Resenha Cervejeira: Garimpero 3 Meias (India Pale Lager)

8 de julho de 2020 0 Por blogmundodacerveja

O Pedro bebeu a 3 Meias na versão em lata 473 ml.

Por: Mari Linhares/Pedro Freitas

Olá galera, tudo bem?

Hoje a Resenha Cervejeira será um pouquinho diferente do que estão acostumados a ler aqui no BMdC. Isso porque a cerveja que iremos resenhar será degustada em embalagens diferentes. É aquele negócio, o blog agora tem duas pessoas, dá pra fazer algumas mudanças interessantes.

E qual é a cerveja escolhida para esse post? Escolhemos a 3 Meias, India Pale Lager da Cervejaria Garimpero de Barão Geraldo (distrito de Campinas). Enquanto a Mari irá degustar essa cerveja envasada em um growler pet de 1 litro (growler é um recipiente, ou um garrafão feito de vidro, cerâmica, alumínio ou pet, com um fechamento em rosca ou presilha, próprio para armazenar cervejas servidas na pressão, que também são chamadas de “on tap”), o Pedro irá beber a Garimpero 3 Meias envasada numa lata de 473 ml que chegou até ele graças ao amigo da dupla Felipe da Delibeery Cervejas Especiais, loja essa que tá lotada de ótimas opções de cervejas de todos os cantos do Brasil com um super preço.

Como quem acompanha o BMdC sabe bem, gostamos de falar além da cerveja degustada, adoramos comentar também sobre as cervejarias responsáveis pelas obras de arte que passam por aqui. Dessa forma, caçamos e encontramos uma matéria falando da Cervejaria Garimpero no site Beerart, e lá conta o brewpub começou a funcionar em março de 2018, porém o sonho de quatro amigos de infância que cresceram em Barão Geraldo deu início em 2011, quando começaram a produzir as primeiras cervejas como hobby, dentro de um apartamento em São Paulo. Erikson Hoff (médico, 30 anos), Ícaro Sampaio (engenheiro e mestre-cervejeiro, 32), Filipe Falcão (arquiteto e empresário, 30) e Marcos Barros (médico, 30) são os sócios responsáveis pela Garimpero.

Além disso conversamos com o Ícaro Sampaio, o Mestre-Cervejeiro da Garimpero, e ele nos contou que o nome Garimpero vem da ideia de garimpar as boas cervejas, achar coisas interessantes, talvez escondidas.

Mas afinal, o que é uma India Pale Lager (ou IPL para os íntimos)?

A India Pale Lager é literalmente uma IPA porém, fermentada à baixa temperatura com levedura lager, ao invés da IPA que é fermentada com a levedura ale.

A Garimpero 3 Meias é uma cerveja vendida em latas de 473 ml e growlers de 1 litro, com 6,7% de graduação alcoólica e 51 IBUs de amargor.

A Mari bebeu a 3 Meias envasada no growler e aprovou.

Mari, conta aí o que você tem a dizer sobre a Garimpero 3 Meias que tá aí no seu growler:

Cor dourada, brilhante, e com uma espuma linda e de boa duração. Aroma de malte tá ali, porém se sobressai um frutado do lúpulo, que me trouxe à memória frutas tropicais e cítricas, como maracujá e laranja. No paladar, o amargor marca presença, um pouco resinoso mas super equilibrado, com o sabor maltado em segundo plano. E o diferencial fica por conta da levedura lager, que deixa essa breja bem facinho de tomar, com um drinkability incrível.

E Pedro, o que tem a dizer sobre essa cerveja na versão lata 473 ml:

A Garimpero 3 Meias tem coloração dourada, com espuma branca de ótima formação e duração, mantendo uma camada de espuma até o final do copo, além de um bom Belgian Lace (aquelas marcas que ficam ao redor do copo). No aroma, um frutado que lembra a maracujá marcou presença, aroma muito agradável. Na boca, uma cerveja que tem um amargor mais intenso, concordo com a Mari quanto a ser um amargor resinoso, porém equilibrado. Porém, não percebi sabor maltado, coisa que foi percebido pela Mari. Mas volto a concordar com ela quanto a facilidade de se beber essa cerveja devido ao uso da levedura lager, senti essa cerveja bem leve, fácil e prazerosa de se beber.

Uma coisa que chamou a nossa atenção é que independente da embalagem utilizada, seja ela lata de alumínio ou o growler pet, a cerveja manteve suas características. Entendemos que não houve alteração alguma nas propriedades da cerveja, independente da embalagem utilizada. Mesmo que a lata seja lindona, com um rótulo incrível, o growler também é uma opção que vale muito a pena.

Como comentamos no início do post, a versão em lata 473 ml chegou ao BMdC graças ao Delibeery Cervejas Especiais, vale muito a pena passar na página do Instagram dessa loja, pois você vai se surpreender com a quantidade de cerveja boa que eles tem por lá, falo sério. E você que chegou até o final desse post, já bebeu a Garimpero 3 Meias ou algum outro rótulo da Cervejaria Garimpero?? O que tem a dizer sobre ela?? Conta pra gente aqui no final do texto, sua opinião tem muita importância.

Saúde galera!!