Resenha Cervejeira: Cervejaria Ravache – Ravache IPA e Ravache Puro Malte

10 de agosto de 2020 0 Por blogmundodacerveja

Por: Mari Linhares/Pedro Freitas

 

Olá galera cervejeira, tudo bem com vocês?

Hoje é um post que temos muita alegria em escrever, pois é a estréia de uma nova cervejaria aqui no BMdC. E a cervejaria de hoje já tem um bom tempo de estrada, bora falar da Cervejaria Ravache, da cidade de Caieiras-SP. E como já tá virando tradição aqui no blog, cada um da dupla vai comentar sobre uma cerveja diferente. Em Bragança Paulista a Mari vai falar sobre a Ravache IPA, enquanto em São Paulo, o Pedro vai soltar o verbo sobre a Ravache Puro Malte.

Conheça a Cervejaria Ravache

A Cervejaria Ravache surgiu em 2001 na cidade de Caieiras-SP, e o seu nome é proveniente de uma antiga cervejaria que funcionava em Itu, no interior de SP no início do século XIX.

É uma das cervejarias mais modernas do Brasil, por incorporar à estrutura todos os avanços da tecnologia cervejeira mundial, com equipamentos importados da Alemanha, Dinamarca, Itália e Estados Unidos. Desde o recebimento das matérias primas até o envase final da cerveja, não há contato manual, garantindo qualidade e a segurança do processo.

O primeiro estilo lançado foi a Ravache Gold, em 2011. Em 2013, foi lançada a Ravache Munich Dunkel. Em seguida, em 2016, nasceu a Ravache IPA e em 2018, a linha ganhou o seu mais novo estilo: a Ravache Weiss e no mesmo ano a Ravache Pilsen.

Pronto! Agora que as duas cervejas e a Cervejaria Ravache foram apresentadas, bora falar sobre as cervejas do post. 

Mari, conta pro povo sobre a Ravache IPA:

A Ravache IPA é vendida em garrafas de 355 ml e 600 ml (a Mari bebeu a longneck de 355 ml) com 6,7% de graduação alcoólica e 58 IBUs de amargor.

Cerveja de cor alaranjada, com aroma intenso de lúpulo logo ao abrir e servir a garrafa (obrigada, dryhop), sendo predominantemente floral e com uma leve e convidativa citricidade. O aroma que remete ao dulçor do malte aparece um pouco depois que a temperatura da cerveja no copo começa a subir. Na boca, o amargor é bem presente e expressivo, permanecendo no sabor até o final do gole, o que chama o próximo gole antes que você perceba. Em segundo plano vem o sabor maltado, lembrando cereais e biscoito, mas não tirando o protagonismo da lupulagem.
Essa cerveja tem 6,7% de volume alcoólico, mas é tão equilibrada que não é perceptível. É uma ótima escolha para os apreciadores de amargor, como a gente 🤭

A Ravache IPA combina muito bem com castanhas, queijos de cabra fresco, gorgonzola e brillant-savarin, carnes gordurosas como de porco, pato e alguns cortes bovinos, hambúrguer bovino e de cordeiro, comidas mexicanas e indianas, churrasco, coxinha e feijoada.

E você Pedro, o que tem a dizer sobre a Ravache Puro Malte:

A Ravache Puro Malte é vendida apenas em garrafas de 355 ml, com 4,6% de graduação alcoólica e apenas 10 IBUs de amargor.

A Ravache Puro Malte é uma cerveja de coloração dourada, límpida, brilhante, com espuma branca cremosa de boa formação e duração, mantendo tanto uma fina camada de espuma até o final da taça quanto delicados Belgian Lace ao redor dessa taça. No aroma, o malte utilizado aparece com maior intensidade, com fortes lembranças de aroma de pão, e num segundo plano um herbal vindo do lúpulo utilizado (Saaz). Na boca, a mesma sensação de aroma, com o malte aparecendo em primeiro lugar, e um suave amargor herbal aparecendo mais à fundo. Uma cerveja que se parece com todas as outras cervejas de mercado devido ao estilo, mas que ao mesmo tempo  é completamente diferente, com aromas e sabores bem evidentes, marcantes em relação às outras cervejas de mercado. Além disso, uma cerveja extremamente fácil de se beber, drinkability nas alturas, uma ótima opção para uma reunião entre amigos, um churrasco, ou até mesmo ficar bebendo numa boa. 

A Ravache Puro Malte combina muito bem com saladas, peixes leves como por exemplo o salmão, grãos, bacalhau, empanados e comidas de boteco em geral.

E você, já bebeu alguma cerveja da Cervejaria Ravache?? O que tem a dizer sobre elas?? Conta pra gente aqui no final do texto, sua opinião tem muita importância.

Saúde galera!!