Resenha Cervejeira: Demokrata Maia Amora (Catharina Sour)/Soma American Sour

22 de julho de 2020 1 Por blogmundodacerveja

Por: Mari Linhares/Pedro Freitas

Olá galera cervejeira, tudo bem com vocês?

Temos uma coisinha pra dizer pra vocês: curtimos bastante essa ideia de fazer resenhas duplas!! Tanto é que tem mais uma resenha dupla nesse post. E a Mari irá revisitar mais uma cerveja que passou por aqui anteriormente, e olha galera, tanto a cerveja que a Mari vai comentar quanto a do Pedro valem muito a pena a leitura, e claro, beber!

Hoje quem manda na resenha será o paladar mais azedo, mais ácido. Depois dessa, ficou fácil adivinhar o estilo né não? Pois então, falaremos de Sour, com dois subestilos com pegada azeda, enquanto a Mari vai revisitar a Maia Amora, a Catharina Sour da Demokrata Cervejaria e Brew Pub com inclusão de amoras em sua receita, o Pedro vai conferir uma American Sour com pêssegos da mais nova cervejaria paulistana, a Soma Cervejaria.

O que é uma Cerveja do estilo Catharina Sour?

Segundo foi pesquisado no site BeerMind, a Catharina Sour é o primeiro estilo de cerveja brasileiro aceito pelo BJCP (Beer Judge Certification Program). O estilo foi idealizado pelas cervejarias de Santa Catharina e incluído como um dos estilos no guia dos juízes e pode ser oficialmente concorrer como estilo brasileiro em concursos internacionais. 

Esse estilo começou a ser produzido profissionalmente em 2016, e esse estilo possui algumas particularidades, por exemplo, a Catharina Sour possui ABV (Alcohol By Volume) entre 4% e 5,5%, o que a diferencia das Berliner Weisse, que possuem teor alcoólico de até 3,8%. Tem também a presença de frutas em sua composição (e aqui, o céu é o limite), diferente de outras sours, que não necessariamente fazem uso da fruta fresca em sua composição. Sua acidez é moderada, o que a difere das Lambic, que possuem perfil mais ácido, e diferente também das Fruit Beer, que não necessariamente possuem acidez (algumas inclusive apresentam um dulçor mais pronunciado), mesmo que tenham a presença de frutas em sua composição. E por utilizar bactérias lácteas, e não utilizar leveduras selvagens (brettanomyces) em sua fermentação, também não se classifica como uma Wild Ale. Estes aspectos, em conjunto, a posicionam como um estilo único dentro da família das sours.

O que é uma cerveja do estilo American Sour?

Também pesquisamos, e encontramos um post legal no blog do Clube do Malte e lá fala que o estilo American Sour é uma interpretação moderna das Belgian Wild Ales feitas por cervejeiros artesanais americanos e fermentadas de forma controlada. São ramificadas em Brett Beer, Mixed-Fermentation Sour Beer e Wild Specialty Beer. Os americanos encontraram nesse estilo muitas possibilidades criativas para suas receitas e o país possui hoje uma grande variedade de cervejas Sours.

Conheça as cervejarias

Inaugurada em março de 2018, a Demokrata Cervejaria e Brew Pub trouxe o conceito brew pub para a região do Grande ABC. Esse conceito, que surgiu na Inglaterra, significa que a Demokrata Cervejaria e Brew Pub é uma fábrica-bar, onde toda a cerveja servida no local é feita dentro do próprio bar, com todos os equipamentos necessários para fazer uma cerveja de ótima qualidade, e isso promete fomentar a cultura cervejeira local.

Um dos sócios da cervejaria e apaixonado pela bebida, o andreense Wanderley Diniz, conta que os chopes serão produzidos no local pelo cervejeiro carioca Daniel Izidro, que estará à frente de todas as etapas de produção.

A Demokrata Cervejaria e Brew Pub tem atualmente a capacidade de 8000 litros/mês, e de suas 10 torneiras jorram diversos estilos como American Lager, Catharina Sour com Goiaba, com Amora, Weiss, Wit, Oatmeal Stout, Session IPA, Double IPA, chopp de vinho, Imperial Stout entre outros estilos.

A Soma Cervejaria foi lançada recentemente, pra ser mais exato, sua inauguração foi sábado passado (18/07), porém, essa história teve início em 2017, durante um curso de tecnologia cervejeira quando, entre boas cervejas, os sócios da SOMA com suas mentes empreendedoras resolveram transformar o que era um hobby em um novo negócio.

Foram muitas discussões, possibilidades e planejamentos. O primeiro esboço sobre o que seria esse novo empreendimento veio com a ideia da implantação de uma cervejaria cigana, porém, pensando melhor e analisando de forma mais ampla o cenário da cerveja artesanal no Brasil, identificou-se no brewpub a melhor opção para viabilizar o projeto.

Agora que as cervejas e as cervejarias foram apresentadas, bora falar sobre as cervejas do post. 

Mari, o que você tem a dizer sobre a Demokrata Maia Amora:

A Demokrata Maia Amora é uma cerveja vendida em latas de 473 ml, com 3,5% de graduação alcoólica e apenas 03 IBUs de amargor.

Logo que abri a lata senti o aroma de fruta bastante presente, uma verdadeira pancada de amora logo de início. Além disso, a cor dessa cerveja prende a atenção, fica muito bonita no copo, com uma espuma de boa formação, mas que se dissipa rapidamente. Na boca, tem uma acidez na medida, encobrindo qualquer possibilidade de amargor dessa cerveja, equilibrada pela suave sensação de dulçor da fruta. Cerveja de corpo super leve, muito gostosa e fácil de se beber! Já imagino que deve harmonizar lindamente com sobremesas a base de chocolate e/ou frutas vermelhas, contrastando com o sabor doce como se fosse uma calda.

E você Pedro, o que achou sobre a Soma American Sour:

A Soma American Sour chegou num lindo crowler de 1 litro. Ela é uma cerveja com 3,6% de graduação alcoólica e apenas 07 IBUs de amargor.

Cerveja de coloração amarelo palha, levemente translúcida, com espuma branca de boa formação, mas se dissipando rapidamente até ficar uma leve camada de espuma até o final da taça. No aroma, o pêssego é o ator principal, com um aroma adocicado e muito agradável. Essa fruta também está bem presente no sabor de forma bastante intensa. Como uma boa Sour, o amargor abriu espaço para uma acidez não tão alta, mas bem persistente, que aliada a leveza da cerveja e sua baixa graduação alcoólica, faz dela uma cerveja facílima de beber, um litro dela acabou de forma muito rápida.

E você que chegou até o final desse post, já bebeu a Demokrata Maia amora, ou algum outro rótulo da Demokrata Cervejaria e Brew Pub?? E a Soma American Sour ou qualquer outro rótulo da Soma Cervejaria?? O que tem a dizer sobre elas?? Conta pra gente aqui no final do texto, sua opinião tem muita importância.

Saúde galera!!