejeiro para testar nossas receitas na panela e começamos com um pequeno clube de assinaturas onde amigos próximos ajudavam mensalmente a custear novas receitas e em troca recebiam cervejas teste. Esse foi um dos mais ricos presentes para nós, pois tínhamos ajuda financeira e feedbacks constantes sobre o que estávamos fazendo. 

 

O ano de 2018 foi de muita pesquisa de mercado e nele a Interiorana definiu que o modelo de negócio a ser trabalhado seria o Cigano e também definiu qual seria a cervejaria que trabalharia em conjunto nesse modelo de produção. A Cervejaria Hipnose, em Lençóis Paulista/SP. 

 

Em 2019 a estratégia inicial estava terminando de ser desenvolvida e a cervejaria contou com a entrada de mais duas pessoas que foram cruciais para colocar o plano em prática. Mateus e Moacyr foram os dois novos sócios que ajudaram a operacionalizar o primeiro ano da cervejaria. 

 

E foi nesse ano que a cervejaria entrou em bares, taps, investiu em chopeira, receitas e estrutura para operar. As surpresas foram boas pois a resposta do mercado de cara foi positiva, tanto trabalhando com garrafas e com chopp. Em paralelo à tudo isso, da mesma forma que, por um bom tempo, a Interiorana contou com cerveja na panela para testar e aprender, a Grilo Azul com o Marcos, sócio da marca, começou a se aventurar nessa paixão. Foram anos também até o modelo de negócio ser constituído e em meados de 2019 a cervejaria realizou os investimentos necessários para entrar no mercado e começou um trabalho regional nas cidades de Lorena/SP e Cruzeiro/SP, ambas interior de São Paulo, no Vale do Paraíba há poucas horas de Guararema/SP.

 

 A ironia do destino de toda essa história obviamente ainda não apareceu, pois apesar de estarem em cidades Interioranas e bem próximas, não foi lá que as cervejarias se conheceram. E não teria lugar melhor para se encontrarem, pois foi em evento cervejeiro, trabalhando duro para servir cerveja ao público, cada um com sua tenda e com sua marca.

 

Um fato engraçado desse evento é que a Interiorana certamente foi uma das cervejarias que mais vendeu cerveja para o público, pela estratégia, precificação e formato que utilizou de fidelizar os clientes. Isso tudo de forma limpa e sem ferir ninguém, mas infelizmente não foi assim que as demais cervejarias do evento encararam. Pediram para mudarmos nossa estratégia, tentaram passar na frente de nossas vendas e roubar clientes… O mais curioso é, a Cervejaria Grilo Azul bebeu junto com a Interiorana e vice e versa. Ali ficou claro a postura honesta e colaborativa de duas empresas. 

Pareceu passageiro e o contato praticamente não se manteve depois desse evento. O curioso é que no renomado Slow Brew de 2019, em que a Interiorana participou como convidada na ala Estravaganza, um espaço especial para novas cervejarias, por ironia do destino, mais uma vez, estava lá: Marcos da Grilo Azul. Desta vez para beber! E nesta ocasião sim, começou algo entre as cervejarias que parecia maior. A gente só não sabia ainda. O ano de 2019 acabou, o contato pelo whatsapp se manteve e as ideias começaram a surgir. Ambos com um objetivo só em mente: se ajudar a crescer junto. A estratégica começou a ser desenhada. 

 

Primeiro mês de 2020 e depois de muita conversa, negociação, ideação do projeto, saiu uma primeira conclusão: vamos nos fundir e trabalhar sob uma estrutura única. Duas cervejarias novas e pequenas, estando juntas, têm mais força pra crescer. E foi assim que o projeto começou. Por uma decisão únicamente estratégica, a marca da Interiorana incorpora o portfólio de produtos da Grilo Azul, e a marca da Grilo é descontinuada por enquanto, para voltar como uma série de cervejas no futuro. Isso dá para a marca Interiorana expansão regional, traz uma força para a antiga operação da Grilo, além de ambos aproveitarem muito das estruturas criadas por cada cervejaria. Seja infraestrutura investida, conhecimento, mercado, força comercial, experiência em eventos, comunicação de marca e etc. 

 

Foi uma junção que logo de cara culminou em investimento e expansão da nova Cervejaria Interiorana. Chegando à uma estrutura inicial de 3 mil litros de chopp como cigano, tanto para armazenagem quanto abastecimento e com a possibilidade do mesmo volume para latas e garrafas. A Interiorana está muito animada com os próximos passos que estão por vir e confiante de que com a nova estrutura e força que os sócios estão trazendo para o negócio o futuro será de crescimento sólido, conquistas e muito trabalho! Deixamos um agradecimento especial para todos que apoiaram até aqui, desde os sócios que contribuíram com a criação do negócio do início até hoje, dos familiares e amigos que sempre contribuíram e apoiaram as cervejarias e também todos os clientes e parceiros de negócio que permitiram tudo isso acontecer. Nosso muito obrigado acompanhado de um brinde. Saúde!