Resenha Cervejeira – Bicudo Hops4Life/Invicta 6 O’clock (American IPA)

31 de julho de 2020 0 Por blogmundodacerveja

Por: Mari Linhares/Pedro Freitas

 

Olá galera cervejeira, tudo bem com vocês?

Vamos com mais uma resenha dupla!! O estilo escolhido hoje por nós tem aroma e amargor em altas doses, bora falar então de duas belas cervejas do estilo American IPA!

Enquanto a Mari vai experimentar a Hops4Life da Bicudo Brewing da cidade de Santos SP, o Pedro vai conferir a 6 o’clock, a American IPA da Cervejaria Invicta de Ribeirão Preto SP.

O que difere uma American IPA de uma English IPA tradicional?

O amante das cervejas sabe muito bem que um dos estilos mais queridos por todos é a India Pale Ale (IPA para os íntimos), e existem muitas variações do estilo ao redor do mundo. E durante a década de 80, muitas cervejarias artesanais americanas resolveram criar uma nova versão dessa cerveja inglesa utilizando lúpulos americanos, a qual conhecemos hoje como American IPA. Esse estilo tem um perfil mais lupulado em comparação com as inglesas, que apresentam um sabor mais clássico. A principal diferença entre elas é a origem dos lúpulos: enquanto os lúpulos ingleses conferem características mais florais, picantes e terrosas às cervejas, os lúpulos americanos oferecem um sabor que lembra frutas tropicais.

Conheça as cervejarias

Bicudo Brewing

Quem acompanha nossos posts, nossas resenhas, sabem muito bem que gostamos de falar além da cerveja em si, procuramos falar sobre as cervejarias, e pesquisando sobre a Bicudo Brewing, achamos essa reportagem muito bacana do jornal A Tribuna de Santos falando sobre a cervejaria: Nascida nas panelas de Santos em 2014, as receitas desenvolvidas pelo cervejeiro caseiro Rodrigo Ribeiro Ramos, conhecido no meio como Bicudo, ganharam destaque. Publicitário de formação, teve três anos de degustações, erros e acertos até a marca Bicudo Brewing Company sair do papel em 2017. “Fazemos tudo com muito amor e suor para levar o melhor aos copos dos apaixonados pelas cervejas. Acreditamos em um novo produto para um velho mercado”.

Cervejaria Invicta

Cervejaria que já passou por aqui diversas vezes com ótimas cervejas, e conforme comentado nas postagens anteriores, pesquisamos sobre a história da Cervejaria Invicta, e vimos no seu site que ela foi “fundada em agosto de 2011 pelo experiente mestre cervejeiro Rodrigo Silveira e pelo empresário Ismael Joaquim da Silva, a Invicta, cervejaria ribeirão-pretana, tem despontado cada vez mais no cenário nacional, sendo reconhecida especialmente por produzir cervejas com qualidade e ousadia. Atualmente com mais de dez rótulos de linha, a Invicta produz e tem participação em outras marcas, como a paulistana Urbana, a paulista Velhas Virgens, a carioca 2Cabeças, entre outras. Em pouco mais de quatro anos, a Invicta faturou prêmios nacionais e internacionais, como o tradicional Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau, MBeer Constest Brazil, South Beer Cup realizados no Brasil e Argentina, Copa Cervezas das Américas no Chile, Global Craft Beer Award na Alemanha, com destaque para a 1000 IBU, cerveja considerada a mais amarga nacional, eleita em 2014 como a melhor cerveja do Brasil pelos usuários do conceituado site de avaliação americano RateBeer. A atual fábrica tem capacidade de produção de cerca de 120 mil litros por mês. O objetivo é audacioso, atingir a marca de 500 mil litros por mês em cinco anos, mas para quem leva audácia no nome, os desafios são o ingrediente do sucesso”.

Agora que as cervejas e as cervejarias foram apresentadas, bora falar sobre as cervejas do post. 

Mari, o que você tem a dizer sobre a Bicudo Hops4Life:

A Bicudo Hops4Life é vendida em latas de 473ml, com 6,3% de graduação alcoólica e 60 IBUs de amargor.

Cor dourada brilhante, espuma bem formada, Belgian lace ficou nas laterais do copo conforme bebi. Super aromática, com aroma pronunciado de frutas amarelas maduras e tropicais. Manga, maracujá, uma porrada mesmo, bem como deve ser o estilo. Na boca, carbonatação na medida. E amargor tb bem presente, uma cerveja bem lupulada realmente, mas em equilíbrio com o malte, o que a deixa fácil de beber.

E você Pedro, o que achou sobre a Invicta 6 o’clock:

A Invicta 6 o’clock é vendida em garrafas de 500 ml, com 5,8% de graduação alcoólica e 60 IBUs de amargor.

Cerveja de cor dourada, levemente puxada para o âmbar, com espuma branca de ótima formação e duração (tradição das cervejas da Invicta), com vários Belgian Lace ao redor da taça. Seu aroma é intenso, com nuances de frutas como maracujá, manga, além de uma presença sutil do malte caramelo. No sabor, ela é pancadão de amargor do começo ao fim, além do final de gole que mantém esse amargor por um bom tempo. Para quem ama amargor alto do início ao fim do gole, é uma cerveja que vai agradar bastante.

E você que chegou até o final desse post, já bebeu a Hops4Life ou alguma cerveja da Bicudo Brewing?? E a 6 o’clock ou outro rótulo da Cervejaria Invicta?? O que tem a dizer sobre elas?? Conta pra gente aqui no final do texto, sua opinião tem muita importância.

Saúde galera!!